24 março 2014

Conversas ao meia-dia, com Julia Rocha Pinto


Olá leitores do AEOL, meu nome é Julia Rocha Pinto, sou arte/educadora e neste momento estou cursando o doutorado em Educação Artística na Universidade do Porto, em Portugal. Escrevi um texto falando sobre um programa que acontece com as escolas promovido pelo Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves e agora estarei também nas "Conversas de meio-dia".

Hoje estou aqui para contar sobre um evento que acontece aqui na cidade do Porto, promovido pela Câmara Municipal (o que seria o equivalente à prefeitura) no Quarteirão das Artes, que é um conjunto de ruas situadas na baixa, o centro da cidade. A rua principal onde ocorre o evento tem uma página no facebook


   


Seis vezes ao ano, sempre em sábados, acontecem as Inaugurações Simultâneas, onde as galerias de arte situadas nas ruas Miguel Bombarda, Rosário, Breyner, D. Manuel II e Adolfo Casais apresentam novas exposições simultaneamente. As galerias são Galeria SerpenteQuadras SoltasÓ! GaleriaLivraria Papa-livrosGaleria Quadrado Azul e a São Mamede Galeria de arte, que tem até visita virtual no site!.

O evento começa às 16 horas e segue até de noite com performances, DJ’s, shows e espetáculos de artistas de rua. O público é muito variado, sendo um evento que atrai não só frequentadores dos espaços culturais. Professores, famílias, artistas e estudantes se reúnem pelas ruas, seguindo entre as galerias e vendo as novas exposições.

Por mais que estes sejam espaços de comercialização da arte, acho interessante a forma como se articulam promovendo uma vinda maior do público e oferecendo atrações culturais. 

As últimas inaugurações simultâneas aconteceram no dia 8 de março e concentraram aberturas em 18 diferentes galerias. Eu estive presente no entardecer e pude ver alguns dos espaços.





Imagens: Inaugurações simultâneas, 
8 de março de 2014, por Julia Rocha Pinto.

Ainda como forma de atrair a participação de quem vive na cidade, este ano iniciou-se também um concurso para a produção dos cartazes que divulgam o Quarteirão das Artes. Este ano ganhou o estudante de mestrado em arquitetura Jorge Miguel Magalhães Alves que produziu a imagem visual das Inaugurações.

Como inspiração deste formato de evento fico pensando: como podemos articular parcerias entre museus, galerias e escolas para alcançar nossos públicos, dar notoriedade para o trabalho que fazemos e dialogarmos? 

Até a próxima!
Julia

2 comentários:

Anônimo disse...

Vi algo parecido em NYC, o Museum Mile Festival (http://arteducaoonline.blogspot.com.br/2013/06/museum-mile-festival.html).Todos os que ficam ao lado do Centra Park na 5ª Avenida se abrem gratuitamente no final do dia e a avenida é tomada por atividades arte/educativas.
Neto

ARTEDUCAÇÃO ONLINE disse...

oi Neto, obrigada por sua participação!
Camila