08 dezembro 2017

ANA MAE INFORMA: COLÓQUIO CRIAÇÃO & CRIATIVIDADE: ENTRE FORMAÇÃO E PESQUISA

Paris, novembro, 20, 21 e 23, 2017

Este colóquio organizado pela Universidade Paris Descartes demonstrou claramente a potência do movimento atual de “Back to Creativity”.

Até meados dos anos 80, em Arte/Educação, muito se falava em desenvolvimento da criatividade como objetivo e metodologia de ensino, mas comumente as ações oscilavam entre a normatividade disfarçada e o mero “deixar fazer”. Houve experiências realmente comprometidas com o processo criador, abafadas pela incoerência da maioria que deixava uma enorme lacuna entre o dizer conceitual e o fazer na sala de aula.

Nos fins dos anos 80 a palavra ‘criatividade’ foi banida dos currículos, das ementas dos cursos e do discurso dos Arte/Educadores. Foi substituída pela palavra “inovação” mais adaptada à nova ideologia de educação para o mercado.

No Colóquio Criação & Criatividade: entre Formação e Pesquisa não ouvimos falar de inovação mas de uma miríade de conceitos mais humanizados acerca de criatividade, como Criação conectada, Criatividade e saúde, Criatividade e existencialismo, Criatividade e somatização, Criatividade e mundo interior, Didática da criação artística, Mediação Cultural e Criatividade, Criatividade e indeterminação artística, Criatividade e Medicina narrativa, etc.

Houve várias apresentações sobre formas de desenvolver e formas de avaliar criatividade assim como de muitas experiências de imersão prática no processo criador de alunos cientistas e artistas.

Destaco a conferencia de Bernard Audie, “Da formação de si à criação”, que enfatizou a participação integral do Corp Vivant, do Corp Vecú e do Corp Vital nos processos criativos. Ele publicará em breve um livro no Brasil.

Outro autor que já é muito lido em português no Brasil, Michel Maffesoli, deu uma magnifica conferencia sobre a “Criatividade e o Cotidiano”.

Falaram vinte e cinco pesquisadores de diversos países, todos convidados pelos organizadores do Colóquio: Dr. Todd Lubart, Dra. Apolline Torregrossa, Dr. Roberto Falcon e Ms. Sidiney Peterson.

Eles convidaram sete pesquisadores brasileiros: Dr. Afonso Medeiros (UFPA), Dra. Vitória Amaral (UFPE), Dra. Valéria Alencar (UNESP), Dra. Leda Guimarães (UFG), Dra. Rejane G. Coutinho (UNESP), Sidiney Peterson (doutorando UNESP) e eu, que já vinha trabalhando em contato com Apolline Torregrossa e Marcelo Falcon há algum tempo.

Participei da última mesa do Colóquio junto com Dra. Marie-Françoise Chavanne, que  foi presidente da International Society of Education through Art (InSEA/UNESCO) com quem muito aprendi a lidar com gestão internacional e usei o que aprendi quando fui também Presidente da InSEA, aliás, a única de um país em desenvolvimento até hoje.

A palestra de Chavanne sobre o renascimento e reconhecimento da Criatividade na Educação como vetor de inteligência e criação ampliou o sentido do Colóquio e indiscutivelmente demonstrou que o mundo de agora precisa de soluções criativas na medicina, na economia, na psicologia, na antropologia, no Design, na Arte/Educação .

Falei em inglês sobre uma categorização de Criatividade, a Criatividade Coletiva, para a qual me inspirei nas metodologias de Gestão e do Design estimulada pelos movimentos Ativistas e pelas redes sociais. Nossa mesa foi considerada a mais política do Colóquio e comentada positivamente pelo público assim como foram muito bem recebidas as palestras dos brasileiros participantes.

Não foram aceitas comunicações no Colóquio mas os estudantes e não convidados puderam participar apresentando posters. Duas alunas da UFPE apresentaram seus posters.

No dia 23 de novembro houve uma reunião na Universidade Paris Descartes coordenada por Roberto Falcon para avaliar o Colóquio e projetar o próximo que será possivelmente na Espanha.

Os brasileiros formaram um grupo de estudos não sei ainda se formal ou informal, mas nos reuniremos em janeiro de 2018.

Vamos ampliar nossas pesquisas!

São Paulo, 30 de novembro de 2017


Ana Mae Barbosa

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