06 junho 2013

"THE DINNER PARTY" DE JUDY CHICAGO É UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PROFUNDA

Sabe aquelas obras de arte que lhe tiram o fôlego? Assim é a aclamada obra de Judy Chicago que está no Centro de Arte Feminista Elizabeth A. Sackler do Brooklyn Museum.

Venho percebendo aqui em NYC que alguns museus possuem claras políticas multiculturalistas e de estudos culturais na organização de acervos e exposições. Esse é o caso do Centro de Arte Feminista do Brooklyn, cuja única obra em exposição permanente é "The Dinner Party".

AEP Online

A mesa triangular apresenta 39 mulheres importantes na história da humanidade em sentido cronológico desde as deusas primordiais até a pintora Geórgia O'Keefe. Cada uma delas possui um prato de porcelana pintada que alude à vulva, uma toalha bordada, talheres, guardanapo e um cálice. Perceba que Judy utilizou técnicas artísticas tradicionalmente associadas a mulheres e consideradas de menor importância na arte.

AEP Online

AEP Online

Ao lado da exposição está um enorme painel com toda a pesquisa sobre mulheres realizada que me arrependi de não ter fotografado. Cada face da mesa triangular comporta 13 pratos em alusão direta à "Santa Ceia"; o chão é de cerâmica esmaltada branca com nomes de mulheres escritos em dourado.

D-E-S-L-U-M-B-R-A-N-T-E

As exposições ao redor da sala de Judy são temporárias e nesse momento estão em exibição gravuras de Kate Kollwitz e colchas de retalho tradicionais na cultura popular americana e europeia não menos lindas.

A viúva I, Kate Kollwitz
www.brooklynmuseum.org

Tumbling Blocks Quilt, Victoria Royall Broadhead, 1865-1870
www.brooklynmuseum.org

A instalação de Judy é tão impactante que as outras exposições quase passam despercebidas pela maioria do público que visita o centro feminista.

José Minerini

Nenhum comentário: