DESDE 1995 QUE EU VENHO TRABALHANDO COM ISSO. ATÉ 2002 MAIS
DIRETAMENTE E DE LÁ PRA CÁ DE FORMA PONTUAL PORQUE EM JULHO DE 2002 EU TIVE UM AVC
DE TRONCO E FIQUEI TETRAPLÉGICA E MUDA. EU SEMPRE PAUTEI AS VISITAS NA
ABORDAGEM TRIANGULAR (VER, FAZER E CONTEXTUALIZAR, NÃO NECESSARIAMENTE NESSA
ORDEM) ASSIM COMO A PRÓPRIA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES QUE IRÃO CONDUZIR ESSAS
VISITAS.
EM 2005, NO CURSO DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EXPOSIÇÃO
"ERÓTICA" NO CCBB/SP, PELO AEP EU MINISTREI A SEGUINTE OFICINA DE
DESENHO.
OFICINA DE DESENHO - CCBB, 11/10/2005
DESENHAR É MARCAR UMA SUPERFÍCIE COM UM OBJETO PONTUDO. ISSO
PODE SER FEITO DE INÚMERAS MANEIRAS, MAS
O PRINCIPAL ESTÁ EM COMO OLHAMOS.
IMAGINEM QUE SEUS OLHOS ESTÃO NA, SUA MÃO QUE DESENHA, E
VAMOS DESENHAR!
PEGUEM 3 FOLHAS DE PAPEL E UM LÁPIS.
VOU COLOCAR UM MODELO, NA FRENTE DE VOCÊS.
QUERO QUE O DESENHEM, POR 1 MINUTO.
AGORA PEGUEM OUTRA FOLHA.
EU VOU MUDAR A POSIÇÃO DO MODELO. VOCÊS TÊM 30 SEGUNDOS.
MAIS UMA FOLHA, MAIS UMA POSIÇÃO.
E 10 SEGUNDOS
COLOQUEM OS DESENHOS, NO CHÃO, PARA QUE TODOS POSSAM VER E
CONVERSEM ENTRE SI.
PEGUEM UMA FOLHA E 5 CORES DE LÁPIS.
A CADA 20 SEGUNDOS, O MODELO MUDA A POSIÇÃO.
E VOCÊS MUDAM A COR DO LÁPIS.
MAS O DESENHO DEVE SER FEITO UM EM CIMA DO OUTRO.
NOS PRÓXIMOS 5 MINUTOS, COMPLETEM O DESENHO, COMO QUISEREM.
MAS USEM UMA COR DIFERENTE.
GUARDEM OS PRIMEIROS DESENHOS, E COLOQUEM ESSE, NO CHÃO.
FALE DE SEU DESENHO, E COMO FOI FAZÊ-LO.
BOA SORTE! DEPOIS CONTINUAREMOS!
E ALGUNS DOS DESENHOS RESULTANTES
FORAM ESTES:
ESSE É UM EXERCíCIO SIMPLES DE DESENHO DE OBSERVAÇÃO. ESSA É
A PALAVRA CHAVE. TEMOS POR HABITO AGIR, MAS QUANDO CONDUZIMOS UMA VISITA À
EXPOSIÇÕES DE ARTES, ALEM DE ESTARMOS DEVIDAMENTE EMBASADOS TEORICAMENTE,
DEVEMOS OBSERVAR ATENTAMENTE ÀQUELES QUE CONDUZIMOS. SUAS REAÇÕES DIANTE ÀS
OBRAS AS VEZES FALAM MAIS DO QUE AS PALAVRAS.
DE
2008 PRA CÁ EU TENHO MINISTRADO AULA DE ARTES A UM GRUPO DE ALUNOS COM
PARALISIA CEREBRAL, TODOS CADEIRANTES E A MAIORIA TETRAPLÉGICOS E MUDOS, NA
ASSOCIAÇÃO NOSSO SONHO. QUANDO COMEÇAMOS ELES TINHAM 8/9 ANOS, HOJE TEM 15/16
ANOS. EU COSTUMO LEVA-LOS A PELO MENOS,
DUAS EXPOSIÇÕES AO ANO. COMO SEI QUE OS EDUCADORES, EM GERAL, NÃO ESTÃO
PREPARADOS PARA RECEBER ESSE PUBLICO, PEÇO AOS AMIGOS OU EX-ALUNOS QUE ATUEM
COMO EDUCADORES E FAÇO A CONTEXTUALIZAÇÃO E O FAZER ARTÍSTICO EM SALA.
EM 2014 TIVEMOS UMA EXPERIÊNCIA INTERESSANTE: FIZEMOS UMA
VISITA AO MUSEU AFRO-BRASIL, EU HAVIA COMBINADO COM UM AMIGO, MAS ELE FICOU
DOENTE ENTÃO FIZEMOS A VISITA COM UM EDUCADOR DO MUSEU. É INCRÍVEL COMO SÃO
DESPREPARADOS. ELE NÃO SOUBE ESTABELECER QUALQUER CANAL DE COMUNICAÇÃO E
NIVELOU POR BAIXO, TRATANDO OS ALUNOS COMO DEFICIENTES INTELECTUAIS. A VISITA SÓ
NÃO FOI UM FIASCO PORQUE MEU AMIGO (ARTISTA E ARTE/EDUCADOR) MOA SIMPLÍCIO "SE METEU" E
REDIRECIONOU A MESMA.
EM
CONTRASTE, DEPOIS FOMOS AO INSTITUTO TOMIE OHTAKE VER A EXPOSIÇÃO DE SALVADOR
DALI ACOMPANHADOS DO MEU AMIGO E EX-ALUNO JOSÉ MINERINI NETO. FOI FANTÁSTICO!
ATRAVÉS DAS
FOTOGRAFIAS, FEITAS POR MOA SIMPLÍCIO, PODE-SE PERCEBER A ATITUDE DO EDUCADOR
PERANTE OS ALUNO E VICE-VERSA.
ANA AMÁLIA TAVARES
BASTOS BARBOSA
2 comentários:
oi Ana! Parabéns pela postagem, que bom que mexeu com os desenhos!
ANA, IMPORTANTE SEU DEPOIMENTO. FIQUEI PENSANDO EM COMO OUTROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CONDUZEM SEUS GRUPOS EM SITUAÇÕES SEMELHANTES...
Postar um comentário