Os meios de comunicação divulgaram esta semana o vandalismo que o Monumento às Bandeiras sofreu recentemente. As unhas do pé de uma de suas figuras - um bandeirante, personagem símbolo do processo de colonização na nossa história - foram pintadas de azul. Leia aqui matéria completa do Jornal da Tarde.
Imagem disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/monumento-bandeiras-de-brecheret-e-alvo-de-vandalos-em-sp.html
Imagem disponível em: http://www.victor.brecheret.nom.br/dec_50/50_28.htm
Este conjunto escultórico é de autoria do escultor Victor Brecheret (1894-1955) e foi inaugurado em 25 de janeiro de 1953, junto ao Parque Ibirapuera durante as comemorações do IV Centenário da fundação de São Paulo.
Pesquise sobre o artista e sua produção aqui, aqui e aqui.
Você conhece outras de suas obras públicas na cidade de São Paulo? Acesse aqui a lista.
Qual a sua opinião sobre este ato?
Como este fato pode ser debatido nas aulas de artes?
Acesse aqui o site do Museu da Cidade de São Paulo e programe uma visita orientada por educadores patrimoniais numa de suas unidades, a Casa do Bandeirante. Localizada no bairro do Butantã, na cidade de São Paulo, atualmente essa casa histórica recebe a exposição "Bandeiras e Bandeirantes: mito e história" com curadoria de Pedro Puntoni. Ótima oportunidade para abordar sobre patrimônio, história e arte com seus alunos.
Camila Lia
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário