31 maio 2013

FIM DE SEMANA AEP: BEYONCÉ BY EMELI DANDÉ & BRYAN FERRY ORCHESTRA

O fim de semana chegou. Vamos dançar ao som de "Crazy in Love"?



Até segunda-feira!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

TESE DE ANA AMÁLIA ESTÁ DISPONÍVEL ONLINE

A pioneira tese escrita por uma pesquisadora tetraplégica e disfágica na ECA/USP está disponível integralmente online.

Ana Amália - fundadora do AEP - analisa o trabalho em arte/educação que realizou com crianças com paralisia cerebral.

Ana Amália
imagem presente na tese/reprodução

Baixe aqui e leia "Além do Corpo: Uma Experiência em Arte/Educação".

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

30 maio 2013

ARTE CONTEMPORÂNEA EM CONTEXTOS INUSITADOS

Já escrevi aqui sobre a exposição do artista contemporâneo Kohei Nawa no Metropolitan Museum em meio a arte milenar japonesa. Visitei duas outras exposições em NYC que se encontram em contextos parecidos.

Uma dela está na Catedral de São João o Divino e outra no museu casa The Morris-Jumel.

Na catedral neogótica da Avenida Amsterdam - cuja portentosa escala arquitetônica é impressionante - está exposição de Jane Alexander. Denominada "Surveys (From the Cape of Good Hope)", é primeira individual da artista na cidade.

Catedral de São João o Divino
en.wikipedia.org

Tivemos a oportunidade de ver obras da sul africana Jane Alexander na 27a Bienal de SP em 2006 e agora reencontro-me com suas figuras antropozoomórficas e politizadas em uma catedral, cuja organização se deve ao Museum for African Art de Nova York.

en.wikipedia.org
 
 
 
Expor em NYC representa passo muito importante na carreira de qualquer artistas mundialmente. Receber uma crítica ou cobertura jornalística no The New York Times é ainda mais relevante. Leia-a aqui.

Assim como SP possui várias casas históricas que integram o Museu da Cidade, NYC também e espalhadas pelos cinco boroughs. A mais antiga de Manhattan é a mansão da família Morris-Jumel que fica no extremo norte da ilha. Feita em madeira, apresenta objetos em seu interior que indicam como era a vida privada aristocrática no séc. XIX.

eagleschool.pbworks.com

Dentre objetos, móveis e papeis de parede franceses, está a exposição temporária da artista e fashion designer Camilla Huey denominada "The Loves of Aaron Burr: Portraits in Corsetry & Binding".

Remetendo ao vice presidente americano Aaron Burr/gestão de Thomas Jefferson que foi casado com e moradora do museu casa Elisa Jumel, Camilla apresenta espartilhos e estruturas para saia típicas dos séc. XVIII/XIX misturadas a livros, papéis e flores construindo uma narrativa feminista imbricada ao ambiente da mansão que recebeu George Washington em 1790.

 
 
Leia aqui o que a Revista Vogue escreveu sobre a mostra de Camilla.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

29 maio 2013

AMY WINEHOUSE BY BEYONCÉ FEAT. ANDRE 3000

Está na trilha sonora de "O Grande Gatsby".

Ouça e tente identificar rápido qual é a música de Amy Winehouse.



Boa noite e até amanhã.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

8o PARANÁ BUSINESS COLLECTION

Há anos ouço falar da proliferação de olhares nas artes além do eixo Rio-SP e no fashion design parece-me que essa proliferação cresce a cada temporada, pois, o calendário de moda no Brasil não se restringe às semanas de Fortaleza, SP, Rio e BH.

Enquanto a SP Fashion Week vem demonstrando sinais de desgaste, os negócios da moda se fortalecem em outros Estados e as temporadas se diversificam, o que é ótimo.

O PBS no Paraná é um desses casos e vem fazendo um trabalho que conjuga design e negócio de moda à tão falada economia criativa.

Confira:


Um dos projetos selecionados para essa edição é o da designer/educadora Annelise Nani cuja referência é a street art d' Osgemeos. Veja  um croqui:

divulgação

O PSB acontecerá entre 4 e 7 de junho e o desfile da coleção de Annelise será no dia 06.

Vamos acompanhar?

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

28 maio 2013

ERA UMA VEZ EM ANATÓLIA

Está apenas no Cine SESC.

Filme longo e arrastado de 2 horas e meia, difícil ficar acordado. Em contrapartida as imagens são muito belas e outras contemplativas, das quais a maioria é quase no escuro iluminadas por faróis dos carros.

O final é como descreve a crítica: sonoramente escatológico. Várias pessoas saíram da sala nesse instante. É existencialista e questiona a relação entre vida e morte em todo seu espectro.

Veja o trailer:


Cristiano Gimenes
especial para AEP Online
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

27 maio 2013

ANA MAE INFORMA: SEMINARIO + ARTE EM MI COLEGIO

A minha experiência  no Chile foi educacionalmente e politicamente entusiasmante.

O Seminário + ARTE EN MI COLEGIO  durante a Semana de Educação Artística (13 a 17 de maio de 2013) foi integrado por todos os museus de Arte de Santiago com atividades para alunos das escolas publicas sob a coordenação do futuro Ministério da Cultura (hoje Coordenadoria de Cultura equivalente a Ministério).

No Museu da Memória, que visitei com Dora Aguila, (ovacionada no Seminário por seus ex alunos e que volta a ensinar na Universidade Mayor) tive uma das grandes emoções de minha vida ao conversar com duas mulheres um pouco mais jovens que eu, do norte do Chile que vieram a Santiago para visitar o MUSEU e estavam a procura da imagem e da memória de amigos mortos pela ditadura.
Me apresentaram as fotos de dois: um que foi assassinado aos 19 anos e o outro que fora governador de sua província, ambos socialistas. Nunca tinha visto ou experimentado uma mistura de emoções semelhantes: era alegria porque a memória deles permanece e renovada tristeza pela perda. No fim elas nos disseram: não podemos deixar esquecer.
O Chile está se recuperando sem esquecer. O MAC que há 15 anos era um pobre Museu que não tinha nada de contemporâneo é hoje ativo e relevante com educadores teoricamente sofisticados e praticamente engajados.

Museo de Arte Contemporáneo
Santiago/Chile
en.wikipedia.org

Pablo Rojas Duran (Jefe Sección Educación Artística y Cultura do Departamento de Ciudadanía y Cultura) e sua equipe foram os idealizadores e responsáveis pelo Seminário e estão dirigindo vários projetos muito interessantes. Pablo Rojas  lançou no Seminário o livro 12 Praticas de Educação Artística no Chile (acréscimo da editoria AEP online: disponível aqui), muito bem produzido. O TeatroMunicipal tem vasto programa anual para crianças com educadores bem preparados.

Além disto o Artequin,  um museu de educação artística que só tinha reproduções de obras de Arte Europeia vai inaugurar uma ala de Arte Chilena. Tenho grande respeito por este museu porque ele realiza a teoria de Benjamin e desconstrói a aura da obra única. É o único museu no Chile, de acordo com o livro de Ricard Huerta, que respeita e dialoga com as escolas. Exatamente porque  despiu-se do poder da aura da obra única tão valorizada pela burguesia.
Em uma das mesas do Seminário o Ministério da Educação e de Cultura apresentaram seus programas. O diálogo entre estes dois poderes parece uma tendência na América do Sul pois no Brasil os dois juntos instituíram o Programa Mais Cultura. Tomara que a moda pegue.
Luis Errázuriz, antigo companheiro do CM da INSEA falou sobre Estética e Cultura Visual num enfoque político e não celebrando o capitalismo como vem se fazendo em algumas universidades no Brasil, felizmente poucas, as que  não desconfiam que estão manejando ideias fora do lugar, como diz Roberto Schwarz*.
No Brasil todos os Arte Educadores já incorporaram a Cultura Visual contra hegemônica e não poderia ser de outra maneira, somos um país pop, mais pop ainda que os USA pois temos o Carnaval e ainda não matamos a cultura do povo. Uma surpresa me esperava em Puerto Varas, Região dos Lagos. Trata-se do trabalho em teatro do arte/educador Fernando Diaz que também celebrou a Semana de Educação Artística fazendo com que os alunos de Artes dessem aulas nas escolas públicas. Seu livro Teatro Social no Chile é muito bom e nunca imaginei que as zonas do trabalho duro nas  salitreras no Chile  tivessem sido humanizadas pelo teatro/educação desde os primeiros anos do século XX.
Volto do Chile entusiasmada com nossa América do Sul mas com medo, medo do canto da sereia do neocolonialismo de outros países, medo de quem já sofreu em uma ditadura e medo muito próximo de que "as industrias criativas" por decisões dos governos que querem disfarçar o desemprego,  substituam as Artes na Educação.
É possível uma convivência profícua entre ambas: indústria criativa e Arte, mas substituição da Arte na Educação, nunca. 'Arte é a produção mais relevante do ser humano' não é utilidade doméstica, é experiência que contribui para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
O contato que tive em Santiago com os poetas, músicos e artistas plásticos do  grupo Casagrande foi uma epifania. Eles estão bombardeando com poemas as cidades que foram bombardeadas pelas guerras como Guernica, Varsóvia, Berlim e Londres. Vejam no youtube o bombardeio de Londres. Algo excepcional.
 

Uma esperança coletiva.
Um abraço,
Ana Mae

* Schwarz, Roberto. Misplaced Ideas: Essays on Brazilian Culture (Critical Studies in Latin American Culture). Vale a pena ler. (disponível aqui)

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

24 maio 2013

FIM DE SEMANA AEP: DUKE ELLINGTON ORCHESTRA

Os quatro vértices do Central Park são muito interessantes.

No Upper West Side ao sul está o monumento dedicado a Cristóvão Colombo no Columbus Circle e no norte o círculo é dedicado ao abolicionista Frederick Douglass.

No Upper East Side está a Praça com as Carruagens que ocupam boa parte da W59th Street (pobres cavalos) ao sul e o Duke Ellington Circle ao norte.

Duke Ellington Circle
wikipedia.org

Para aquecer a noite fria que está fazendo em SP e em NYC, aumenta o som, puxe o sofá de lado para poder dançar e ter um acalorado final de semana ao som de Mr. Ellington.


Até segunda!

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

6o FESTIVAL COMKIDS

Veja que legal:

divulgação

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

THE STUDIO MUSEUM

O primeiro museu que visitei assim que cheguei em NYC foi o The Studio no Harlem. Dedicado à cultura afroamericana e às origens africanas, destacou-se a exposição de fotografias de Gordon Parks com registros de famílias do bairro em meados do século XX.

artblart.com

Gordon além de fotógrafo, foi músico, diretor de cinema e escritor. Conheça aqui a Fundação dedicada à obra do artista.

Estive lá em um domingo enquanto acontecia uma oficina de fotomontagem. Famílias estavam presentes e os adultos ajudavam as crianças a recortar figuras de pessoas negras com a clara intenção de preservar memórias e histórias e alimentar a consciência de pertencer a uma comunidade afrodescendente.

Saiba tudo sobre o The Studio Museum aqui.

É muito fácil se localizar em Manhattan: o Norte chama-se Uptown e o Sul Downtown, tendo o Central Park como referência. A 5a Avenida divide a ilha entre Leste/East e Oeste/West.

O Harlem é um bairro subdividido em várias áreas: East Harlem é a região da Little África com comidas e vestimentas típicas nas ruas e quarteirões ocupados por mexicanos, porto-riquenhos e demais pessoas do centro-sul americano, este denominado Harlem Hispânico; West Harlem é a região de Manhattanville, Hamilton Heigts e Morningside Heigts, habitada por estudantes da Columbia University.

A 5ª Avenida ao ladear o Central Park chama-se Museum Mile devido à grande quantidade de museus ali presente. A 6ª no Harlem se chama Malcom X Boulevard; moradores da região contaram-me várias vezes que é nesse trecho que morou o ativista Malcom X e no lugar de sua casa hoje se encontra uma mesquita, facilmente identificada pela cúpula esférica verde.

AEP Online

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

23 maio 2013

VAGAS PARA MESTRADO PROFISSIONAL NO IPHAN

Duração de 24 meses com bolsa de estudo para interessados em Preservação do Patrimônio Nacional.

Saiba tudo aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

GUTAI NO GUGGENHEIM

Gutai: Splendid Playground é o título da exposição que acabou há poucas semanas em NYC.

Associação de vanguarda fundada em Ashiya nas imediações de Osaka, fez várias ações artísticas entre 1954 e 1972 e chegou a contar com 29 artistas.

Veja como foi:


Gutai em português significa concreto. Hélio Oiticia e Lygia Pape estão presentes no catálogo porque fizeram ações semelhantes no Brasil.

Saiba mais aqui e aqui (em inglês).

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

KOHEI NAWA

O Metropolitan Museum of Art em NYC é famoso por apresentar arte do mundo todo desde a antiguidade.

Um dos aspectos que surpreendeu-me ao visita-lo foi a presença de arte contemporânea em meio às exposições e espaços tradicionais, tendência que vem ocupando vários museus mundo afora.

No setor de arte japonesa está exposta uma escultura de Kohei Nawa. Veja o que esse jovem artista pouco conhecido no Brasil faz:

www.dailyicon.net

www.dailyicon.net

www.dailyicon.net

Trata-se de um animal empalhado revestido por esferas de vidro em diversos tamanhos. Graças à transparência é possível observar nas esferas a pelagem amplificada  como se fossem células vistas em microscópio.

Saiba mais sobre o artista aqui.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

22 maio 2013

GRANDE GATSBY, O FILME

A nova adaptação para o cinema do clássico livro americano de Francis Scott Fitzgerald é um deslumbre visual.

As versões anteriores aconteceram em 1949 e 1974, todas respeitam o livro e se passam nos arredores de Nova York.

NYC é dividida em cinco boroughs, algo como unidade administrativa ou subprefeitura de uma cidade . Confira no mapa abaixo:

Boroughs de NYC: 1 - Manhattan; 2 - Brooklyn; 3 - Queens; 4 - The Bronx; 5 - Staten Island
commons.wikimedia.org

Brooklyn e Queens ficam em uma ilha enorme denominada Long Island que é dividida em quatro condados, sendo estes dois pertencentes à cidade de NYC (boroughs) e os outros independentes, Nassau e Suffolk.

A história se passa em Long Island com momentos em Manhattan. Confira o trailer:


Além da trama magnífica de Fitzgerald e das imagens incríveis dirigidas por Baz Luhrmann, a trilha sonora também se destaca.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

ENCONTRO COM EDUCADORES NA FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

Em pauta as obras de Paulo Pasta e Elida Tesler.

divulgação

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

21 maio 2013

VAN GOGH PARA OBSERVAR: TRÊS MINUTOS NA FRENTE DE "A NOITE ESTRELADA"

Uma das sensações no MoMA NY é "A Noite Estrelada" de Van Gogh.

Fiquei parado na frente dessa pintura durante três minutos gravando o vídeo abaixo. Tente calcular quanto tempo cada pessoa dedicou a observá-la.


Questionamento AEP: Quanto tempo em média você ou seus alunos dedicam a observar uma obra de arte?

AEP Online

Alerta AEP: O objetivo dessas imagens é instigar reflexões sobre análise de obras de arte e em nenhum momento tivemos a intenção de registrar imagens particulares de pessoas que passaram pela referida obra no momento da gravação.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

20 maio 2013

TIRANDO DÚVIDAS NO MOMA NY

Sabe aqueles detalhes que as fotografias nos livros não nos permitem ver? Fui ao MoMA NY para checa-los. Veja o que encontrei:

As pinturas de Roy Lichtenstein não possuem aplicação de retícula.


Garota com bola
óleo s/tela, 1962
AEP Online
 
Veja os traços de grafite e as marcas do pincel.

detalhe 01
AEP Online

detalhe 02
AEP Online

Pintura pontilhista de Seurat não é feita apena com cores primárias para os olhos misturarem.

Manhã, Honfleur
óleo/tela, 1886
AEP Online

Encontrei pontos verde e laranja previamente preparados.

detalhe
AEP Online

A moldura d' "O Canal de Gravelines, Manhã" de Seurat é também pintada com pontos.

O Canal de Gravelines, Manhã
óleo/tela, 1890
AEP Online

As pinturas planas de Mondrian possuem diversos movimentos de pinceladas.

Composição em Vermelho, Azul e Amarelo
óleo s/ tela, 1937/42
AEP Online

detalhe 01
AEP Online
 
detalhe 02
AEP Online
 
Broadway Boogie Woogie
óleo s/tela, 1942-43
AEP Online
 
detalhe
AEP Online
 
Gustav Klimt não só aplicou ouro em suas pinturas mas também platina.

AEP Online
 
AEP Online

Pinturas de Jackson Pollock possuem relevos e mistura de diferentes tintas.

Número 1A, 1948
óleo e esmalte s/tela
AEP Online

detalhe
AEP Online
 
 Amanhã escreverei post exclusivo sobre "A Noite Estrelada" de Van Gogh.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

17 maio 2013

FIM DE SEMANA AEP: DEBBIE HARRY


Debbie foi uma dos destaque na noite de abertura da exposição "Punk: Caos to Couture" no Metropolitan Museum. Confira:


Bom final de semana, ótima Virada Cultural para quem estiver em SP e até segunda-feira com mais informações sobre arteducação direto de NYC.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

VIRADA CULTURAL 2013

Êba! Será nesse final de semana.

Já montou sua programação? Acesse-a integralmente aqui.

metropolitanafm.uol.com.br

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

ARTE, DESIGN & VISUAL MERCHANDISING

Algumas lojas de NYC estão com parcerias com artistas, fundações ou museus e apresentam em suas vitrines design licenciado ou itens que se relacionam com exposições do momento na cidade. Trata-se de estratégias usadas no visual merchandising.

A UNQLO está com coleção inspirada na arte urbana de Keith Haring.

 AEP Online

As vitrines da Bergdoorf Goodman apresentam a cultura punk e estão diretamente relacionadas a exposição do Costume Institute no Metropolitan Museum of Art.

AEP Online
 
AEP Online
 
AEP Online
 
AEP Online
 
AEP Online
 
AEP Online

Com a fachada inteira em painéis de LED, a loja da Hollister na 5a Avenida se transformou em videoarte. Assista:


A cidade recebe milhares de turistas anualmente, empresários sabem que o comércio  é grande atrativo e não perdem a oportunidade de se aproximar da arte e apresentar grandes designers.

 Saiba mais sobre visual merchandising aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

16 maio 2013

SEMANA DOS SABERES DO CIRCO

Terminará amanhã mas ainda dá tempo de participar.

divulgação

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

ARTE CUBANA EM NYC

Assim que cheguei em Nova York conheci Paul Maurer, marchand suíço que trabalha com arte cubana em Manhattan.

De imediato me chamou a atenção o fato dele trabalhar com Cuba e viver nos EUA. A primeira pergunta que fiz foi como ele lida com os entraves políticos. Afirmou que se interessa por projetos estéticos e que não tem interesses políticos.

A resposta de Paul se complementou ao afirmar que Cuba possui um sofisticado sistema de formação artística e que a diversidade estética é enorme. Nesse momento lembrei-me de entrevista que fiz na Bienal de SP em 2004 com o cubano Esterio Segura, artista que me disse a mesma coisa.

Uma das artistas representadas por Paul é Alicia de la Campa. Cubana descendente de asiáticos, já foi professora visitante na Escuela Nacional de Bellas Artes San Alejandro e o feminismo é uma das questões de sua arte com aspectos surrealistas. Conheça:

thebestyoungcubanart.com

cubartenewyork.com

cubartenewyork.com

barbrisasgaivotas.blogspot.com

Veja aqui outros artistas representados por Paul e aqui outra galeria que trabalha com cubanos em NYC.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

LUIZ SACILOTTO NO SESC SANTO ANDRÉ

Imperdível!

Abertura hoje.

divulgação

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/