25 agosto 2010

SUZANA RODRIGUES POR SANDRA ESPINOSA

Pedimos autorização para Sandra Espinosa - autora da melhor resposta sobre Suzana Rodrigues -  para publicar integralmente a bela resposta que nos enviou e ela concordou.

Leia abaixo na íntegra:

***

Não encontro palavras suficientes para completar Suzana. Suzana não é resposta, é mais do que resposta, é pergunta. Suzana é ponto híbrido, que interroga e exclama, não se encerra em descrição, por isso não a descrevo.

Poderia dizer que fora artista, educadora, pioneira em sentires e devires, em olhares e proposições, em sensações. É que Suzana não é apenas um nome, Suzana nem nome é. Suzana é experiência. Suzana é vivência. Suzana se inventa, se cria. Suzana seduz. Desbrava. Convida.

Suzana é teatro que extrapola o palco, é vida que pulsa, é impulso de vida.

Suzana é oportunidade de infância, de beleza na infância, de uma infância bela. Suzana é tempo, que não se esgota, mas se renova, e se revela. Suzana é mais que informação, é formação. É um convite: transformar-se. Suzana é arte. E arte, é vida.

***
Penso que a importância de Suzana Rodrigues na história do Ensino de Arte no Brasil não se dá apenas pelo fato de seu pioneirismo com o desenvolvimento do trabalho no Clube Infantil de Arte no MASP, mas também, e sobretudo por compreender a arte como formativa e passível de assim o ser em espaços não-formais de formação, de ensino, de aprendizagem.

Porque arte não apenas se ensina, arte se sente, se experimenta. Hoje, muito se tem escrito e pensado acerca da relação arte/vida, mas Suzana já espalhava concretamente essa relação com seu teatro de bonecos há mais de 60 anos!

Seu trabalho pode ser considerado um marco e um propulsor para a difusão da arte no Brasil como expressão, como criação, da arte como obra de vida, e vice-versa. Sem dúvida nenhuma, Suzana reverbera hoje em muito da produção contemporânea brasileira em arte-educação, mesmo que não se saiba.

Valioso o resgate dessa memória, pelo arteducação.

Sandra Espinosa especial para ARTEDUCAÇÃO ONLINE
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------

Nenhum comentário: