10 agosto 2010

JOSÉ ROCA É O CURADOR GERAL DA 8ª BIENAL DO MERCOSUL

A proposta curatorial de José Roca foi aprovada em unanimidade pelo conselho da 8ª Bienal do Mercosul, exposição que acontecerá entre setembro e novembro de 2011.

Roca abordará em sua curadoria a territorialidade a partir das perspectivas geográfica, política e cultural ao abranger noções de localidade, território, mapeamento e fronteira. Tratará de construções geopolíticas no Mercosul, de organizações supranacionais e Porto Alegre como lugar ativado pela arte.

Muito em breve serão definidas as ações da próxima Bienal do Mercosul, cuja equipe responsável será composta por três curadores adjuntos, um curador pedagógico e um curador convidado. Você percebeu que um pedagogo integrará a equipe curatorial? Tudo indica que o curador geral não se esquecerá de dar continuidade à descentralização curatorial iniciada por Victoria Noorthoorn e Camilo Yáñez na 7ª Bienal do Mercosul.

José Roca é colombiano,  diretor artístico da "Philagrafika 2010: The Grafic Unconscious" - festival de artes gráficas contemporâneas que acontece simultaneamente em vários espaços expositivos da Filadélfia, foi jurado da 52ª Bienal de Veneza e integrou a equipe curatorial da 27ª Bienal de São Paulo ao lado de Lisette Lagnado.

Ainda em 2010 Roca fará a curadoria do catalão Antoni Muntadas na Pinacoteca de São Paulo e em 2011 organizará exposição de Regina Silveira na Fundação Iberê Camargo de Porto Alegre.

A única ação que não é interrompida entre as edições da Bienal do Mercosul é seu projeto pedagógico, modelo que a Bienal de São Paulo pretende implantar a partir da 29ª Bienal e da curadoria educativa de Stela Barbieri.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
--------------------------------

Nenhum comentário: