15 agosto 2010

29ª BIENAL: SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA

Este seminário - que integra a programação educativa da 29ª Bienal - será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, no Parque Ibirapuera, auditório do MAC USP, Pavilhão Ciccillo Matarazzo.

Dentre os temas em debate, a potência e o sentido político da experiência com a arte, a dimensão política das relações entre arte e educação e o papel do corpo nas práticas educativas.

O seminário é destinado a professores e educadores, artistas, críticos, pesquisadores, estudantes de arte e interessados em geral.


Sexta-feira, 20 de agosto, 17h30 às 21h30 (vagas apenas para transmissão ao vivo)
Experiência e Educação
A potência e o sentido político da experiência no campo da arte, seus significados, o encontro do sujeito com a arte ativando seus diferentes repertórios e experiências.

- Jorge Larrosa – educador e pesquisador, professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona.
- Peter Pál Pelbart – filósofo e educador, tradutor e estudioso da obra de Gilles Deleuze, professor da PUC-SP.
- Jailson de Souza e Silva – geógrafo, professor da Universidade Federal Fluminense, fundador e coordenador do Observatório de Favelas, no Rio de Janeiro.
- Mila Chiovatto (mediação) – educadora, coordenadora da Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.


Sábado, 21 de agosto, 9h às 12h30
Política e Educação
A dimensão política das relações entre arte e educação: as teorias de Paulo Freire, a experiência da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda/CE, e o panorama internacional.

- Pablo Helguera – artista e educador, diretor do Adult and Academic Programs do MoMA, de Nova York.
- Luiza Erundina – política e educadora, ex-prefeita de São Paulo e deputada federal (São Paulo).
- Francisco Alemberg – músico, educador e pesquisador, criador da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda/CE.
- Paulo Portella (mediação) – educador, coordenador da Ação Educativa do MASP.


Sábado, 21 de agosto, 14h às 17h30
Corpo e Educação
A potência do corpo nas experiências educativas e sua relativa ausência na educação formal, o descolamento da experiência corporal em relação à produção de pensamento e conhecimento, as conexões entre corpo, arte e política.

- Sangeeta Isvaran – artista, educadora e pesquisadora dedicada à performance, dança e teatro (Chennai/Índia).
- Sérgio de Carvalho – dramaturgo, diretor da Companhia do Latão, professor de Dramaturgia e Crítica do Teatro da USP (São Paulo).
- Braz Rodrigues Nogueira – filósofo e educador, diretor da EMEF Presidente Campos Salles e diretor da UNAS – União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco, de São Paulo.
- Renata Bittencourt (mediação) – educadora, coordenadora da Ação Educativa do Itaú Cultural.

Inscrição gratuita aqui.
Mais informações: 11 3883 9090

ATENÇÃO: Caso precise de zona azul, traga seu bilhete.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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2 comentários:

Anônimo disse...

Olá.....tive a oportunidade de assistir ao seminario do 20/08 e gostaria de tirar uma duvida....
Quando Jailson falou sobre a o ensino de arte para a classe podre esta relacionado a educação para a civilização do publico podre e o ensino de arte para a classe rica esta relacionado ao ensino estetico......essa diferença tem influencia direta do estado, que fazem politica de incentivos nas comunidades carentes, como por exemplo, a contrução de um museu perto ou dentro da comunidade?

ARTEDUCAÇÃO ONLINE disse...

Seria interessante compartilhar este comentário no fórum do Educativo Bienal: http://fbsp.org.br/educativo/forum/