01 agosto 2010

HEITOR DOS PRAZERES

“A pintura e a música sempre fizeram parte de minha vida, o meu choro era acompanhado por cavaquinho e violão, meu sorriso provocado pelas cócegas dos pincéis nas palmas de minhas mãos e nas solas dos meus pés.”
Heitor dos Prazeres, 1898-1966


Fotografia de Heitor do Prazeres

Assista aqui documentário sobre o músico, poeta, homem do povo analfabeto (assim ele se define) e pintor da Praça 11 carioca Heitor dos Prazeres. Esse curta-metragem foi realizado em 1965 e acabou de ser disponibilizado online.

Um dos fundadores da "Escola de Samba Primeira de Mangueira", este funcionário público federal foi um dos premiados na 1ª Bienal de São Paulo que na ocasião foi aclamado por Getúlio Vargas.


Heitor dos Prazeres, "Dança" (detalhe com fundo retirado digitalmente)
pintura


Ouça a história do autor de "Com Que Roupa" e muito mais na Rádio USP.

Conheça o site dedicado ao artista aqui.

Pergunta que não quer calar: Por que será que Escola de Samba se chama escola?


José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------

Nenhum comentário: