30 março 2010

CURSO A DISTÂNCIA

Tem interesse em trabalhar em museu?
Decisões, planejamentos e proposições nessas instituições que contam com a presença de educadores fazem A diferença.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

-----------------

29 março 2010

29ª BIENAL SERÁ ORGANIZADA EM 6 TERREIROS

Acesse a programação atualizada dos Terreios aqui.

"Brasil, esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros..."

É a partir da letra de "Brasil Pandeiro" de Assis Valente cantada junto aos Novos Baianos que a próxima Bienal de São Paulo se organizará.

A equipe curatorial, comandada por Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, organizará esssa edição da mostra em seis terreiros:

- A Pele do Invisível
- Dito, não dito, interdito
- Eu sou a rua
- Lembrança e esquecimento
- Longe daqui, aqui mesmo
- O outro, o mesmo

São informações apresentadas no Material Educativo da 29ª Bienal que já foi distribuído e apresentado a aproximadamente 5.200 professores em São Paulo.

Esse material, além do cartaz, traz também reproduções de trabalhos artísticos para uso em sala de aula e um jogo de tabuleiro envolvendo artistas, linguagens e os terreiros.

Material Educativo da 29ª Bienal (reprodução)


A curadoria educacional - a cargo de Stela Barbieri - além do Material Educativo está promovendo cursos para professores e organizará palestras. Logo mais você saberá aqui, no ARTEDUCAÇÃO ONLINE.

Assista ao vídeo de "Brasil Pandeiro".


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
------------------------------------------------

PROFESSORES RECEBEM CARTAZ DA 29ª BIENAL

Desenvolvido pela equipe DESIGN BIENAL: André Stolarski, Aninha de Carvalho, Felipe Kaiser, Fernando Petrich e João Parenti, o cartaz vem encartado no Material Educativo.
Reprodução distribuida a nós professores
junto ao Material Educativo da 29ª Bienal (imagem disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u707623.shtml)

Cole na parede da sala de aula, debata com seus alunos e planeje suas atividades. Poderá ser muito mais significativo do que clichês da estética escolar que pouco acrescentam à formação.

Referência primeira dessa Bienal: "Há Sempre um Copo de Mar para o Homem Navegar", frase do poeta Jorge de Lima em "Invenção de Orfeu" (1952).

Saiba mais sobre Jorge de Lima: http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1669

------------------

27 março 2010

AI WEIWEI PARTICIPARÁ DA 29ª BIENAL DE SÃO PAULO

A próxima Bienal de São Paulo discutirá política.

Ai Weiwei, um dos idealizadores do "Estádio Nacional Ninho de Pássaro" em Pequim sequer foi convidado para a inauguração. Motivo: com sua arte vem denunciando problemas atuais da China e se tornou inimigo do sistema governamental chinês.

Exemplos:
1. Na última Documenta de Kassel  fez uma grande construção com portas chinesas de valor estético/histórico/patrimonial resgatadas de demolições atuais (a obra desabou no decorrer da mostra);
2. Nessa mesma exposição, levou 1.001 chineses para viver na cidade alemã;
3. Após participar de uma passeata e exibir serpente feita com mochilas de crianças que morreram em escola soterrada por terremoto, o artista foi agredido, teve hemorragia cerebral e durante sua internação em hospital alemão informou ao mundo via Twitter o que estava acontecendo.

Obra do artista envolvida no espancamento que o levou a hemorragia cerebral

Pergunta que não quer calar: O que Ai Weiwei apresentará na 29ª Bienal de São Paulo?

O Twitter poderia nos ajudar a descobrir, porém o artista voltou a escrever em chinês: https://twitter.com/aiww.  

Por favor, alguém sabe aonde foi parar o Twitter em inglês?

Leia mais sobre o artista aqui.

José Minerini
-----------------------------------------------------

RARIDADE: MATERIAL EDUCATIVO DA 29ª BIENAL ESTÁ PRONTO E CIRCULANDO!

A qualidade gráfica do material educativo da próxima Bienal é excepcional. Já está sendo distribuido e aplicado em São Paulo.

Vem com cartaz, jogo para seus alunos, proposta curatorial e informações contextuais/reflexivas sobre alguns artistas que participarão.

É raríssimo materiais educativos ficarem prontos meses antes da abertura da Bienal.

Logo mais colocaremos as imagens aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

------------

26 março 2010

EDUCATIVO DA 29ª BIENAL JÁ ESTÁ NA ATIVA

Aguarde as informações.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

----------------

ÊBA! EDUCADORES INOVADORES

Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft. Além de fazer a diferença e ainda ser premiado, você poderá ir à África do Sul.

Prepare seu projeto e corra se inscrever.



-----------------

PARA LÍDERES SOCIAIS

Você tem projeto de arte/educação social?
Eis uma oportunidade para estruturar ainda mais sua gestão, com bolsa-auxílio e premiação final.




Inscreva seu projeto e depois nos conte o resultado para informarmos aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

-------------------

SEMINÁRIO DO ENSINO DE ARTE NA UFG

A Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás realizará o VI Seminário de Ensino de Arte em 10 de Abril.

Imprima a ficha de inscrição abaixo e envie o mais rápido possível; são só 500 vagas.
Maiores informações: 62 3521 1000


------------------

25 março 2010

SÍTIO DA RESSACA CONVIDA: ENTRE!

O PROJETO PODE ENTRAR! acontecerá nesse domingo no Sítio da Ressaca, uma das sedes do Museu da Cidade de São Paulo.
Essa é mais uma parceria entre o Departamento de Patrimônio Histórico e o Arteducação Produções, na qual será realizada intervenção artística/site specific no entorno da casa histórica bandeirista.

Vista lateral da casa bandeirista construída em 1719 (imagem disponível em http://www.museudacidade.sp.gov.br/sitiodaressaca.php)

Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 (Jabaquara)
28 de março
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11 5011 7233

Conheça melhor o Museu da Cidade de São Paulo em http://www.museudacidade.sp.gov.br/index.php


----------------

CONVERSA COM ANA MAE BARBOSA

A série de palestras "Conversas com arte-educador" oferecida pelo Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA/USP) recebe nesse sábado Ana Mae Barbosa para conversar sobre suas pesquisas e percurso profissional.

27 de março/2010, 17h30
Entrada gratuita (senhas 30 minutos antes)
Rua Maria Antonia, 294
3° andar · Salão Nobre
11 3255-7182 r.46
educama@usp.br

Assista a trechos de palestra de Ana Mae na Universidade de Brasília: http://www.youtube.com/watch?v=8NkVRui4k58

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

-----------------

CADEIRANTE A TODO INSTANTE

ALÉM DE FUNDADORA DO AEP, SOU ARTISTA PLÁSTICA E PROFESSORA DE ARTES VOLUNTÁRIA EM UM GRUPO DE CRIANÇAS CADEIRANTES COMO EU E ESTOU ORGANIZANDO UMA AULA NO JARDIM DE ESCULTURAS DO PARQUE DA LUZ EM SÃO PAULO.

SEMPRE QUE PROGRAMO ATIVIDADE EXTERNA FAÇO ANTES O TRAJETO PARA EVITAR TRANSTORNOS ÀS CRIANÇAS. COMO A ESCOLA FICA LONGE DO PARQUE LOGO PENSEI:  VAMOS DE TREM!

QUERIA QUE ELAS FOSSEM COMIGO DA ESTAÇÃO CPTM BARRA FUNDA (A MAIS PRÓXIMA DE NOSSA ESCOLA EM PERDIZES) À ESTAÇÃO LUZ AO LADO DO PARQUE.

MAS... APESAR DE EXISTIR EFICIENTE INDICAÇÃO DE ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTES E DEFICIENTES FÍSICOS ATÉ A PLATAFORMA DE EMBARQUE, OS TRENS SÃO INACESSÍVEIS PARA NÓS PORQUE A DISTÂNCIA ENTRE PLATAFORMA E VAGÃO É INTRANSPONÍVEL.

 ANA AMÁLIA, "REALIDADE", PINTURA E COLAGEM S/ PAPEL, 2009

ACHAVA ATÉ ENTÃO QUE ISSO HAVIA SIDO RESOLVIDO, PORÉM, CONFIRMEI O CONTRÁRIO. SOLUÇÃO IMEDIATA PARA MEU IMPASSE? IR DE MÊTRO ATÉ O JADIM DA LUZ, O QUE POR FIM OCORREU.

QUERO QUE MEUS ALUNOS SINTAM-SE PERTENCENTES EM QUALQUER SITUAÇÃO E NÃO PRECISEM BUSCAR ALTERNATIVAS INDESEJADAS COMO FIZ.

LIVRE TRÂNSITO É DIREITO DE TODOS! ASSIM COMO AS/OS ANDANTES, SOMOS CADEIRANTES A TODO INSTANTE.

DESSE MODO, INFELIZMENTE CONCLUO QUE CADEIRANTES AINDA NÃO TÊM OS MESMOS DIREITOS DOS ANDANTES. LEMBRO QUE ENTRE ANDANTES E CADEIRANTES A ÚNICA DIFERENÇA É A CADEIRA, PORQUE NO MAIS SOMOS HUMANOS IGUAIS!

ANA AMÁLIA
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

OBS.: ESSE POST FOI ENCAMINHADO À OUVIDORIA DA CPTM E ESTÁ AGUARDANDO OS PARECERES DOS RESPONSÁVEIS.

OUVIDORIA CPTM: http://www.cptm.sp.gov.br/e_ouvidoria/default.asp
 
-------------------

23 março 2010

CENSURA OU INDICAÇÃO ETÁRIA?

Nós arte/educadores tomamos enorme cuidado ao selecionar imagens e conteúdos que apresentaremos em aulas para menores de idade.

Na exposição dedicada a Hélio Oiticica "Museu é o Mundo" no Itaú Cultural há uma sala na qual menores de idade não podem entrar sem a presença de seus responsáveis. AEOL pergunta: CENSURA OU INDICAÇÃO ETÁRIA? Quais são as diferenças?

Não falo, não vejo, não ouço

-----------------------------------------------------

DESIGN EM FOCO: SAPATOS

Todos sabemos que o universo da moda é cada vez mais fortalecido na cultura visual contemporânea.

Observe esses sapatos:
Sapatos do Virtual Shoe Museum

Você já pensou em desenvolver atividades voltadas ao fashion design?

Pergunte a seus alunos quais são suas referências de moda e proponha pesquisa de materiais e experimentações estéticas.

Veja os sapatos acima e muitos outros aqui.

Só para lembrar: um dos primeiros trabalhos de Andy Warhol foi como ilustrador de sapatos.
Ilustração de Andy Warhol
imagem: obliterated.blogspot.com

----------------------------------------------------

22 março 2010

PARA AS SUAS AULAS E ATIVIDADES

Já visitou o UOL Educação?

Lá você encontrará verbetes em ordem alfabética com temas, artistas e períodos da arte organizados pela querida amiga do AEP Valéria Alencar.
Página do UOL Educação dedicada à disciplina Artes



---------------------

REVISTA DE TURISMO CULTURAL DISCUTE PATRIMÔNIO

Na edição nº6 da Revista Eletrônica de Turismo Cultural desenvolvida pela ECA/USP você saberá sobre:

- Elaboração de uma cartilha para o Ensino Fundamental no município de Arapongas (PR): Iniciação ao patrimônio cultural.
- O Despertar da história por meio de uma nova perspectiva sob os bens culturais do município de Jaú (SP).
- Avaliação do Turismo Cultural na Região Missioneira: o caso de São Miguel Arcanjo (RS).
- Estação Central do Recife: nos trilhos da educação patrimonial.
- Turismo Cultural e desenvolvimento em Cabaceiras (PB).
- Maracatus rurais nos receptivos turísticos do Recife (PE): um olhar sobre as apresentações para turistas.

Homepage da revista

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

----------------

ANDY WARHOL NA PINACOTECA TEM FILA PRA ENTRAR

Mais uma grande exposição movimenta o circuito artístico em São Paulo. Andy Warhol na Estação Pinacoteca teve fila logo no primeiro dia. No decorrer dessa semana postaremos a análise das ações educativas dessa exposição.

Visitantes na exposição de Warhol em São Paulo

Para aquecer suas atividades, visite o site da Andy Warhol Fondation for the Visual Arts: http://www.warholfoundation.org/


---------------------

21 março 2010

TROPICÁLIA NA SALA DE AULA

Se o vídeo H.O. indicado no post anterior não é apropriado para a faixa etária que você trabalha, veja aqui outras possibilidades audiovisuais para levar a Tropicália para as suas aulas.

A versão para a música Tropicália de Caetano Veloso (gravada originalmente em 1968, e assim como o movimento tropicalista, está diretamente relacionada ao penetrável de Oiticica) feita pelo grupo Tantra em 1996, tem no clipe participação de Jorge Mautner, Caetano Veloso, Gilberto Gil e José Celso Martinez Correa.

Parangolé de Hélio Oiticica no vídeoclipe "Tropicália"

Leve para a sua escola a possibilidade de desenvolver atividades ou projetos interdisciplinares a partir desse clipe, analise a compatibilidade etária e planeje suas aulas.

Assista o clipe completo em http://www.youtube.com/watch?v=DIZl5w82mKA

No próximo vídeo - fragmento de documentário da BBC (em inglês) - estão a ditadura militar, os Festivais da Canção e a música tropicalista.
Caetano Veloso e Gilberto Gil no documentário "Brasil, Brasil - Tropicalia Revolution" da BBC

Veja parte do documentário: http://www.youtube.com/watch#!v=ANModWL1R78&feature=related

Prepare-se para discutir arte, cultura, história e sociedade no Brasil contemporâneo.

Tratando-se de Arte e Sociedade no Brasil, veja a coleção infantojuvenil escrita por Aracy Amaral e André Toral: http://www.callis.com.br/portal/busca.asp

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

---------------

MUSEU É O MUNDO E A ARTE/EDUCAÇÃO FAZ PARTE DELE

Quem esteve sábado - 20 de março - na abertura da exposição "Museu é o Mundo" de Hélio Oiticica no Itaú Cultural em São Paulo, pode conferir como sua arte continua pulsante.

Bateria da Mangueira, atores do Teatro Oficina à la Abravanation (herdeiros confessos de propostas de Oiticica com atualização artsy), Jards Macalé tocando incrivelmente com o coro do Oficina dentro de "Rhodislândia", e gente, muita gente.

Lá estão obras no Grupo Frente, neoconcretas, penetráveis, parangolés, bólides e textos do artista. Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecê-la além dos livros, "Tropicália" - pertencente à Tate na Inglaterra - está montada no Itaú Cultural.

Tropicália de Hélio Oiticica
Penetráveis de Oiticica também estão espalhados por parques e outros espaços de São Paulo. Nas novíssimas instalações do Parque Mário Covas na Avenida Paulista está um grandioso tratado sobre a luz.

Sempre que vou a aberturas de exposições defronto-me com uma questão: Por que nós arte/educadores somos tão poucos nestes eventos?

Ontem, os integrantes do sistema das artes estavam presentes e claramente identificados: de artistas e curadores a críticos e historiadores, de galeristas a colecionadores, de produtores a gestores culturais, da imprensa à academia. Quanto a nós da arte e da educação, além dos que trabalham na mostra, poucos foram vistos pelas salas expositivas.

O que acontece? Não somos convidados, não nos interessamos ou não somos interessantes?

Normalmente não recebo convites para aberturas, tenho que ir em busca e muitas vezes minhas solicitações são recusadas. Isso aconteceu novamente na semana passada quando fui recusado em atividade de um videomaker internacional badalado.

Em contrapartida, recebo toneladas de convites quando alguma empresa cultural quer me vender algo ou engrossar estatísticas de visitação e caixa com meus alunos.

Isso já aconteceu com você?

Neste aspecto o Itaú Cultural foi ótimo, pois ninguém precisou de convite para entrar na abertura da exposição de Oiticica.

O universo do artista é vasto e referencial para pensar a arte contemporânea. Caso você se empenhe em realizar um projeto educativo sobre Oiticica, suas aulas poderão contar com bastante material, incluindo o Projeto Hélio Oiticica disponibilizado pelo Itaú Cultural aqui.

No site do Itaú estão textos, imagens e entrevistas.

Entrevista com Hélio Oiticica

"Museu é o Mundo" oferecerá também ciclo de seminários.

Programe-se:
quarta 28
16h - Exibição do filme Guerra e Paz "Apocalipopotese" [Raymundo Amado, 1968, 16mm, 15 min]
Debate: Qual É o Lugar da Invenção de Hélio Oiticica na Crítica de Arte?, com Beatriz Scigliano, Cauê Alves, Katia Maciel e Paula Braga.

19h - Debate: A Prática da Escrita: Um Arquivo em Constante Dobra, com Frederico Coelho, Sérgio Martins e Tânia Rivera.


quinta 29
19h - Debate: O Hélio Plural: Os Diferentes Meios de Produção do Artista, com Andreas Valentim, César Oiticica Filho, Fernando Cocchiarale e Luciano Figueiredo.



Se você perdeu a ação de Macalé em "Rhodislândia", novas acontecerão nos próximos sábados e domingos. Programe-se:

27 e 28 de março (15 às 17h)
Síssi Fonseca e Hugo Fortes

10 e 11 de abril (15 às 17h)
Marco Paulo Rolla

17 e 18 de abril (15 às 17h)
Cris Bierrenbach

24 e 25 de abril (15 às 17h)
Maurício Ianês

1 e 2 de maio (15 às 17h)
Lia Chaia

15 de maio (12h)
José Celso Martinez Corrêa

Anote:
Avenida Paulista, 149
São Paulo SP
11 2168 1777

Além de visitas mediadas, seminários e ações, o Itaú oferecerá oficina de vídeo para crianças e encontros temáticos. Veja a programação completa e os locais da exposição aqui.

Assista ao vídeo H.O. (não recomendado para menores) sobre a obra de Oiticica:
Parte 01: http://www.youtube.com/watch?v=iyEH58BhxAA
Parte 02: http://www.youtube.com/watch#!v=RfmDE5e0GR4&feature=related

Conheça um pouco do Abravanation aqui.

Em tempo: Muito feliz foi o encontro na abertura de ontem com Sofia Fan, produtora chefe do Itaú e uma das fundadoras do AEP em 2001.

É NESTES EVENTOS QUE O MUNDO DA ARTE SE ENCONTRA E A ARTE/EDUCAÇÃO FAZ PARTE DELE.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

20 março 2010

AINDA NÃO ENTROU? CORRE!

PROJETO PODE ENTRAR! no Sítio Morrinhos, uma das unidades do Museu da Cidade de São Paulo.

Fachada do Sítio Morrinhos

Departamento do Patrimônio Histórico e Arteducação Produções proporcionam nesse domingo - 21 de março - vivência artística com sons, palavras e imagens.

Rua Santo Anselmo, 102, Jardim São Bento (Santana)
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11 2236-6121
Corre que ainda dá tempo!

Museu da Cidade de São Paulo: http://www.museudacidade.sp.gov.br/

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

--------------

MERCADO EDITORIAL DA ARTE/EDUCAÇÃO ESTÁ CRESCENDO

Ótima notícia: a  revista DASARTES contém coluna sobre arte/educação.

Capa da Revista DASARTES nº 4

Leia uma delas aqui.

----------------------------------------------------

SABE QUEM NÓS SOMOS?

O site do ARTEDUCAÇÃO PRODUÇÕES (AEP) foi atualizado e já está online.
Participaram dessa empreitada junto a nós REX DESIGN, ROBERTO JOJI e ÉFIKA WEB.
Homepage do site AEP

Conheça melhor nosso trabalho: http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

---------------

BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO E EDITORA COSACNAIFY PROMOVEM ENCONTROS COM AUTORES

Parceria entre a Biblioteca Monteiro Lobato e a Editora Cosacnaify  promove encontros com autores nos projeto SÁBADO NA BIBLIOTECA.

Eva Furnari, Ana Maria Machado (integrante da equipe que desenvolveu a cuidadosa edição da Cosacnaify para "Alice no Pais das Maravilhas", tradução de Nicolau Sevcenko/ilustrações de Luiz Zerbine) e Bartolomeu Campos de Queirós são os autores que participarão dos encontros.
Entrada da Biblioteca Monteiro Lobato



-----------------

19 março 2010

TEMAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Katia Canton lançou coleção de seis livros com temas da arte contemporânea:
- Do moderno ao contemporâneo
- Narrativas enviesadas
- Tempo e memória
- Corpo, identidade e erotismo
- Espaço e lugar
- Da política às micropolíticas.

Veja mais em: http://www.wmfmartinsfontes.com.br/detalhes.asp?id=553022

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

-----------

18 março 2010

NEGROS, ÍNDIOS E O BRASIL CONTINUA HOJE E AMANHÃ

O Ciclo de palestras NEGROS, ÍNDIOS E O BRASIL - DIÁLOGOS NA CULTURA iniciado ontem com a participação de Ana Mae Barbosa e Lisy Sallum chega ao segundo dia.

História e Cultura Afro-brasileira e suas Influências na Cultura do Brasil é o tema de hoje, com a participação de Dennis de Oliveira e Helcio Barbosa.

Amanhã Dennis de Oliveira e Valdemar de Andrade e Silva falarão sobre História e Cultura Indígena e suas Influências na Cultura do Brasil.

13h30 às 17h30
Caixa Cultural Sé, SP
Praça da Sé, 111
11 3801 4272


----------------

DE PAI PARA FILHO: MATTA E MATTA-CLARK

Gordon Matta-Clark é classificado como artista conceitual. Seu pai, o chileno Roberto Matta, é consagrado pintor surrealista.
Pintura de Roberto Matta

Saiba mais: http://www.revista.agulha.nom.br/ag54matta.htm

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

--------------

EDUCATIVO DO MAM-SP PARTICIPA DA RECONSTRUÇÃO DE OBRA DE GORDON MATTA-CLARK

Ser arte/educador em instituições culturais indica conviver com grandes mudanças a cada nova exposição. Integram essas alterações levantar bibliografia, estudar contextos, conhecer e questionar o eixo curatorial, a expografia, planejar/realizar mediações junto a visitantes e promover atividades.

Assim como preparar aulas, desenvolver atividades educativas em museus é tão complexo quanto.

A exposição de Gordon Matta-Clark (1943-1978) apresentada no Museu de Arte Moderna de São Paulo proporcionou ao grupo de educadores do museu uma experiência especial: seus integrantes participaram da reconstrução de uma obra do artista. Garbage Wall foi reconstruído sob orientação de Jane Crawford, viúva do artista e diretora do Estate of Gordon Matta-Clark.
Gordon Matta-Clark, Garbage Wall, 1970
(reconstrução feita na 27ª Bienal de São Paulo, imagem disponível em http://www.flickr.com/photos/26468628@N00/1392695375)

Certamente essa participação trouxe aos educadores maior propriedade para mediar visitas, oficinas e cursos. A exposição "Gordon Matta-Clark: Desfazer o Espaço" acontece no MAM-SP até 04 de abril e tem vasta programação educativa.

Informe-se sobre as atividades educativas do MAM-SP: http://www.mam.org.br/

Participe e planeje suas atividades.

Entrevista de Jane Crawford que poderá contribuir com suas aulas: http://www.mam.org.br/2008/portugues/exposicaoDetalhes.aspx?id=91

Vídeo sobre Matta-Clark na Bienal de Ladonia em 2009: http://www.youtube.com/watch#!v=z5y7bbCfY7Y&feature=related

José Minerini

--------------

PODE ENTRAR! NO SÍTIO MORRINHOS

Nesse domingo - 21 de março - o PROJETO PODE ENTRAR! acontecerá no Sítio Morrinhos, uma das unidades do Museu da Cidade de São Paulo.

Fachada do Sítio Morrinhos

Nessa parceria entre o Departamento do Patrimônio Histórico e o Arteducação Produções será proporcionada vivência artística com sons, palavras e imagens.

Rua Santo Anselmo, 102, Jardim São Bento (Santana)
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11 2236-6121

Traga toda a família para vivenciar arte e cultura em mais um importante espaço museal de São Paulo.

Sobre o Museu da Cidade de São Paulo: http://www.museudacidade.sp.gov.br/

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

--------------

14 março 2010

TIJUANA DISCUTE ARTE PÚBLICA (POR ANA MAE BARBOSA)

Acción Fruta Urbana de Fallen Fruit

A Arte Pública - que prefiro chamar Arte do Público - há algum tempo vem sendo uma área muito visível em Tijuana por causa das irracionais políticas de fronteiras rígidas dos Estados Unidos com o México.

Dia 20 de março haverá a festa de encerramento do projeto Performing Public Space realizado para levar o publico a pensar a diluição das fronteiras entre Arte e Vida e Arte e História.
 
Programa:
Casa del Tunél e arredores, Tijuana, 20 de março de 2010
14h00 - Fallen Fruit: Acción Fruta Urbana
16h30 - Lauren Bon: Tia Juana Day
19h00 - Portable City Projects: People's Café Dance Party
19h30 - John Geary: A Touch of Evil

Por Ana Mae Barbosa, especial para ARTEDUCAÇÃO ONLINE.

------------
 
Veja uma ação que integra o encerramento: http://www.youtube.com/watch?v=27crKAVe0VQ&feature=player_embedded

-------------

ATENÇÃO EDITORAS: NÃO TEMOS VASARI PUBLICADO NO BRASIL!

Capa do livro "A vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos"

Já citado no post abaixo, há 500 anos morria Sandro Botticelli. Preparar aulas e atividades acerca do artista está esbarrando em um grave problema: a análise fundamental de Giorgio Vasari (1511-1574) sobre o pintor não está publicada no Brasil.

Livro de extrema importância editado no século XVI, "A vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos" de Vasari possui fragmentos em português, porém não se encontra integralmente traduzido. 

Na excelente coleção "A pintura: textos essenciais" dirigida por Jacqueline Lichtenstein e publicada pela Editora 34 se encontram textos do autor e artista em três volumes: no volume 1 estão as análises de 1568 sobre Giotto e Da Vinci; no volume 7 está a carta a Benedetto Varchi de 1547; no volume 9 se encontra texto também de 1568 sobre o primado do desenho.

Alguém se habilita a publicar?

Conheça a coleção da Editora 34: http://www.editora34.com.br/detalhe.asp?id=281&busca=

---------------

13 março 2010

CULTURA VISUAL: VÍDEO CLIPE COM REELABORAÇÃO DE PINTURAS

Pintura de Delacroix reelaborada no clipe 70 Million

Da Vinci, Botticelli, Rembrandt, Vermeer, Géricault, David, Michelangelo, Magritte, Mondrian, Frida Kahlo, Picasso... Reelaboração de pinturas no clipe "70 Million", música da banda franco-americana "Hold Your Horses!". Esteticismo, historicismo, reelaboração, citação e afins.

Veja o clipe na íntegra:


Ótimo clipe para instigar aulas de artes. Pergunte a seus alunos qual (ou quais) imagem lhes despertou interesse. Certamente surgirão projetos para muitas aulas.

Ouça outras músicas da banda "Hold Your Horses!" aqui.
Lembrando: em 2010 se completam 500 anos da morte do 'barrilzinho' Botticelli. O "Nascimento de Vênus" também está contemplado no clipe acima. Pesquise e prepare suas aulas!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

EXPOGRAFIA DO MUSEU AFROBRASIL TEM FUNDAMENTO EDUCATIVO

Severas críticas já foram feitas à expografia que acolhe o acervo do Museu AfroBrasil. Situada no segundo andar do Pavilhão Manoel da Nóbrega no Parque do Ibirapuera em São Paulo, num primeiro olhar  as cores das paredes expográficas - asim como suas disposições - confundem a percepção. Entretanto, basta analisar com cautela o "Roteiro de Visita ao Acervo" (vendido na loja do museu) publicado junto ao Núcleo de Educação para constatar que essas críticas se fundam em critérios não atentos à arte/educação.

Acesso e segundo andar do Museu AfroBrasil

A expografia é organizada em módulos diferenciados por cores. Caso pretenda-se conduzir uma visita sobre escravidão no Brasil, ou sobre pintores negros, cultos afrobrasileiros, herança africana, etc é justamente a colorida expografia que contribuirá para a delimitação da visita pretendida. O "Roteiro de Visita" indica seis seções intercambiáveis que possibilitam atingir qualitativamente os objetivos junto a seus alunos.

Saiba mais sobre o museu em http://www.museuafrobrasil.com.br/index_01.asp

Conheça outras publicações do Núcleo de Educação que poderão contribuir com suas aulas/visitas em http://www.museuafrobrasil.com.br/publicacoes_educacao.asp

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html

--------------

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES NA FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

Muito antes da inauguração em 2008 da atual sede da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, exposições com obras do artista e atividades educativas aconteciam na casa em que o artista viveu. Na nova sede, o programa educativo continua a desenvolver importantes atividades que atendem não só estudantes, mas também professores/educadores.

Veja o programa em http://www.iberecamargo.org.br/content/escola/default.asp

Nesse, merece reflexão o link entitulado "CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES" por ser em si controverso. Generalista, leva a entender que professores não são capacitados.

A defesa pela qualidade da educação e pela valorização do professorado jamais deve ser abandonada, porém tal termo induz à desvalorização da docência ao sugerir incapacidade. Fica aqui a sugestão!

Saiba mais sobre a Fundação Iberê Camargo em http://www.iberecamargo.org.br/default.asp

Sede da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre inaugurada em 2008
(imagem disponível em http://www.skyscrapercity.com/)

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html

------------

SORTEIO DE BOLSAS DE ESTUDO EM SÃO PAULO

Bolsas de estudo para professores na Escola São Paulo. Veja  as opções:

1 ano de Cinema - início em 16/03
1 semestre de Cinema - início em 16/03
1 semestre de Fotografia - início em 15/03
1 semestre de Direção de Arte - início em 16/03
História da Arte Arquitetura e Vestuário - início em 30/03
História do Cinema - início em 23/03
Fotografia Contemporânea - início em 15/03
História da Moda - início em 24/03
Trilha Sonora e Produção Musical - início em 7/04
Cenografia para Teatro - início em 27/03
Maquiagem de Moda no Decorrer da História - início em 5/04
Sound Art and Live Performance - início em 22/03
Como Lançar a sua Ideia Criativa, O seu Negócio - início em 12/04

Inscrições em http://www.artenaescola.org.br/promocao.php
(necessário se cadastar para receber login e senha)

Conheça mais sobre a Escola São Paulo em http://www.escolasaopaulo.org/

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html

----------------

11 março 2010

PROJETO PODE ENTRAR! CHEGA À CAPELA DO MORUMBI

Arteducação Produções junto ao Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) oferece nos domingos de MARÇO e ABRIL atividades exclusivas nas sedes do MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO, incluindo o Museu do Theatro Municipal.

Nesse domingo, 14/03/2010,  PODE ENTRAR! chega à Capela do Morumbi.

Fachada da Capela do Morumbi

Será desenvolvida criação coletiva de desenhos e esculturas em argila que interajam com a capela e com a exposição de José Spaniol.

Avenida Morumbi, 5387
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11 3772-4301

Veja mais sobre a Capela do Morumbi em http://www.museudacidade.sp.gov.br/capeladomorumbi.php

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

-------------

09 março 2010

PALESTRA COM ANA MAE BARBOSA

Ciclo de palestras NEGROS, ÍNDIOS E O BRASIL - DIÁLOGOS NA CULTURA.
Com Ana Mae Barbosa, Lisy Sallum, Dennis de Oliveira, Helcio Barbosa e Valdemar de Andrade e Silva.
17, 18 e 19 de março, das 13h30 às 17h30. Caixa Cultural Sé, SP.
Inscrições pelo e-mail inscricao.sp@uol.com.br 

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

-------------------

07 março 2010

TIDE HELLMEISTER: BRAVA GENTE

Ao entrar na exposição de Tide Hellmeister (1942-2008) na Caixa Cultural Sé em São Paulo, já esperava uma grata surpresa. As personagens do artista que inspiram o título da mostra estão lá, suas maquetes tipográficas também.

Célebre pelo uso da tipografia e da colagem, em suas pinturas Tide transita entre o expressionismo e o surrealismo. Observou transeuntes em São Paulo e criou não só pinturas, mas também histórias para eles. Estas podem ser ouvidas nos muitos telefones espalhados pela cenografia que ora acerta na contextualização, ora erra ao destacar reproduções em detrimento de pinturas originais apresentadas no escuro.

Nas maquetes, o ilustrador, designer gráfico e pintor construiu casas oníricas nas quais letras recortadas se tornam elementos visuais tão representativos quanto os outros ali aplicados. Eis um universo que merece maior atenção nossa, arte/educadores, pois é comum encontrarmos nas escolas maquetes com baixa qualidade estética e limitada pesquisa de materiais.

Primeira sala da exposição (imagem: expobravagente.blogspot.com)

Os educadores da exposição - selecionados pelo Arteducação Produções - estão a postos para mediar sobre a obra do artista e sobre as opções curatoriais de Claudia Lopes, assim como a expografia de André Hellmeister.

O aspecto lúdico está presente no catálogo, no qual uma cartela com reproduções adesivas vem encartado para que se possa customizar a capa.

Na entrada da sala com a música "Colagens" de Marcelo Coelho inspirada na obra de Tide, merece atenção o texto que encerra a exposição. Nele, Chico Homem de Melo destaca em Hellmeister rara herança barroca no meio das artes gráficas modernistas marcadas pela Escola de Ulm.

Colagem, pintura, tipografia, caligrafia, artes gráficas, expressionismo, surrealismo, barroco, narrativas sonoras, maquete, cenografia... Visite a exposição, planeje suas atividades e investigue junto aos seus alunos o magnífico universo de Tide Hellmeister e dessa exposição.

Fique atento às oficinas que integram a ação educacional aqui.

Ouça "Colagens" de Marcelo Coelho aqui.

Visite o blog da exposição aqui.

Livros que podem contribuir com suas aulas e atividades:
STRAUB, Ericson. Tide Hellmeister: Inquieta colagem. Curitiba: Infolio Editorial, 2006.
HELLMEISTER, Tide, PEREIRA, Otoniel S. Desnudamentos: Colagens, uma aventura tipo gráfica. São Paulo: Gráfica Burti, 1999.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

PROJETO PODE ENTRAR! NO MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO

Arteducação Produções junto ao Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) oferece nos domingos de MARÇO e ABRIL atividades exclusivas nas sedes do MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO, incluindo o Museu do Theatro Municipal.

No projeto PODE ENTRAR! serão desenvolvidas atividades que incentivam vivências culturais em diversas regiões da metrópole, realizando ocupações e intervenções artísticas nos espaços que integram as diversas sedes do Museu.

Entre e fique à vontade!

Programa:
MARÇO
7 Monumento à Independência e Casa do Grito
A arte de contar histórias explorando materiais sonoros e as linguagens visual, corporal e oral.
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11  2068-0032

14 Capela do Morumbi
Criação coletiva de desenhos e esculturas em argila que interajam com a capela e as exposições de arte contemporânea presentes no local.
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11  3772-4301

21 Casa do Sitio Morrinhos
Vivência artística com sons, palavras e imagens.
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11  2236-6121

28 Casa do Sitio da Ressaca
Instalações site-specifics (obras de arte concebidas especialmente para um local) no parque que circunda a casa.
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11  5011-7233

ABRIL
4 Casa Modernista
Reconhecimento da vegetação e do projeto original da paisagista Mina Klabin nos jardins do Parque Modernista.
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11  5083-3232

11 Casa do Bandeirante
Oficina de escultura em jornal inspirada na exposição "Guerra dos Emboabas, 300 anos depois".
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11  3031-0920

18 Casa do Tatuapé
Olhares fotográficos sobre as transformações do Bairro do Tatuapé.
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11  2296-4330

25 Museu do Theatro Municipal
As transformações da cidade de São Paulo exploradas a partir do Museu do Theatro, da Praça Ramos de Azevedo e do Monumento a Carlos Gomes.
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11  3241-3815

Saiba mais:
www.museudacidade.sp.gov.br/

www.museudacidade.sp.gov.br/museu-localizacao.php

www.arteducacaoproducoes.com.br/

--------------

NÓS, OS AUTORES

Integrantes do ARTEDUCAÇÃO PRODUÇÕES e colaboradores que escrevem no AEOL:

Ana Amália
Doutora em Artes pela USP. Fundadora do Arteducação Produções, é artista/educadora, professora de inglês e tradutora. Atua como voluntária em educação não-formal na Associação Nosso Sonho.

Camila Lia
Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Professora no Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Estácio-Uniradial. Atua com supervisão e formação de educadores em projetos educativos do Museu da Cidade de São Paulo e SESC SP, entre outros.

Carlos Bermudes
Profundo conhecedor da história do rock, Carlos escreve sobre músicos e bandas de rock icônicos que a arte/educação não pode deixar de prestar atenção.

Edna Onodera
Graduada em Artes Plásticas, com aperfeiçoamento em Educação, Arte e Cultura pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação - NACE/NUPAE-ECA/USP. Educadora e produtora cultural com ênfase em arte/educação e mediação cultural. É coordenadora executiva do Arteducação Produções.

Guilherme Nakashato
Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP e doutorando em Artes Visuais pela ECA/USP. Professor do Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo, atuando no ensino médio integrado (Arte) e nos cursos de Licenciatura em Física (Comunicação e Linguagem) e de Arquitetura e Urbanismo (Estética, História e Teoria da Arte).

José Minerini Neto
Doutor em Artes Visuais pela ECA/USP. Editor do AEOL, é é pesquisador, é professor e coordenador de Arte na Rede Particular, atua também com educação não formal em museus e instituições culturais.

Moa Simplicio
Mestre em Artes pela ECA/USP. Gravador, pintor e arte/educador, é consultor no Ministério da Cultura, Representação Regional de São Paulo.

Rejane Coutinho
Doutora em Artes pela USP. Professora do Instituto de Artes da UNESP/Campus São Paulo, atuando na graduação e pós-graduação. Realiza pesquisas sobre história do ensino de artes, formação de professores, arte/educadores e mediadores culturais no campo das artes visuais.

Visite o nosso site:
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

SOBRE O ARTEDUCAÇÃO PRODUÇÕES

O AEP iniciou sua atuação em 2001, em São Paulo a partir do convite do Centro Cultural Banco do Brasil para estruturar e desenvolver o programa educativo da instituição que foi inaugurada no mesmo ano. A parceria entre o AEP e o CCBB-SP gerou vários projetos de mediação para exposições, o programa Diálogos & Reflexões com Educadores, seminário sobre mediação cultural e social e publicações entre 2001 e 2007.

A equipe inicial foi formada pela arte/educadora Ana Amália, então professora do Núcleo de Apoio à Arte/Educação da ECA-USP, junto a Sofia Fan e Rejane Coutinho e contou com a participação de artistas, educadores e produtores especialistas em várias linguagens artísticas e interessados em pesquisar e desenvolver projetos de mediação cultural, como Edna Onodera, Guilherme Nakashato, José Minerini Neto, Moa Simplício, Lúcia Ferreira, Adonay Donley e Erick Orloski.

Em sintonia com as transformações no campo da arte e da educação na contemporaneidade, a equipe vem refinando suas idéias e seus projetos de mediação cultural, gerando pesquisas e produzindo conhecimento sistematizado. A prática reflexiva é um diferencial qualitativo dos trabalhos desenvolvidos pela equipe que busca exercer o senso crítico e a capacidade avaliativa em processos formativos de educadores mediadores e na auto-formação de seus membros.

Como um organismo vivo a equipe vem crescendo e incorporando profissionais ao longo do percurso, como Camila Lia e Christiane Coutinho Orloski, Alberto Tembo e Auber Betinelli, Stella Ramos, Thelma Löbel, e Carolina Marielli. Trabalhando em processos coletivos de troca de experiências e saberes outros profissionais parceiros contribuíram em projetos específicos, como Heloisa Margarido Sales, Fábio Tremonte, André Costa e Tatiana Arantes. Importante ressaltar a parceria constante de Ana Mae Barbosa, desde o início dos trabalhos da equipe através de consultorias e participação efetiva em projetos pontuais.

Hoje o AEP funciona como um coletivo pluricelular diante da ampliação de suas ações e parceiros institucionais, mantendo as dinâmicas interativas, presentes em sua criação, quando as decisões são discutidas coletivamente, objetivando consistência e coerência conceitual e ideológica no desenvolvimento e na gestão de projetos educativos/artísticos de mediação cultural, pois continuamos a acreditar que a arte é potencialmente educação.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

ARTE/EDUCAÇÃO EM FOCO

Bem vindos à revista eletrônica do Arteducação Produções!
Aqui publicaremos frequentemente assuntos referentes à arte e à educação. Atualidades, debates, lançamentos, resenhas, críticas e mais.

Abraços,
Equipe do Arteducação Produções
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

---------------