18 março 2010

EDUCATIVO DO MAM-SP PARTICIPA DA RECONSTRUÇÃO DE OBRA DE GORDON MATTA-CLARK

Ser arte/educador em instituições culturais indica conviver com grandes mudanças a cada nova exposição. Integram essas alterações levantar bibliografia, estudar contextos, conhecer e questionar o eixo curatorial, a expografia, planejar/realizar mediações junto a visitantes e promover atividades.

Assim como preparar aulas, desenvolver atividades educativas em museus é tão complexo quanto.

A exposição de Gordon Matta-Clark (1943-1978) apresentada no Museu de Arte Moderna de São Paulo proporcionou ao grupo de educadores do museu uma experiência especial: seus integrantes participaram da reconstrução de uma obra do artista. Garbage Wall foi reconstruído sob orientação de Jane Crawford, viúva do artista e diretora do Estate of Gordon Matta-Clark.
Gordon Matta-Clark, Garbage Wall, 1970
(reconstrução feita na 27ª Bienal de São Paulo, imagem disponível em http://www.flickr.com/photos/26468628@N00/1392695375)

Certamente essa participação trouxe aos educadores maior propriedade para mediar visitas, oficinas e cursos. A exposição "Gordon Matta-Clark: Desfazer o Espaço" acontece no MAM-SP até 04 de abril e tem vasta programação educativa.

Informe-se sobre as atividades educativas do MAM-SP: http://www.mam.org.br/

Participe e planeje suas atividades.

Entrevista de Jane Crawford que poderá contribuir com suas aulas: http://www.mam.org.br/2008/portugues/exposicaoDetalhes.aspx?id=91

Vídeo sobre Matta-Clark na Bienal de Ladonia em 2009: http://www.youtube.com/watch#!v=z5y7bbCfY7Y&feature=related

José Minerini

--------------

Nenhum comentário: