23 março 2010

DESIGN EM FOCO: SAPATOS

Todos sabemos que o universo da moda é cada vez mais fortalecido na cultura visual contemporânea.

Observe esses sapatos:
Sapatos do Virtual Shoe Museum

Você já pensou em desenvolver atividades voltadas ao fashion design?

Pergunte a seus alunos quais são suas referências de moda e proponha pesquisa de materiais e experimentações estéticas.

Veja os sapatos acima e muitos outros aqui.

Só para lembrar: um dos primeiros trabalhos de Andy Warhol foi como ilustrador de sapatos.
Ilustração de Andy Warhol
imagem: obliterated.blogspot.com

----------------------------------------------------

Um comentário:

Camila Lia disse...

Estive hoje de manhã com meus alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UniRadial na exposição de Warhol na Estação Pinacoteca. Fomos num pequeno grupo, com poucos alunos, eu e mais outra professora. Foi uma experiencia delicada, sem grandes algazarras ou discursos. Conversas delicadas e olhares curiosos, de todos nós, sobre a exposição e sobre nós mesmos. Gosto destes dialogos provocados pelo ambiente do museu, com a arte e entre nós, de forma diferente da sala de aula. Amplia conhecimentos, sobre arte, e sentidos, entre alunos e professores.
A produção de Warhol é muito elegante e sofisticada, bom ver de perto. Na exposição, ao invés dos grandes textos de curadoria, prefiro as breves e provocadoras frases do artista nas paredes da exposição, diagramadas de forma sutil, sem interferir forçosamente na leitura das obras... Os textos de curadoria, opto por ler nos catálogos ou peças gráficas, de preferencia sentada, já que são mais longos e complexos.
Estou curiosa sobre a produção do artista como ilustrador...vou pesquisar mais.
Após sair da Estação Pinacoteca, passei na Pinacoteca e solicitei no Agendamento, material gráfico para professores: pranchas com imagens e apostilas com contextos sobre os artistas ou coleções de obras expostas no local. Vou experiemnetar em sala de aula, e volto a falar de material gráfico educativo em breve. Aliás, sobre este tema, recomendo a leitura da dissertação de mestrado de Christiane Coutinho, do IA Unesp - SP.
Um abraço,
Camila