07 março 2010

TIDE HELLMEISTER: BRAVA GENTE

Ao entrar na exposição de Tide Hellmeister (1942-2008) na Caixa Cultural Sé em São Paulo, já esperava uma grata surpresa. As personagens do artista que inspiram o título da mostra estão lá, suas maquetes tipográficas também.

Célebre pelo uso da tipografia e da colagem, em suas pinturas Tide transita entre o expressionismo e o surrealismo. Observou transeuntes em São Paulo e criou não só pinturas, mas também histórias para eles. Estas podem ser ouvidas nos muitos telefones espalhados pela cenografia que ora acerta na contextualização, ora erra ao destacar reproduções em detrimento de pinturas originais apresentadas no escuro.

Nas maquetes, o ilustrador, designer gráfico e pintor construiu casas oníricas nas quais letras recortadas se tornam elementos visuais tão representativos quanto os outros ali aplicados. Eis um universo que merece maior atenção nossa, arte/educadores, pois é comum encontrarmos nas escolas maquetes com baixa qualidade estética e limitada pesquisa de materiais.

Primeira sala da exposição (imagem: expobravagente.blogspot.com)

Os educadores da exposição - selecionados pelo Arteducação Produções - estão a postos para mediar sobre a obra do artista e sobre as opções curatoriais de Claudia Lopes, assim como a expografia de André Hellmeister.

O aspecto lúdico está presente no catálogo, no qual uma cartela com reproduções adesivas vem encartado para que se possa customizar a capa.

Na entrada da sala com a música "Colagens" de Marcelo Coelho inspirada na obra de Tide, merece atenção o texto que encerra a exposição. Nele, Chico Homem de Melo destaca em Hellmeister rara herança barroca no meio das artes gráficas modernistas marcadas pela Escola de Ulm.

Colagem, pintura, tipografia, caligrafia, artes gráficas, expressionismo, surrealismo, barroco, narrativas sonoras, maquete, cenografia... Visite a exposição, planeje suas atividades e investigue junto aos seus alunos o magnífico universo de Tide Hellmeister e dessa exposição.

Fique atento às oficinas que integram a ação educacional aqui.

Ouça "Colagens" de Marcelo Coelho aqui.

Visite o blog da exposição aqui.

Livros que podem contribuir com suas aulas e atividades:
STRAUB, Ericson. Tide Hellmeister: Inquieta colagem. Curitiba: Infolio Editorial, 2006.
HELLMEISTER, Tide, PEREIRA, Otoniel S. Desnudamentos: Colagens, uma aventura tipo gráfica. São Paulo: Gráfica Burti, 1999.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

Nenhum comentário: