10 dezembro 2010

AUTO DE NATAL DE SUZANA RODRIGUES

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro exibirá a partir de amanhã, 11/12, um dos mais significativos exemplares da arte de bonecos no Brasil: o Auto de Natal da arte-educadora e titeriteira Suzana Rodrigues.

Divulgação

Apresentada pela primeira vez em 1956 no MASP, a obra representa o presépio natalino. As expressões e características dos personagens foram obtidas com sofisticada e complexa técnica de escultura por meio de vincos, costuras ou superposição de tecidos, arte que Suzana dominava com estilo e maestria.

Maria, José e o Menino Jesus – Arte de Suzana Rodrigues
fotografia: Marco Rodrigues

A jornalista Teresa Cristina Rodrigues - filha de Suzana - explica que a exposição é uma homenagem à artista falecida em junho deste ano:

- Minha mãe teve uma atuação importante na integração da arte com a educação levando seu Teatro de Bonecos a museus, praças, escolas, asilos e hospitais. No Museu de Arte de São Paulo ela criou em 1948, e dirigiu por 10 anos, o Club Infantil de Arte, primeira experiência com crianças em museu na América Latina. Sua obra “O Brasil de Pedro a Pedro”, que dinamiza a relação museu-escola, foi doada em 1989 por Lily Marinho ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

O local para a apresentação do Auto de Natal foi especialmente escolhido: Suzana amava passear no Jardim Botânico, espaço que agora oferece a oportunidade de apreciar esta obra que continua a encantar crianças e adultos.

Anote:
Centro de Visitantes do Jardim Botânico
Rua Jardim Botânico, 1008
Rio de Janeiro
De 11/12/2010 a 02/01/2011
Das 8h00 às 17h00
Gratuito

Imperdível!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
--------------------------------------------------

Nenhum comentário: