22 dezembro 2010

"GUERRA" E "PAZ" DE PORTINARI NO RIO DE JANEIRO

Acesse aqui informações sobre a exposição "Guerra" e "Paz" em São Paulo.

---------------------------------

Os paineis "Gerra" e "Paz" pintados por Portinari entre 1952 e 1956 que ocupam a sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque estão no Brasil.

Ontem à noite foi aberta à visitação a exposição destes painéis no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Aproveitando a reforma por que passa o prédio novaiorquino - cujo projeto funda-se em proposta de Oscar Niemeyer e Le Corbusier - as pinturas iniciam itinerância internacional no Rio e talvez sejam vistas também em Brasília (Museu Nacional) em 2011 e em São Paulo (Oca/Ibirapuera) em 2013 quando voltarão para o Rio de Janeiro.

Antes disso, as pinturas serão restauradas no Palácio Gustavo Capanema e poderão ser acompanhadas junto a um programa educativo montado para esta ocasião.

O artista aceitou pintar os painéis quando já estava intoxicado pela tinta que usava. Leia:

"Quando recebeu o convite para realizar os murais Guerra e Paz, Portinari já estava proibido de pintar pelos médicos, na tentativa de freiar o processo de envenenamento pelas tintas que o pintor sofria. Mas Portinari não recuou ao desafio e ao trabalho maior de toda a sua vida. Guerra e Paz seria o coroamento na trajetória de vida de Portinari, que não pintava apenas por pintar."

Este texto é fragmento de conteúdo disponível no site dedicado à itinerância destas pinturas que você poderá acessar aqui.

Montagem de "Guerra" e "Paz" no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro
imagem: Tasso Marcelo/AE, www.jornalacidade.com.br

João Candido Portinari, filho do artista responsável pelo Projeto Portinari e pela itinerância de "Guerra" e "Paz" em parceria com o Governo Federal prevê ainda exibições no Grand Palais em Paris, no Museu da Paz de Hiroshima, no Centro Europeu de Investigação Nuclear em Genebra, na sede do Prêmio Nobel da Paz em Oslo e no MoMA/NY.

O site do Projeto Portinari traz ótimas informações para aulas com link especial dedicado às crianças. Se você está no Rio de Janeiro e vir a levar seus alunos para conhecer o restauro, conte para nós como foi a visita que publicaremos aqui no AEOL.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

Nenhum comentário: