17 dezembro 2010

SUZAN PHILIPSZ É A VENCEDORA DO TURNER PRIZE 2010

Fim de ano é sempre época de celebração (entenda-se em sentido ampliado).

Um dos mais comentados prêmios das artes é o Turner Prize britânico. Oferecido desde 1984 apenas para artistas do Reino Unido, já contemplou Gilbert & George (1986), Richard Long (1989), Anish Kapoor (1991), Damien Hirst (1995) e Tomma Abts (2006).

2010 foi a vez da escocesa que vive em Berlim Susan Philipsz vencer. Participante da 29ª Bienal de São Paulo encerrada no último domingo, sua instalação sonora - pouco ou nada comentada pelos visitantes e pela crítica - ocupou a Marquise do Ibirapuera entre o MAM e a OCA/Auditório. Composto exclusivamente por canto, só percebeu o trabalho quem por lá passou.

Leia a apresentação de Suzan no catálogo da Bienal (também disponível aqui):

"Susan Philipsz desenvolve uma abordagem única do som, entendido como uma parcela própria da configuração dos espaços, com a capacidade de provocar, evocar e revolver camadas da memória dos indivíduos integrados numa determinada cultura. Quase integralmente camufladas, as instalações sonoras de Philipsz combinam suavidade, fluidez e vibração para criar uma atmosfera enigmática e atrair a atenção do público. Seus métodos de composição induzem ao reconhecimento, simultaneamente estranho e familiar, de alguns elementos das sonoridades apresentadas. A artista pesquisa o contexto do lugar a ser preenchido com sua música, observando o quadro de referências culturais e as histórias intrincadas que o organizam. Suas obras apropriam-se de alguns traços dessa pesquisa, que posteriormente são recombinados em sutis cartografias sonoras a serem desvendadas pelos habitantes provisórios dos espaços, enquanto caminham por eles. Em São Paulo Philipsz elegeu, para desenvolver a composição e instalação sonora To the Greenwood, o espaço da marquise do Parque do Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer e anexo ao Pavilhão Ciccillo Matarazzo."

Corriqueiros quando o assunto é premiação, protestos aconteceram nesta edição do Turner apresentada por Miuccia Prada. Veja:


Assista a uma das instalações sonoras da artista.


José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
--------------------------------------------------

Nenhum comentário: