01 abril 2010

VAN GOGH PARA COLORIR

ACESSE AQUI NOVA VERSÃO DESTE POST.

Seus alunos adoram colorir desenhos prontos? Você já se perguntou qual é a fundamentação pedagógica para essa prática?
Veja:
Desenho para colorir de "Quarto em Arles" de Van Gogh
imagem: http://www.vangoghmuseum.nl

O tema representado acima foi pintado duas vezes por Van Gogh: a primeira em 1888 e a segunda um ano depois. Que tal desenvolver atividades a partir da obra desse artista?

Apresente outras pinturas do artista e analise com seus alunos quais cores ele usou e como. Baixe e reproduza os desenhos disponibilizados aqui, ofereça materiais diversos para colorir e quando todos tiverem finalizado, apresente as versões pintadas pelo artista e converse sobre as opções e composições cromáticas de cada um.

Certamente colorir desenhos será experiência muito mais significativa.

Falando nisso, por que pouquíssimos artistas fazem desenhos para criança colorir?

Em tempos de Páscoa vale refletir: Seremos reféns dos deformados e estereotipados coelhinhos e afins para colorir? Nada contra os coelhinhos mas sim sobre a qualidade estética dos desenhos reproduzidos que circulam em muitas escolas. Retomando as questões iniciais desse post, em que eles acrescentam na formação de seus alunos? Comente!

Por sua vez, deformação e estereótipo são excelentes debates na arte e na educação.

O Museu Van Gogh de Amsterdan poderá contribuir ainda mais com suas aulas: http://www.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?lang=nl

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/


P.S.: Antes da Páscoa ARTEDUCAÇÃO ONLINE informará ainda sobre atividade no Parque Modernista e voltará na semana que vem com muito mais.

Feliz Páscoa!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

Nenhum comentário: