05 abril 2010

GRAFITE E PICHAÇÃO NA ESCOLA

A nova pintura dos grafiteiros OsGêmeos pode ser vista no Museu de Arte Moderna no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Crianças observam os artistas trabalhando na parte externa do museu

O universo onírico desses artistas surge na street art  (grafite, pichação, sticker, cultura hip hop, etc), tema facilitador de polêmicas por ser ao mesmo tempo manifestação popular urbana e transgressão. 

Reflita sobre trangressão e pichação assistindo "Pichação em São Paulo". Assista ao documentário aqui.

Imagem do documentário "Pichação em São Paulo" na TV UOL
(ARTEDUCAÇÃO ONLINE indica esse vídeo para educadores e sugere que
se verifique a pertinência de sua exibição em sala de aula)

Você já encontrou pichação em sua escola (paredes, carteiras, portas, muros, etc)? Qual foi sua reação? Será isso manifestação popular ou transgressão de seus alunos?

Em nossa cultura contemporânea, é importante lembrar que há muito os limites entre erudito e popular estão borrados e merecem atenção de modo igualitário, assim como analisar se ainda há consistência nos gestos transgressores em tempos de intensa cultura visual mass media/self media. Transgressão é discussão da arte mas também da pedagogia e da psicologia do desenvolvimento/educação.

Street art lhe interessa? Uma das pesquisas precursoras é "Grafite, Pichação e Cia." de Célia Maria Antonacci Ramos. Caso não consiga encontrar nas bibliotecas próximas e quiser investir, encontrará o livro  aqui.

Frente às controvérsias da street art e aos preconceitos que ainda recaem sobre a cultura e a arte popular, merece refletir com seus alunos o que importa em sua cultura, o que é patrimônio artístico/cultural em sua região e porque muito já foi ou poderá ser agredido, quer seja por ações legais ou não.

Será arte? Leve o debate para as suas aulas e proponha práticas a partir das questões levantadas por seus alunos.

José Minerini
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