02 março 2011

4º ENCONTRO EDUCATIVO SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO NO MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO

No sábado passado foi realizado o último Encontro Educativo sobre Patrimônio Histórico desta temporada no Museu da Cidade de São Paulo.

Resultante de mais uma parceria entre o DPH São Paulo e o AEP, desta vez as atividades ocorreram na Casa do Bandeirante.

Veja abaixo um pouco do que aconteceu:

foto: Kátia Santos/AEP

foto: Kátia Santos/AEP

foto: Kátia Santos/AEP

foto: Kátia Santos/AEP

foto: Kátia Santos/AEP

Coordenados pela historiadora, arte/educadora e professora Valéria Peixoto de Alencar, os encontros ocorreram em todos os sábados de fevereiro.
 
Valéria é a atual coordenadora do Projeto de Educação Patrimonial no Museu da Cidade de São Paulo junto ao AEP e objetivou instigar relações entre patrimônio e sala de aula a partir da presença ativa de professores nas sedes do Museu.
 
Convidados a analisar e a suscitar projetos para suas aulas nestes fascinantes locais que preservam traços culturais amplos de São Paulo, os educadores puderam se apoderar de espaços e acervos e planejar futuras ações.

Conceitos e questões referentes a patrimônio, memória e educação foram discutidos e reafirmaram que este Museu está pronto e disposto a proporcionar/compartilhar experiências que tangenciam Arte, História, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Arqueologia e tantos outros conhecimentos.

Perdeu? Logo mais a segunda temporada acontecerá e você saberá como participar aqui, no AEOL.

Enquanto isso, Valéria nos deixa uma pergunta: Afinal, por que preservar, conhecer e experienciar acervos, patrimônios e museus?

José Minerini
com Kátia Santos e Edna Onodera
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

Um comentário:

Valéria Alencar disse...

Próximo encontro, 09 de abril, Capela do Morumbi...
aproveitando a mais uma oportunidade de presenciar a instalação do Leonilson...
Penso que isso é um bom motivo para preservar...
será?