30 setembro 2010

REVISTA DIGITAL - LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

A versão atual da Revista Digital do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS está disponível para download aqui.

A nova edição abriu chamada para envio de trabalhos. Seguem as normas.
O recebimento de trabalhos para esta edição será até dia 31 de OUTUBRO 2010 e os trabalhos recebidos depois desta data, se selecionados, serão automaticamente classificados para o número seguinte.

Editora Responsável:
Profª Dra. Marilda Oliveira de Oliveira

NORMAS DE PUBLICAÇÃO
I - A Revista Digital do LAV é uma publicação digital semestral, independente, destinada à divulgação científica de pesquisas na área da Educação em Artes Visuais, Cultura Visual, Poéticas Visuais, e História, Teoria e Crítica das Artes Visuais. O objetivo principal é publicar trabalhos inéditos que possam contribuir com o debate acerca de temas voltados para as questões das Artes Visuais, seja na área da Educação e Artes Visuais, da Cultura Visual, das Poéticas Visuais, ou no campo da História, Teoria e Crítica. O Conselho Editorial da Revista está formado por profissionais de formação e atuação comprovadas nas áreas a que se dispõe a colaborar.

CATEGORIAS
II – A Revista Digital do LAV aceitará trabalhos para publicação nas seguintes categorias:

Artigo Científico de Pesquisadores: Entendido como o relato completo ou parcial de um trabalho experimental e baseado na premissa de que os resultados são obtidos posteriormente a um planejamento da pesquisa. Mínimo de 10 e máximo de 25 páginas.

Resenhas: Deverá conter todos os dados da obra (Editora, ano de publicação, cidade e número de páginas). Mínimo de 3 e máximo de 5 páginas. Acompanhar imagem da capa da obra.
OBS: Os trabalhos devem respeitar as especificidades e o número de páginas exigido em cada categoria (incluindo imagens e bibliografia), com a seguinte formatação:

FORMATAÇÃO
• Tamanho do papel: A4;
• Corpo do texto: Verdana, tamanho 10;
• Espaçamento: Entre linhas de 1,5;
• Margens do texto: 2,5 cm (direita, esquerda, inferior, superior) SEM afastamento de parágrafo;
• Notas de rodapé: Verdana, tamanho 8, inseridas na PÁGINA AONDE SÃO REFERENCIADAS. As notas de rodapé somente devem ser usadas para esclarecimento ou ampliar conceitos, as referências de autores devem ser incorporadas no corpo do texto. Ex.: (SILVA, 2005, p.31)
• Imagens: Devem ser centralizadas, com legendas numeradas no modelo "Figura.01" em Verdana, negrito, tamanho 10, também centralizadas, abaixo de cada imagem. Não deve haver listas de imagens. As ilustrações devem ser de boa qualidade. OBS: No envio do trabalho por e-mail as imagens devem ser inseridas no texto EM BAIXA RESOLUÇÃO (.jpg, 75 dpi). Tabelas e gráficos: Devem ser centralizados, com borda de 1 pt, com legendas numeradas no modelo "Tabela.01" ou "Gráfico.01 ", em Verdana, tamanho 10, também centralizadas, ACIMA de cada tabela/gráfico. Não deve haver listas de tabelas e/ou gráficos.
• Referências: Devem apresentar a mesma formatação do corpo do texto, ao final, de acordo com as normas da ABNT. Devem constar nas referências, somente as obras citadas no corpo do texto;
• Todo artigo deve apresentar título (centralizado em minúsculas) SEM IDENTIFICAÇÃO DE AUTOR (AUTORES). Serão publicados artigos nos idiomas: português e espanho.
• Todo artigo deve apresentar Resumo e palavras-chave (de 3 a 5) seguido de um Abstract e Key-words (de 3 a 5).

IMPORTANTE: Caso as NORMAS não sejam seguidas, os trabalhos NÃO SERÃO considerados inscritos.

• Capa de Identificação: Todo trabalho deverá vir acompanhado de uma capa de identificação em arquivo SEPARADO, independente do texto. Onde constarão os seguintes dados:

Título do trabalho:
Nome(s) do(s) autor (es):
Míni-currículo do (s) autor (es):
*Não há limite quanto ao número de autores
*Utilize no máximo 5 linhas para cada mini-currículo
Histórico da Pesquisa:
Vinculação Institucional:
Endereço (físico) de correspondência:
e-mail:
Categoria do Trabalho (artigo ou resenha):
• Somente serão aceitos trabalhos enviados por e-mail (gepaec@gmail.com);

OBS: Cabe ao autor as devidas autorizações de uso de imagens/fotografias com direito autoral protegido, devendo estas ser encaminhadas, quando necessário, junto com o trabalho, para a avaliação. Também é do autor, a responsabilidade jurídica sobre uso indevido de imagens/fotografias.

A Revista Digital do LAV não remunera direitos autorais, nem remete de volta as colaborações recebidas. Porém a coordenação da Revista Digital do LAV compromete-se a dar respostas por escrito (e-mail) à TODAS AS PROPOSTAS de publicação dos trabalhos recebidos. Em caso de recusa, as razões serão comunicadas via pareceres do Conselho Editorial, não identificado.

Todos os textos serão avaliados pelo Conselho Editorial, que dará o parecer final sobre a aprovação para publicação, ou não. Cada artigo será submetido à avaliação de 2 (dois) pareceristas, prevalecendo a recomendação majoritária. Se o artigo for aceito o editor entrará em contato com o(s) autor(es) para os encaminhamentos pertinentes.

Caso o número de trabalhos enviados para uma edição ultrapasse o número máximo de artigos para uma publicação, o restante será arquivado e publicado nas edições posteriores. A seleção será feita pelos editores.

Conceitos e idéias contidos nos trabalhos serão de exclusiva e total responsabilidade de seus autores.

Os membros do Conselho Editorial também podem submeter artigos para publicação. Estes passarão pelos mesmos trâmites de avaliação.

OBS: Os casos não previstos nesse regulamento serão decididos por uma comissão formada pelos editores da Revista Digital do LAV e não cabendo contestação, por parte dos autores. Casos que necessitem de avaliação e decisão jurídica serão encaminhados para tal, elegendo-se a cidade de Santa Maria - RS, como sede da publicação, para este fim.

A Revista Digital do LAV considera que o Autor Responsável pelo envio do trabalho é autor de uma ou mais partes do artigo e que, perante a Revista Digital do LAV assume a responsabilidade pela concessão e nomeação exclusiva dos direitos de publicação do mesmo, como um todo e de cada uma das partes nele contidas. A Revista Digital do LAV em troca concede ao Autor Responsável pelo artigo o direito de reimpressão em qualquer livro do qual ele é Autor Responsável e/ou co-autor, apenas citando a referência de crédito formal da Revista Digital do LAV como fonte original. Para casos de discordância jurídica, fica nomeada a cidade de Santa Maria-RS como sede da publicação.

Ao enviarem trabalhos para possível publicação, os autores aceitam os termos dispostos nesse regulamento e se comprometem a cumprir o mesmo.

Endereço postal:
A/C Revista Digital do LAV
Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais
Centro de Educação – Universidade Federal de Santa Maria
Av. Roraima, 1000
Prédio 16 – Sala 3366
Campus Universitário – Camobi – Santa Maria – RS
CEP – 97.105-900
e-mail: gepaec@gmail.com

Nenhum comentário: