24 maio 2013

THE STUDIO MUSEUM

O primeiro museu que visitei assim que cheguei em NYC foi o The Studio no Harlem. Dedicado à cultura afroamericana e às origens africanas, destacou-se a exposição de fotografias de Gordon Parks com registros de famílias do bairro em meados do século XX.

artblart.com

Gordon além de fotógrafo, foi músico, diretor de cinema e escritor. Conheça aqui a Fundação dedicada à obra do artista.

Estive lá em um domingo enquanto acontecia uma oficina de fotomontagem. Famílias estavam presentes e os adultos ajudavam as crianças a recortar figuras de pessoas negras com a clara intenção de preservar memórias e histórias e alimentar a consciência de pertencer a uma comunidade afrodescendente.

Saiba tudo sobre o The Studio Museum aqui.

É muito fácil se localizar em Manhattan: o Norte chama-se Uptown e o Sul Downtown, tendo o Central Park como referência. A 5a Avenida divide a ilha entre Leste/East e Oeste/West.

O Harlem é um bairro subdividido em várias áreas: East Harlem é a região da Little África com comidas e vestimentas típicas nas ruas e quarteirões ocupados por mexicanos, porto-riquenhos e demais pessoas do centro-sul americano, este denominado Harlem Hispânico; West Harlem é a região de Manhattanville, Hamilton Heigts e Morningside Heigts, habitada por estudantes da Columbia University.

A 5ª Avenida ao ladear o Central Park chama-se Museum Mile devido à grande quantidade de museus ali presente. A 6ª no Harlem se chama Malcom X Boulevard; moradores da região contaram-me várias vezes que é nesse trecho que morou o ativista Malcom X e no lugar de sua casa hoje se encontra uma mesquita, facilmente identificada pela cúpula esférica verde.

AEP Online

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

Nenhum comentário: