30 maio 2013

ARTE CONTEMPORÂNEA EM CONTEXTOS INUSITADOS

Já escrevi aqui sobre a exposição do artista contemporâneo Kohei Nawa no Metropolitan Museum em meio a arte milenar japonesa. Visitei duas outras exposições em NYC que se encontram em contextos parecidos.

Uma dela está na Catedral de São João o Divino e outra no museu casa The Morris-Jumel.

Na catedral neogótica da Avenida Amsterdam - cuja portentosa escala arquitetônica é impressionante - está exposição de Jane Alexander. Denominada "Surveys (From the Cape of Good Hope)", é primeira individual da artista na cidade.

Catedral de São João o Divino
en.wikipedia.org

Tivemos a oportunidade de ver obras da sul africana Jane Alexander na 27a Bienal de SP em 2006 e agora reencontro-me com suas figuras antropozoomórficas e politizadas em uma catedral, cuja organização se deve ao Museum for African Art de Nova York.

en.wikipedia.org
 
 
 
Expor em NYC representa passo muito importante na carreira de qualquer artistas mundialmente. Receber uma crítica ou cobertura jornalística no The New York Times é ainda mais relevante. Leia-a aqui.

Assim como SP possui várias casas históricas que integram o Museu da Cidade, NYC também e espalhadas pelos cinco boroughs. A mais antiga de Manhattan é a mansão da família Morris-Jumel que fica no extremo norte da ilha. Feita em madeira, apresenta objetos em seu interior que indicam como era a vida privada aristocrática no séc. XIX.

eagleschool.pbworks.com

Dentre objetos, móveis e papeis de parede franceses, está a exposição temporária da artista e fashion designer Camilla Huey denominada "The Loves of Aaron Burr: Portraits in Corsetry & Binding".

Remetendo ao vice presidente americano Aaron Burr/gestão de Thomas Jefferson que foi casado com e moradora do museu casa Elisa Jumel, Camilla apresenta espartilhos e estruturas para saia típicas dos séc. XVIII/XIX misturadas a livros, papéis e flores construindo uma narrativa feminista imbricada ao ambiente da mansão que recebeu George Washington em 1790.

 
 
Leia aqui o que a Revista Vogue escreveu sobre a mostra de Camilla.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

Nenhum comentário: