16 agosto 2011

MULHERES ARTISTAS BRASIL: NICOLINA VAZ DE ASSIS PINTO DO COUTO

Raríssima artista que se dedicou à escultura no século XIX, atividade até então reconhecida apenas pelos "fortes" homens artistas que se confrontavam com a brutalidade dos materiais escultóricos.

Além de Nicolina, Ana Paula Cavalcanti Simioni informa que Margarida Lopes de Almeida, Amélia Sabino de Oliveira, Maria Meyer, Nicolina Pinto Souza, Maria de Assis Matos, Hermelina Repetto e Julieta França apresentaram esculturas nas Exposições Gerais de Belas Artes.

Nicolina (Campinas/SP, 1874 - Rio de Janeiro/RJ, 1941) recebeu do Governo do Estado de São Paulo em 1897 uma bolsa para a Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.

A concessão gerou polêmicas porque a referida bolsa era até então destinada exclusivamente aos homens. Depois disso, a artista estudou na Academia Julian de Paris, obteve em 1904 quatro medalhas de prata no Salão Nacional de Belas Artes e a partir de então foi constantemente premiada.

A "Fonte Monumental" que fica na Praça Júlio Mesquita no centro de São Paulo é obra da artista que atualmente está em pleno abandono. Veja:

Nicolina Vaz, "Fonte Monumental", 1923
mármore e bronze

Situação atual da "Fonte Monumental" de Nicolina Vaz
sem as faces femininas e as lagostas em bronze
imagem: esculturasemsaopaulo.blogspot.com

AEP 10 ANOS
-----------------------------------------------------

Nenhum comentário: