Filha de Orazio Gentileschi - artista vinculado ao barroco do milanês Caravaggio, oposto ao do bolonhês Annibale Carracci - Artemisia transitou entre essas duas vertentes. Seu pai foi um dos mais importante seguidores de Caravaggio. Quando colocamos lado a lado as pinturas de Artemisia e as de seu pai, por exemplo, fica evidente a dramaticidade e a sensualidade barroca ao extremo!
A trajetória desta artista romana acarreta uma história mítica, a qual possivelmente contribuiu para seu aceite nas academias de arte: pelo fato das mulheres não serem bem vindas nas academias, Artemisia teve como professor particular Agostino Tassi; acusado de tê-la estuprado, esse professor e artista foi julgado e condenado. O livro "Women Art and Society" de Whitney Chadwick - hoje considerado referência na história da arte - destaca Artemisia Gentileschi, Giovanni Andrea Sirani e a antecessora Lavinia Fontana como importantíssimas mulheres artistas.
Artemisia Gentileschi, "Judith e sua serviçal", 1614-1620?
óleo s/ tela, 114 x 93,5cm
Galeria Palatina/Palácio Pitti, Florença
Artemisia Gentileschi, "Judith decaptando Holofernes", 1610/1612?
Museu Nacional de Capodimonte, Nápoles
Artemisia foi artista reconhecida pela "Accademia del Disegno" florentina em 1616. Para que se tenha algum referencial de importância, essa academia abrigou a solenidade funeral de Michelangelo e teve grande papel formativo para muitos artistas aclamados na machista história da arte.
Veja outras obras da artista aqui.
Assunto palpitante!
Rejane Coutinho e José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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