09 julho 2010

GALERIA SOSO E A ÁFRICA

Estive na tarde da última terça-feira na Galeria Soso de Arte Contemporânea Africana.

Há pouco mais de um ano noticiou-se a abertura de uma sede dessa galeria angolana em São Paulo que - após uma exposição coletiva em 2009 - efetivamente abriu suas portas.

Situada no segundo andar de um edifício da Avenida São João próximo ao Vale do Anhangabaú, a iniciativa possui também um espaço expositivo térreo que no momento apresenta a exposição "Primeira Ponte" com artistas da Bahia.

Visitei primeiro a exposição com artistas bahianos e ali fui recebido por uma galerina simpática e atensiosa quando entrava na exibição do filme "Barravento" do Glauber Rocha.

Além da linda exposição, chamou-me atenção a presença de transeuntes curiosos na galeria. Isso me levou novamente a constatar que exposições em espaços receptivos aproximam visitantes não iniciados. Talvez isso reafirme a importância não só de museus mas de qualquer outro espaço destinado às artes como espaços para ensino e aprendizagem da arte para todas e todos.

Frame de vídeo de Ayrson Heráclito exibido em "Primeira Ponte"

Graças à galerina consegui identificar a sede que fica no segundo andar de um prédio quase em frente.
Lá conhecí a obra de Yonamine Miguel, artista angolano radicado em Portugal que participará da 29ª Bienal de São Paulo. Com aparência pop, os trabalhos expostos carregam questões políticas.

Serigrafia de Yonamine (reprodução: site do artista)

Pergunta: Por que será que um artista angolano que vive no país que colonizou sua pátria até 1975 (mesmo ano em que o artista nasceu) estampou o "branco total radiante" (imagem acima) em uma de suas obras? Dentre os outros trabalhos expostos, o símbolo da ONU está presente adulterado e seguido pela letra f duplicada. Veja abaixo e interprete!

Serigrafia de Yonamine (reprodução: site do artista)

Saiba mais sobre a galeria Soso: http://www.soso-artecontemporaneaafricana.com/

Conheça a obra de Yonamine: http://www.yonamine.org/

Com abertura prevista para 05 de agosto, a próxima exposição nessa galeria será de Kiluanji Kia Henda. Vamos pesquisar juntos a obra desse artista? Ele também participará da 29ª Bienal de São Paulo.

Veja a lista completa de artistas da 29ª Bienal aqui.

Essas exposições na Galeria Soso recebem apoio da Fundação Sindika Dokolo.


José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
--------------

Nenhum comentário: