01 julho 2010

MONTAGEM DE EXPOSIÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES

A montagem e a desmontagem de uma obra de arte ou exposição regularmente não é acessível ao público.

Na Capela do Morumbi, uma das unidades do Museu da Cidade de São Paulo, visitar o local durante este período é possível. Assim ocorreu durante a desmontagem da obra "Tímpano" de José Spaniol e a montagem de "Contra-céu" de Marcelo Moscheta.

Montagem de "Contra-céu" de Marcelo Moscheta
(fotografia: Felipe Bittencourt)

Acompanhar a construção da exposição junto ao artista e aos técnicos é uma experiência singular, especialmente quando se trata de site-specifics, caso dessas obras.
 
Para os educadores que atuam nestes espaços, acompanhar este processo se torna relevante ao proporcionar imersão no universo da exposição, que por sua vez gerará reflexões a serem desdobradas na mediação.
 
Durante a montagem de "Contra-céu", os educadores conversaram e conviveram com o artista e seus técnicos e fizeram fotografias que poderão ser usadas nas visitas.

Detalhe de "Contra-céu" (fotografia: Felipe Bittencourt)
 
Segundo o educador Felipe Bittencourt (autor das fotografias acima):
           "[...] a visualização da maquete da obra, seu registro e os procedimentos cautelosos de construção dos trabalhos trazem benefícios ao meu trabalho. Mesmo sendo algo supostamente simples, porém trabalhoso, é notável o trabalho exercido por aproximadamente 5 técnicos de montagem! Outro fator que considero positivo no processo formativo é o fato de que o artista conversou conosco, explicou seu processo produtivo, detalhou técnicas e poéticas na elaboração de sua obra. Assim nos auxiliando no conteúdo que apresentamos durante nossas visitas [...].”
 
Camila Lia
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
--------------

Nenhum comentário: