21 junho 2010

SARAMAGO: DAS CAMADAS DO OLHAR, DA EXPERIÊNCIA E DA MEMÓRIA

A informação sobre a morte do escritor português José Saramago imediatamente projetou-me para uma experiência passada, quando usei em uma aula de Fotografia o documentário "Janela da Alma", onde Saramago e outros artistas, cineastas, fotógrafos etc tratam da experiência do OLHAR. Para meus alunos, tratava-se do primeiro contato com o documentário.

José Saramago no documentário "Janela da Alma"

Para mim, professora, seria o segundo ou terceiro olhar despretensioso, desinteressado como quando se passa por uma mesma experiência repetidas vezes. Entretanto, naquela aula, outras camadas de sentidos e imagens do documentário foram aos meus olhos revelados, gerando uma nova experiência mais prazerosa, cheia de descobertas e reflexões junto a meus alunos.

Como é a sua experiência com as imagens ou objetos artísticos com os quais já teve contato várias vezes? O seu olhar, a sua experiência e a sua memória se renovam?


Saiba mais sobre o documentário: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/critica/ult569u741.shtml

Assista a um trecho de "Janela da Alma" com Saramago aqui.

Camila Lia
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------

Nenhum comentário: