08 junho 2010

CONCENTRAÇÃO RUIVA E VIOLÊNCIA EM NOVO CLIPE DE M.I.A.

Born Free, clipe para o novo single de M.I.A. é enfaticamente violento. Para quem está familiarizado com a estética da violência nos filmes de David Cronenberg e Quentin Tarantino, ou ainda com performances/body arte, talvez esse clipe da cantora anglo-senegalesa não seja tão impactante.

Uma das expoentes da cena musical inglesa grime, M.I.A. obteve repercussão internacional em 2005 com o álbum "Arular" no qual a influência do funk carioca se faz notória (Deise Tigrona está lá remixada). Desde então a cantora já trabalhou com Missy Elliott e Christina Aguilera e lançou há pouco o controverso álbum "MAYA" que vem dividindo opiniões.

Observe atentamente a imagem abaixo e depois assista ao clipe cuja direção é de Romain Gavras, filho do consagrado cineasta grego Costa-Gavras.

Frame do clipe Born Free de M.I.A.


Nesse clipe pessoas ruivas são vitimadas pela violência e coloca discretamente mais uma vez a eugenia em debate, tal qual muito já se viu na história da humanidade.

Na sala de professores de sua escola debata com seus pares o que é violência e exclusão na educação atual. Certamente o assunto do momento - bulling - aparecerá.

Pensemos juntos: se a violência está na sociedade e a escola é integrante da sociedade, estará a instituição escola imune à violência? Certamente não.

Como você lida com esse fato? É possível se preservar ou resguardar seus alunos?

Assista ao clipe Born Free em http://miauk.com/ ou em http://vimeo.com/11219730

Saiba mais sobre grime: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grime

Pense sobre eugenia: http://www.ufrgs.br/bioetica/eugenia.htm

P.S.: No momento em que esse post foi escrito o clipe Born Free estava banido do youtube.


José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------

Nenhum comentário: