11 maio 2010

RESPOSTA: LEITURA VISUAL E BIOGRAFIA

Respondendo à provocação do post FRIDA KAHLO EM BERLIM de 04 de maio:

arteducação online pergunta: Qual é a importância da biografia de um/a artista na leitura de suas obras?
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A biografia de um/a artista pode ser um dos aspectos para a contextualização de suas obras.

A Proposta Triangular indica esta possibilidade, embora seja muitas vezes (mal) interpretada como a única forma de contextualização. Reforço ser essa uma das possibilidades ou mesmo ponto de partida e não o único modo de contextualizar a leitura visual.

Com isso quero aqui ampliar este debate, trazendo as idéias de Marián López Fernández Cao em seu texto "Educar o olhar, conspirar pelo poder: gênero e criação artística" publicado no livro "Interterritorialidade: Mídias, Contextos e Educação" organizado por Ana Mae Barbosa e Lilian Amaral.

Marián nos provoca a pensar sobre como a biografias de artistas são construídas por críticos e historiadores da arte a partir do viés da genialidade individual e sob ótica ocidental:  masculina e médio-burguesa. Como exemplo, estas reflexões caem como luva nas biografias escritas sobre Frida Kahlo onde a "vitimização contínua da artista" é sempre o foco.

Diário de Frida Kahlo publicado no Brasil pela José Olympio Editora

Convido as/os leitoras/es de arteducação online a pensar se poderíamos escrever de outra forma a biografia de um/a artista por um viés mais feminino ou cultural. Que tal?

Este pode ser um belo tema para trabalhar com nossos estudantes: analisar algumas biografias e propor "uma nova maneira de construir uma biografia de artista como modelo e guia de nossa própria criação" (Cao, 2008, p.71).

Sobre o livro Interterritorialidade: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=5079477&sid=2011892212317627867457074&k5=2B485517&uid=

Frida Kahlo: http://www.fridakahlo.com/

Rejane Coutinho
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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