03 maio 2010

ARTE E DIVERSÃO NO PARQUE DO IBIRAPUERA

Curioso visitar os espaços expositivos do Parque Ibirapuera num final de semana ensolarado. Além do prazer de ver as exposições, também é fascinante perceber pessoas visitando um museu pela primeira vez.

Na bela exposição de Flávio de Carvalho em cartaz no MAM/SP, além de apreciar as obras pode-se observar pessoas analisando os instrumentos que controlam a temperatura e a umidade do ambiente. E isso em nada é vergonhoso pois trata-se de uma descoberta, fruto de um olhar atento que procura entender as particularidades do local.

Do lado de fora a descoberta continua: há um lindo mural d'Osgemeos na parede externa do museu; instalado no jardim das esculturas, está um dos penetráveis de Helio Oiticica (integrante da exposição em cartaz no Itau Cultural "Museu é o Mundo") no qual crianças e adultos se misturam brincando pelo espaço.
Brincando com Oiticica
(fotografia: acervo pessoal/Christiane Coutinho e Erick Orloski)

Aqui não há só olhares curiosos, mas pessoas explorando cada cantinho da obra. De tão lúdica, estimula um jogo de esconde-esconde que pode ser divertido pra uns e incômodo aos apreciadores mais puristas. De qualquer maneira, a obra está aberta a todos e a experiência acontece.

Christiane Coutinho
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------

Nenhum comentário: