09 novembro 2012

ANA MAE INFORMA: É COMOVENTE A RESISTÊNCIA DO MUNDO DA ARTE EM NY APÓS O FURACÃO SANDY


A persistência e resistência do mundo da Arte em NY depois da recente catástrofe "Sandy" é comovente.
A artista brasileira Cecilia Andre organizou um tour pelos museus e galerias do Lower East Side de Manhattan. Confira o que ela relata sobre a situação atual de alguns espaços institucionais da arte em Nova Yorque e o que programou:


Queridos amigos da arte,

Espero que estejam bem após o impacto do Furacão Sandy.

Infelizmente, várias galerias no Chelsea foram severamente danificadas e algumas sequer poderão ser recuperadas. Em vários sites de museus está uma nota informando que “Estamos funcionando” ou “Estamos abertos mas sem prestar nossos serviços”.

Houve repercussão do mundo da arte no último final de semana pois vários maratonistas deixaram a corrida de Nova Yorque para dar atenção a obras de arte.

Sinto-me feliz por ser uma pequena parte dessa recuperação ao retomar minhas ART TOURS nesta semana. Juntem-se a mim para visitarmos o Lower East Side de Manhattan. O início será no New Museum aonde se destaca a exposição de Rosemarie Trockel, artista alemã aclamada internacionalmente. Considero esta exposição de grande generosidade pois Trockel divide sua retrospectiva com artistas pouco conhecidos. Trata-se de um ato bastante subversivo em um mundo faminto por celebridades, o que enriquece o trabalho da artista.

Depois caminharemos por três galerias que estão ao redor do museu. A primeira, Salon 94, é adjacente ao museu e tem uma grande projeção de vídeo na calçada. Dois cachorros parecem se comunicar trocando olhares entre si. É tão legal e tão singular! Dentro da galeria, está expondo o pintor “jazzy” Jules de Balincourt.  Metade do bloco norte do impressionante edifício desta galeria foi projetado por Norman Foster, o arquiteto da Torre Hearst (também em Nova Yorque).

Na Sperone Westwater Gallery visitaremos uma exposição retrospectiva de Mario Merz, artista fundador da arte póvera, movimento artístico do Pós-guerra na Itália. As fachadas destes dois prédios tornaram-se relevantes no deslocamento da arte para este bairro.

O New Museum tem um programa para subsidiar e financiar esculturas para sua fachada. Incluí um item neste tour para apresentar como as pessoas associadas contribuíram para a primeira intervenção escultórica na fachada: as palavras “Hell Yes!”.

Finalizaremos na Lehmann Maupin Gallery cujo destaque atual é Mickalene Thomas, artista que está com uma exposição fantástica no Brooklyn Museum. O título da exposição é tão ousado e provocante quanto as coloridas obras da artista: “How to Organize a Room Around a Striking Piece of Art" (“Como organizar uma sala ao redor de uma admirável obra de arte”)  

Serviço:
Caso você esteja em NY ou tem amigos da arte lá, anote ou indique.
Local de encontro: em frente ao New Museum, 235 Bowery St (Prince St.)
Metrô linhas B, D ou F para Broadway-Lafayette
Metrô linhas N ou R para Prince St.
Metrô linha 6 para Spring St. Walk East

RSVP

Aguardo vocês! 
Informações adicionais: ++ 917 892 6705
Esperando que possam se juntar a mim,
Cecilia

---------------------------------------------------

Nenhum comentário: