07 maio 2012

AEOL CONVIDA





No dia 9 de maio às 14h00 a fundadora do Arteducação Produções a arte/educadora Ana Amália Tavares Bastos Barbosa defende sua tese de doutorado Além do corpo: uma experiência em Arte/Educação.







O estudo analisa o trabalho de Artes Visuais desenvolvido durante três anos, de 2008 a 2010 com seis crianças que tiveram paralisia cerebral e outras lesões cerebrais no nascimento. As crianças tinham entre 7, 8 e 9 anos na época, e o estudo foi realizado na ONG Nosso Sonho.







A pesquisadora desenvolveu um projeto que trabalhou a relação do corpo no espaço, mas ao mesmo tempo voltado para o desenvolvimento da percepção, tentando envolver todos os sentidos.






Outra preocupação foi a inclusão cultural dessas crianças levando-as para exposições e espaços culturais. O desenvolvimento da consciência corporal e da alfabetização cultural estava associado não só com a visita a instituições culturais, mas também com a apresentação de obras de artistas e a presença de artistas convidados para trabalhar com eles em sala de aula.





Os espaços visitados foram o Instituto Tomie Ohtake, Jardim das Esculturas do Parque da Luz e a Exposição de Arte para crianças no SESC Pompéia, entre outros. Todas as crianças usam cadeira de rodas, alguns não falam e têm dificuldade de ver. Ana Amália também usa cadeira de rodas e tem deficit visual. Tinha que ir às instituições antes da visita dos estudantes para verificar a acessibilidade e a receptividade. 

Imagens: acervo Ana Amália T. B. Barbosa


No dia da defesa ocorrerá coquetel de exposição que conta sobre esta experiência, às 17h.
Local: MAC Ibirapuera, Prédio da Bienal de São Paulo

Para saber mais:

Blog: http://amaliabarbosa.zip.net/
Fotoblog: http://aa-barbosa.nafoto.net/photo20080529183740.html
ONG Nosso Sonho: http://www.nossosonho.org.br/

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
----------------------------------------------------------

Nenhum comentário: