14 maio 2012

10ª SEMANA DE MUSEUS: CONVITE PARA REFLEXÕES


Semana passada, divulgamos aqui os encontros no Museu Lasar Segall para a 10ª Semana de Museus. Hoje cedo assisti dois destes encontros com educadores de diferentes instituições culturais de São Paulo que apresentaram experiências numa perspectiva de gerar reflexões sobre como as suas práticas vem sendo transformadas a partir do contato com os seus públicos.

Ao término dessa conversa, sai do museu caminhando pela charmosa Rua Berta na Vila Mariana e sentindo alguns respingos que escorriam pelas folhas das árvores por causa da chuva que havia caído na cidade pela manhã.

A sensação que tenho destes encontros é às vezes muito parecida com a de me molhar com estes respingos.  Uma fala aqui, outra lá, mais outra ali e aqui vão nos molhando e impregnando de ideias e inspirações, como nos provoca a pensar o slogan da 10ª Semana: "Museus em um Mundo em Transformação: novos desafios, novas inspirações".

Ficou evidente na maioria das falas dos educadores o quanto as instituições vêm diversificando e ampliando suas ações tais como: novos horários como a Pinacoteca do Estado com visitas até as 22h às quintas-feiras e o MAM com as visitas noturnas no Parque Ibirapuera; novos públicos com os quais buscam estabelecer diálogo como crianças de 0 a 3 anos nas visitas com a família ou escola também no MAM; projetos mais estendidos e contínuos com escolas que vão além de uma visita à uma exposição como os projetos especiais no Instituto Moreira Salles; os roteiros que extrapolam o museu e percorrem o entorno ou a cidade como no Centro da Cultura Judaica.

Este cenário generoso possibilita ao público experiências diversas com a arte e cultura e parece ser nutrido por constantes questionamentos dos educadores sobre qual o seu papel na formação destes públicos em ações cada vez mais expandidas.

Nas falas dos educadores Claudia Malaco e Guilherme Pacheco estes questionamentos ganharam contorno especial pois não se detiveram ao seu papel em uma instituição apenas, mas em percursos de ser educador, artista ou aluno em outros tempos e lugares, percursos que os constroem e me parece, potencializam diálogos não só dentro das instituições mas, fora delas também pois, talvez, mais autônomos.

Este é o inicio de uma pequena reflexão a partir do encontro, e da chuva, desta manhã.

Deixo convite para que participem de outros encontros desta 10ª Semana de Museus em TODO o Brasil, vejam a programação completa no site oficial do evento, aqui.

Camila Lia
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
------------------------------------------------------



Um comentário:

Anônimo disse...

Camila, que lindo!
Neto