Uma parede do Palácio Vecchio - Prefeitura de Florença - está sendo perfurada.
Interior do Palácio Vecchio, Florença
imagem: hwww.tuscaning.com
Suspeita-se que "A Batalha de Anghiari" esteja lá em uma parede escondida. Trata-se de uma obra de Leonardo Da Vinci feita em 1505 considerada perdida e que é conhecida apenas em cópia feita por Rubens.
Peter Paul Rubens, "Cópia de detalhe d'A Batalha de Anghiari de Da Vinci", 1603/04
carvão, bico-de-pena e tinta
Museu do Louvre
imagem: www.anghiari.it
Os furos possibilitarão a inserção de microcâmeras para averiguar se de fato existe a referida pintura de Da Vinci ou não. O problema é que a parede em perfuração comporta o afresco "A Batalha de Marciano" pintado por Giorgio Vasari em 1551 e vem gerando polêmica entre especialistas.
Vasari, "A Batalha de Marciano"
Palácio Vecchio
imagem: www.digital-images.net
Questionamento AEOL: Você é a favor de colocar em risco a integridade de uma obra consagrada e bem conservada para buscar outra, mesmo sem saber se a iniciativa será bem sucedida?
Saiba mais aqui.
AEP 10 ANOS
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------
4 comentários:
Acho que o estudo deve ser muito bem feito e as pesquisas muito bem elaboradas, seria injusto danificar uma obra para, talvez, encontrar uma outra. Seria interessante se descobrissem um meio de encontrar essa obra sem danificar outras! É uma situação que ainda vai gerar muita discussão!
Thiago, tudo bom?
De fato é uma decisão difícil, tal qual o restauro de "Santana, a Virgem e o Menino" de Da Vinci que recentemente gerou pedidos de demissão na equipe do Louvre.
Obrigado pelo comentário!
José Minerini
editor AEOL
Carlos Alberto Valerio, as obras de Da Vinci são raridades eternas, sou a favor da perfuração , pois no inicio o desafio foi dado a um homem que via naquela superficie, se ainda existir, uma parede branca e vazia, coube a ele a inspiração da primeira visão construida da tela, e para isso é preciso muito talento.Pintar algo por cima, ou depois numa região tão afamada já é por si só indicio de glória.Dificil e valoroso, é do nada transformar o singelo em belo, e isso é apenas para poucos talentosos.Não me considero um, mas é maravilhoso ter o don de ver arte, onde muita gente nada vê, basta lembrar, que antes da pintura dele, lá o lugar era apenas uma parede de separação. E pode crer, ter a visão criada na sua mente daquilo que ainda não foi pintado é para poucos afortunados merecedores de tal talento.Por isso admiro muito quando faço paineis ao ar livre, como os chamados afrescos.Carlosalbertovalerio@hotmail.com
Carlos, tudo bom?
Obrigado pelo comentário.
Postar um comentário