28 dezembro 2011

BUSCA POLÊMICA PELA "BATALHA DE ANGHIARI"

Viu isso?

Uma parede do Palácio Vecchio - Prefeitura de Florença - está sendo perfurada.

Interior do Palácio Vecchio, Florença

Suspeita-se que "A Batalha de Anghiari" esteja lá em uma parede escondida. Trata-se de uma obra de Leonardo Da Vinci feita em 1505 considerada perdida e que é conhecida apenas em cópia feita por Rubens.

Peter Paul Rubens, "Cópia de detalhe d'A Batalha de Anghiari de Da Vinci", 1603/04
carvão, bico-de-pena e tinta
 Museu do Louvre
imagem: www.anghiari.it

Os furos possibilitarão a inserção de microcâmeras para averiguar se de fato existe a referida pintura de Da Vinci ou não. O problema é que a parede em perfuração comporta o afresco "A Batalha de Marciano" pintado por Giorgio Vasari em 1551 e vem gerando polêmica entre especialistas.

Vasari, "A Batalha de Marciano"
Palácio Vecchio 

Questionamento AEOL: Você é a favor de colocar em risco a integridade de uma obra consagrada e bem conservada para buscar outra, mesmo sem saber se a iniciativa será bem sucedida?

 Saiba mais aqui.

AEP 10 ANOS
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

4 comentários:

Thiago disse...

Acho que o estudo deve ser muito bem feito e as pesquisas muito bem elaboradas, seria injusto danificar uma obra para, talvez, encontrar uma outra. Seria interessante se descobrissem um meio de encontrar essa obra sem danificar outras! É uma situação que ainda vai gerar muita discussão!

ARTEDUCAÇÃO ONLINE disse...

Thiago, tudo bom?
De fato é uma decisão difícil, tal qual o restauro de "Santana, a Virgem e o Menino" de Da Vinci que recentemente gerou pedidos de demissão na equipe do Louvre.

Obrigado pelo comentário!
José Minerini
editor AEOL

Carlos Alberto Valério disse...

Carlos Alberto Valerio, as obras de Da Vinci são raridades eternas, sou a favor da perfuração , pois no inicio o desafio foi dado a um homem que via naquela superficie, se ainda existir, uma parede branca e vazia, coube a ele a inspiração da primeira visão construida da tela, e para isso é preciso muito talento.Pintar algo por cima, ou depois numa região tão afamada já é por si só indicio de glória.Dificil e valoroso, é do nada transformar o singelo em belo, e isso é apenas para poucos talentosos.Não me considero um, mas é maravilhoso ter o don de ver arte, onde muita gente nada vê, basta lembrar, que antes da pintura dele, lá o lugar era apenas uma parede de separação. E pode crer, ter a visão criada na sua mente daquilo que ainda não foi pintado é para poucos afortunados merecedores de tal talento.Por isso admiro muito quando faço paineis ao ar livre, como os chamados afrescos.Carlosalbertovalerio@hotmail.com

ARTEDUCAÇÃO ONLINE disse...

Carlos, tudo bom?
Obrigado pelo comentário.