A importância dos professores para a oferta de uma educação de qualidade para todos é amplamente difundida e reconhecida pelas sociedades contemporâneas.
No entanto, um dos problemas que se tem enfrentado nesse campo é a falta de políticas docentes que sejam capazes de formar, atrair e manter em sala de aula bons profissionais da área.
Dada a importância do tema, a UNESCO, em parceria com o Ministério da Educação, desenvolve um estudo sobre o estado da arte das políticas docentes no Brasil.
O objetivo deste estudo é subsidiar ações mais integradas que contribuam para superar entraves que vêm sendo identificados na área, com vistas à melhoria da qualidade da educação e da condição de exercício de cidadania das populações de crianças, jovens e adultos em processo de formação nas redes de ensino do país.
Para isso, a UNESCO e o MEC contaram com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, mobilizadas com o apoio do CONSED e da UNDIME, respectivamente, no que se refere ao fornecimento de documentos e materiais relativos à formação, carreira e apoio aos docentes dessa rede escolar.
Além disso, a fim de complementar o estudo, foi realizada uma pesquisa de campo junto a algumas secretarias escolhidas devido à implementação de políticas docentes que têm sido reconhecidas em âmbito nacional.
capa do livro "Políticas Docentes no Brasil: Um Estado da Arte"
imagem: unesdoc.unesco.org/reprodução
Além de contribuir com os governos federal, estaduais e municipais brasileiros, este estudo deverá contribuir com o estado da arte sobre docentes regional que está sendo coordenado pela OREALC no âmbito da estratégia global da UNESCO sobre o tema docente.Interessou? Acesse a versão em PDF aqui.
Edna Onodera
AEP 10 ANOS
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário