18 julho 2011

RENOVA SP

A Prefeitura de São Paulo esté promovendo o Concurso "Renova SP" junto a arquitetos de todo o Brasil.

O concurso pretende selecionar projetos para urbanização de favelas e loteamentos irregulares em áreas de assentamentos precários, prevendo a implantação de infraestrutura urbana, drenagem, construção de espaços públicos e de novas unidades habitacionais.


Questionamento AEOL: Será que algum arquiteto consuta arte/educadores e pedagogos para formatar seus projetos? Certamente fariam diferença. Fica aqui a dica!

Saiba tudo sobre "Renova SP" aqui.

AEP 10 ANOS
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

2 comentários:

gabriel disse...

O questionamento é relevante, mas o problema está no próprio formato de "concurso": trata-se de uma discussão que, infelizmente, interessará somente aos arquitetos, pois as propostas não terão rebatimento de fato com a realidade objetiva, visto que não serão nunca consultados os moradores (atuais e futuros) dos projetos, assim como a sociedade de um modo geral. Ao invés de construir um conhecimento urbanístico COM as pessoas o formato "concurso" ressalta o autor falando PARA as pessoas como elas devem morar. Não há nada menos freireano que isto.

Além disso, tratam-se de propostas especulativas, que não têm perspectiva mesma de realização. A proposta do concurso parece mais um exercício intelectual, meio hedonista, pouco comprometido de fato com as pessoas, apenas coma as ideias.

ARTEDUCAÇÃO ONLINE disse...

Gabriel, tudo bom?
Uma das questões que vem sendo destacada em projetos de arte/educação em comunidades é justamente partir dos interesses dos moradores.
Obrigado pelo comentário!

José Minerini
editor