28 janeiro 2011

ANA MAE INFORMA: DESIGNLÂNDIA - CULTURA VISUAL E EXPERIÊNCIA

A Disneylândia California completa uma década de atividades e está prestes a inaugurar uma atração baseada na animação "A Pequena Sereia".

Este novo espaço vai se chamar "The Little Mermaid: Ariel's Undersea Adventure" e será aberto ao público na próxima primavera do hemisfério norte.

A equipe envolvida vem prometendo experiências imersivas em 5D nas quais os participantes deixam de ser espectadores para se tornarem ativos na experiência.

Projeto do parque dedicado a Ariel na Disney Califórnia

Desenhos e experiências espaciais 4D e 5D não são ensinados na maioria das escolas e aulas de arte, nas quais se costuma ensinar imagens 2D ou -  no máximo - 3D.

Este projeto da Disney proporcionará imersões/interações e estudantes poderão projetar espaços e experiências 5D em ambientes de seus interesses, quer sejam quartos, casas, escolas ou comunidades.

O desenvolvimento criador que pauta este aprendizado poderá seguir os passos do Design Thinking, processo de ensino e análise da cultura material/virtual que vem revolucionando a arte/educação e o que se entende por conhecimento, experiência e sobretudo Cultura Visual.

O primeiro passo do Design Thinking é a ideação:
- Que tipo de ambiente imersivo será criado? A Disney está construindo uma simulação de ambiente subaquático no parque dedicado a Ariel.
- Que tipo de ambiente seria melhor nos espaços em que você vive?
- Que história você gostaria de contar?
- Onde poderia ser realizado este ambiente?

O segundo passo é a visualização:
- Fazer muitos desenhos ajudará no planejamneto de um ambiente 5D.
A Disney chama esta etapa de "skying blue" porque tudo é possível, tal qual as variantes imensas do azul no céu. Tempestades de ideias que surgirem devem ser incentivadas.

Depois de ideias e visualizações, inevitavelmente os envolvidos ficarão mais realistas:
- Fazer pequenos modelos ou protótipos proporcionarão a viabilidade ou a adequação do que foi visualizado.
Este terceiro passo é chamado de prototipagem e poderá envolver maquetes em pequena escala feitas com materiais acessíveis e custos viáveis.

Se chega então ao quarto e penúltimo passo: a implementação do projeto.
- Construção do espaço planejado e discutido.
Este estágio envolve alunos e profissionais ou interessados: membros da comunidade (quer seja familiar, escolar etc), designers, arte/educadores, artistas, artistas/educadores, pedagogos, psicólogos e tantos outros que se interessarem ou que possam contribuir com o projeto.
Doações, coleta de  materiais e tudo mais que colabore com a  implementação/construção de qualquer experiência - inclusive as 5D anunciadas pela Disney - são bem vindas.

O sucesso final depende dos resultados obtidos nas três primeiras etapas do Design Thinking.

Caso os projetos e protótipos desenvolvidos sejam inspiradores, muita gente vai querer ajudar.

Por fim - o quinto e último passo fundamental do Design Thinking:
- Avaliar o processo e o produto final com todos os envolvidos.
Isso poderá gerar aprimoramentos ou novos projetos.

Ana Mae Barbosa, baseada em informação de Martin Rayala/USA
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

AEOL provoca: Que tal pesquisar sobre experiência e imersão 4D/5D, conhecer mais sobre Design Thinking e planejar atividades pautadas nestes itens?

AEOL sugere: Você já leu o conto "A Pequena Sereia" escrito por Hans Christian Andersen? Saiba sobre a versão em portugês aqui ou procure na biblioteca mais próxima.

AEOL convida: Veja aqui a escultura "Pequena Sereia" em parque de Copenhaguem dedicado a Andersen.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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