19 janeiro 2011

ANA MAE INDICA: ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

Acabou de ser publicado um livro sobre educação especial que apresenta os resultados obtidos pela "Rede de Intercambio entre Programas de Educação Especial nos Centros de Arte Contemporânea da região Pirineus-Mediterrâneo".

Entre novembro de 2008 e abril de 2009 as equipes educativas do "Centro de Arte La Panera (CDAN)" de Lérida, do "Centro de Arte e Natureza" de Huesca, do"Es Baluard Museu de Arte Moderna e Contemporânea" de Palma (todos na Espanha) e do "Centro Regional de Arte Contemporânea Languedoque-Rossilhão" em Sète (França) promoveram intercâmbios com o apoio do Governo da Catalunha.

Durante o intercâmbio as equipes trocaram experiências entre si e com psiquiatras e psicólogos que realizam trabalhos sociais.

Com isso, formações conjuntas aconteceram e equipes educativas suficientemente seguras para trabalhar com educação especial foram organizadas para promover atividades inclusivas.

AEOL questiona: Você se sente suficientemente seguro/a quando lida com inclusão e educação especial em suas aulas?

Tendo em vista particularidades dos visitantes (fragilidade intelectual, transtornos mentais acentuados, autismo, alzheimer etc) este projeto vem realizando trabalhos que se desdobram em atividades prévias, visitas a exposições e fazeres posteriores.

Convencidos de que a finalidade dos espaços destinados à arte (nesta caso contemporânea) não é apenas administrar e preservar acervos/coleções, organizar, montar e apresentar exposições, os centros dedicaram e continuam se dedicando à difusão da cultura e da arte em amplo sentido, superando barreiras e preconceitos ao apresentar metodologias para educadores que trabalham a arte sem nenhuma restrição de público, princípio da inclusão.

Em junho de 2009 - após findarem-se os intercâmbios - aconteceu no CDAN o "II Seminário de Arte Contemporânea e Educação" cujo objetivo foi apresentar e debater metodologias inclusivas, assim como proporcionar acesso e conhecimento às experiências socioeducativas realizadas.

Destes seminários e experiências resultou "Arte Contemporáneo y Educación Especial". Composto por artigos sobre educação inclusiva, este livro envolve pequisadores e estudiosos que trabalham com arte, educação e questões socioambientais.

Até o momento esta publicação não está disponível na Amazon nem nas livrarias nacionais. Interessou? Anote o ISBN: 978-84-96855-37-3 ou procure nos sites dos centros aqui, aqui e aqui.


 Capa do livro "Arte Contemporáneo y Educación Especial"

Atenção editoras: Estamos aguardando este livro em português. Nós arte/educadores agradecemos.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

Um comentário:

Egliane disse...

Gostei muito da abordagem do livro.Parabéns pela iniciativa de todos envolvidos!
Estarei esperando pela edição em português.
( Egliane Campos)