10 março 2015

AEP ONLINE 5 ANOS

Quase esquecemos: Em 7 de março de 2010 foi publicado o primeiro post da Revista Eletrônica do AEP - Arteducação Produções, coletivo sediado em São Paulo que atua com arte e educação em instituições culturais e museus desde 2001.

Stephen Mitchell, https://km4meu.wordpress.com/2012/10/

Nossa revista começou com o nome AEOL - ARTEDUCAÇÃO ONLINE. Em 2012 a Federação de Arte Educadores do Brasil publicou a primeira edição de sua revista eletrônica, ARTE/EDUCAÇÃO ON LINE. Mesmo com barra entre as palavras arte e educação e grafando a expressão on line (o que em inglês pode significar 'em/na fila') e não online ('ligado, conectado à internet') a proximidade de nomes foi inevitável, o que poderia prejudicar o acesso e o desempenho de ambas.

Devido à consistência e ao papel histórico da FAEB no panorama da arte e da educação no Brasil, eu, editor do AEOL, sugeri no início de 2013 aos membros do AEP que AEOL passasse a chamar AEP Online, o que foi aprovado, anunciado em 20 de abril e reafirmado em 12 de maio, com primeiro post editado e publicado em Nova York em 13 de maio desse mesmo ano.

Com isso, abandonamos a sigla AEOL e deixamos para a FAEB explorar o nome similar em sua revista, que, lamentavelmente, ainda não publicou o segundo volume.

História passada a limpo, comemoremos: PARABÉNS AEP ONLINE!

José Minerini
Editor