06 novembro 2013

ALMANAQUE O CAVALEIRO AZUL NÃO ESTÁ DISTRIBUÍDO NAS LIVRARIAS

Na última sexta-feira tentei comprar uma das publicações mais esperadas do ano (para quem se interessa por livros e arte, claro!) e não consegui. Procurei nas livrarias da Vila, Cultura e Martins Fontes, todas têm o título cadastrado mas não disponível.

"Almanaque O Cavaleiro Azul" foi lançado no Museu Lasar Segall no último setembro mas ainda não está nas livrarias? Por quê? Essa foi a pergunta que me fiz.

usp.br/imprensa

Chequei com a EDUSP e a editora informa que houve um problema técnico na capa e assim que for resolvido as livrarias serão abastecidas. Até o momento apenas as lojas EDUSP estão com exemplares. Consegui o meu na Livraria João Alexandre Barbosa no Edifício da Biblioteca Mindlin da USP.

Obra referencial do expressionismo alemão e da arte abstrata publicada por ninguém menos que Wassily Kandinsky e Franz Marc em 1912, "Almanaque do Cavaleiro Azul" tem sua primeira edição em português e foi prometido para ser lançado no Brasil em seu centenário, mesmo ano em que a EDUSP completou 50 anos.

Problema foi, problema veio e só foi lançada nesse ano, o que é absolutamente compreensível em um projeto tão importante e complexo quanto esse.

Confira uma breve entrevista feita pela TV Cultura/Programa Metrópolis com o professor e pesquisador Jorge Schwartz, organizador da edição brasileira:


A música presente na reportagem acima é uma composição dodecafônica de Arnold Schönberg, artista que também está no almanaque. Ouça:


Alguém já leu "Almanaque do Cavaleiro Azul"? O jornalista Marcelo Coelho sim. Conheça aqui a opinião dele.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

Nenhum comentário: