15 agosto 2013

SOLAR GALERIA DE ARTE CINEMÁTICA

Vila do Conde, cidade localizada próxima ao Porto, em Portugal, abriga muito além das ruas estreitas e do casario preservado. Cidade onde nasceu Antero de Quental e onde Eça de Queiroz foi batizado, Vila do Conde preserva um patrimônio muito rico.

Para além dos marcos arquitetônicos da cidade, como o Mosteiro de Santa Clara e o Aqueduto de Vila do Conde, ou dos espaços culturais, como o Museu da Renda de Bilro e Centro de Memória, a cidade abriga também uma galeria de arte que apresenta obras de intersecção entre o cinema, as artes visuais e outras linguagens artísticas.

A Solar - Galeria de Arte Cinemática ocupa o casarão do Solar de S. Roque, e apresenta peças de animação visual, onde o público pode interagir com as peças e produzir imagens através do movimento.

Julia Rocha Pinto

Julia Rocha Pinto

Eu aproveitei para visitar o espaço quando fui à cidade no feriado de Corpus Christi, porque lá há também o costume de estampar as ruas com tapetes de flores que depois vão sendo palco da procissão.

É muito interessante notar o contraste entre o antigo, o histórico, e a produção contemporânea visual.


Para quem quiser conhecer mais da Galeria de Arte Cinemática, o site da instituição divulga as ações: http://www.curtas.pt/solar/

Julia Rocha Pinto

Nenhum comentário: