31 dezembro 2012

FELIZ 2013

Celebremos!

Sugestão AEOL para seu Reveillon: Quando estiver faltando 5 minutos para a meia noite solte o vídeo abaixo em alto e bom som para a contagem regressiva.



Reflexão AEOL: Na última aula de 2012 perguntei a alun@s de 6º ano qual música poderia celebrar a chegada de 2013.

Deixei que discutissem livremente e que apresentassem uma única sugestão. Discutiram sem minha interferência e claro que conflitos surgiram. Dentre muitos nomes citados estavam Adele, One Direction, Michel Teló - o único brasileiro, Psy/Gangnan Style, Lady Gaga e até Carl Orff/Carmina Burana.

A vencedora foi "Firework" de Katy Perry. Perguntei porque e eis algumas das respostas:

- a música é divertida
- é boa para dançar
- anima festas
- Katy é bonita
- a letra é legal
- o clipe inclui todo mundo (entendi como respeito à diversidade)
- tem fogos de artifícios

Após o veredicto assistimos ao clipe, dançamos e constatei: é impressionante a capacidade dessa cantora e de seus produtores/indústria cultural em se comunicar e instituir valores (eis os Temas Tranversais) junto a crianças e adolescentes.

Conforme planejado, naquele momento pensei que estava fazendo uma avaliação diagnóstica no final de ano igual àquela que fiz no início de 2012.

Entretanto, fiquei em dúvida se de fato fiz um diagnóstico ou uma avaliação prognóstica ao levantar informações que não só apresentam algum resultado referente à diversidade cultural e às expressões regionais trabalhados a partir do centenário de Luiz Gonzaga, mas que também poderão pontuar ou planejar estudos e atividades em 2013 com est@s alun@s.

Assim, passei a pensar que diagnóstico e prognóstico podem ser cíclicos e/ou complementares. O que você acha? Caso queira, post seus pareceres no link COMENTÁRIOS disponível abaixo.

Reflexões à parte, celebremos 2013 com Firework:


FELIZ 2013! AEOL voltará a postar em 03/01/2013 mais informações para nós, arte/educadores em sintonia com a arte e a educação desse nosso tempo. Aguarde: Série especial de férias, AEOL Para Dançar e nova configuração.

José Minerini
editor
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

Nenhum comentário: