08 setembro 2011

8ª BIENAL DO MERCOSUL ABRIRÁ NO SÁBADO E DISPONIBILIZA ONLINE O MATERIAL EDUCATIVO

O colombiano José Roca é o responsável pela curadoria "Ensaios de Geopoética". Veja como a Bienal está organizada e confira a importância que se dá ao Projeto Pedagógico.


Pablo Helguera - mexicano da equipe do MoMA - assumiu a curadoria educativa nesta Bienal, trabalhou a pedagogia como campo expandido e conta com Mônica Hoff na coordenação do projeto pedagógico.

Cadernos para aulas de Artes, Geografia, História, Literatura e um específico para a Educação Infantil (que está erradamente entitulado pré-escola) estão disponíveis online e visam três tipos de implementação:

a. A pedagogia como veículo de mediação da arte (o ensino de arte em si ou a apreciação da arte);

b. A transpedagogia, ou o processo de aprendizagem como obra de arte (o processo de conhecer como arte);

c. A arte utilizada como instrumento pedagógico para obter um maior conhecimento do mundo (a arte para o conhecimento do mundo).

Pretende cumprir estes objetivos:

1. Proporcionando informação sobre os artistas, conceitos artísticos e contexto histórico da obra, e assim oferecer uma maior apreciação da mesma;

2. Sugerindo una série de atividades que reproduzem processos artísticos, porém com objetivos educativos;

3. Utilizando as obras de arte como ponto de partida de debates, reflexão e aprendizagem em torno a esses outros campos de estudo, tais como a história, a geografia, a linguagem e as ciências políticas.

Saiba mais e faça downlod dos materiais aqui e confira a lista completa dos artistas aqui .

AEP 10 ANOS
-------------------------------------------

Nenhum comentário: