29 junho 2011

O DONO DA CHAVE DO CÉU: HOJE É DIA DE SÃO PEDRO

Hoje é mais um dia de Festa Junina no Brasil.

Bandeira de Santo: São Pedro
imagem: lyllarajal.wordpress.com

Certamente você saiba o que é Iconologia: ciência voltada ao estudo e interpretação (analisada por Erwin Panofsky) de forma ampla, do significado dos ícones¹ ou do simbolismo artístico de uma obra ou artista, em diferentes contextos históricos e culturais. Designa também uma área das belas-artes que estuda como determinado tema é tratado por diferentes artistas em diferentes épocas, resultando em representações alegóricas² ou emblemáticas de uma visão de mundo (Enciclopádia Itaú Cultural); atributo³ (insenção do editor).

1. Ícone: em sentido semiológico, signo que apresenta uma relação de semelhança ou analogia com o objeto que representa (como uma fotografia, uma estátua ou um desenho figurativo); p.ex., o desenho de uma faca e um garfo cruzados que indicam a proximidade de um restaurante. (Dicionário Houaiss)

2. Alegoria: modo de expressão ou interpretação usado no âmbito artístico e intelectual, que consiste em representar pensamentos, ideias, qualidades sob forma figurada e em que cada elemento funciona como disfarce dos elementos da ideia representada; método de interpretação aplicado por pensadores gregos (pré-socráticos, estóicos etc.) aos textos homéricos, por meio do qual se pretendia descobrir ideias ou concepções filosóficas embutidas figurativamente nas narrativas mitológicas; método de interpretação das sagradas escrituras usadas por teólogos cristãos antigos e medievais, em que se almejava a descoberta de significações morais, doutrinárias, normativas etc., ocultas sob o texto literal; texto filosófico escrito de maneira simbólica, utilizando-se de imagens e narrativas com intuito de apresentar tropologicamente ideias e concepções intelectuais [Autores como Platão (427 a.C.-348 a.C.) ou, na filosofia moderna, Nietzsche (1844-1900) recorreram a esta forma de expressão.]; obra de pintura ou de escultura que, por meio de suas formas, representa uma idéia abstrata. (Dicionário Houaiss)

3. Atributo: o que é próprio e peculiar a alguém ou a alguma coisa; símbolo usado para caracterizar ou distinguir pessoas, coisas, ideias, doutrinas etc. (Dicionário Houaiss)

O que identifica a imagem acima como São Pedro, santo que foi crucificado de ponta-cabeça em Roma? Seu túmulo está no Vaticano.

Caravaggio, A Crucificação de São Pedro
Santa Maria del Popolo, 1600
imagem: oglobo.globo.com

Saiba mais sobre São Pedro aqui.

José Minerini
AEP 10 ANOS
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

Nenhum comentário: