Os créditos da abertura anunciam a intensidade das imagens. Assista:
"Enter The Void" foi apresentado no Festival de Cannes em 2009 e até agora não foi exibido no Brasil. O filme explora a cidade de Tóquio com luminosidade néon idealizada/cromaticamente amplificada em concordância com a música eletrônica da trilha sonora.
Veja o trailer:
AEOL questiona: Por que a música eletrônica no cinema é frequentemente associada à violência? Vide "Trainspotting" (1996), "The Saint" (1997), a trilogia "Matrix" e agora "Enter the Void".
Será influência do universo cyberpunk fundado por Willian Gibson no livro "Neuromancer"?
Assista abaixo a um clipe de "Enter the Void" com panorâmicas e travellings registrados em câmera alta. A música é do projeto eletrônico inglês de trip hop "Massive Attack".
O que você achou?
Alerta AEOL: Devido ao alto índice de violência presente nos filmes de Noe, este post é voltado à reflexão de arte/educadores, estetas, analistas da cultura visual e não indicado para menores.
Falando em música e visualidade, certamente você deve conhecer as relações sinestésicas entre música e pintura propostas por Kandinsky e Mondrian. Mesmo que conheça, vale conferir aqui e aqui.
José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário