28 março 2016

CURSO A DISTÂNCIA "SABERES DAS COMUNIDADES: FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NA ESCOLA"

Faculdade de Artes Dulcina de Moares.

Inscrições até 31/03/2016.

Objetivo principal

Promover a formação de graduandos, professores e profissionais da educação para a realização de pesquisas etnográficas em parceria com estudantes com a intenção de integrar a proposta curricular da escola com os saberes identificados na produção artística e cultural das famílias.

Características do curso

A DISTÂNCIA: com uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Grupo Arteduca
MODULAR: conforme programa apresentado abaixo
NÍVEL DE FORMAÇÃO: aperfeiçoamento
PARCERIA E CERTIFICAÇÃO: Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), Brasília.
PÚBLICO-ALVO: graduandos, professores e profissionais que atuem no campo da Educação
CARGA HORÁRIA: 240h.
DURAÇÃO: seis meses
VAGAS: 50
INVESTIMENTO: o valor da mensalidade deverá girar em torno de R$ 240,00 (6 parcelas).
Esse valor poderá ser reduzido, conforme a demanda identificada no processo de pré-inscrições. Quanto mais alunos inscritos para dividir os custos totais do curso, menores poderão ser as mensalidades.
Para que se compreenda como é definido o valor, segue uma explicação: como não contamos com patrocínios, os custos para garantir a oferta são cobertos pelas mensalidades pagas pelos participantes. Por esse motivo só definimos o valor exato a ser cobrados após realizar um levantamento de demanda. Esse procedimento nos permite ajustar a valor a um número de participantes próximo do real, mantendo o orçamento mais enxuto e preciso.
Divulgaremos o valor exato assim que for encerrada a etapa de pré-inscrições. Serão, então, matriculados os candidatos que cumprirem os requisitos da primeira etapa de seleção e que confirmarem seu interesse em participar.

Programa do curso

Módulo 1: (integra o processo seletivo): Fundamentos da Aprendizagem a Distância
Módulo 2: Abordagens teórico-metodológicas para a interpretação de imagens
Módulo 3: A estética do cotidiano
Módulo 4: Etnografia no contexto escolar: métodos e técnicas da Antropologia Cultural
Módulo 5: Etnografia na comunidade escolar: a pesquisa de campo
Módulo 6: Cartografias colaborativas na escola
Módulo 7: Saberes e fazeres das comunidades no currículo escolar

Seleção: realizada em duas etapas

Etapa 1: análise dos currículos (conforme modelo) e cartas de intenções encaminhados juntamente
Etapa 2: avaliação das participações no primeiro módulo do curso, considerando a necessidade de acesso e frequência no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Inscreva-se aqui.

06 março 2016

A CAMPANHA DE ANA MAE BARBOSA PARA APRIMORAR O ENSINO DAS ARTES NO BRASIL

O Brasil está discutindo a BNCC - Base Nacional Comum Curricular, o que substituirá os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998.

Isso implica em definir 60% do que se ensinará nas escolas de todo o país.

A área de Artes está atualmente no módulo Linguagem e dessa forma permite compreender que pode ser dissolvida em outras disciplinas. Por conta disso, a FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil está lutando para que sejam ensinadas as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro por professores formados nas respectivas áreas.

Ana Mae Barbosa, a maior autoridade nacional e com inserção internacional neste assunto decidiu fazer um abaixo-assinado para defender a mesma causa e que sejam instituídas estas áreas artísticas como disciplinas.

Resultou dessa iniciativa um artigo disponível aqui e os vídeos abaixo, tratados como ciberativismo, afinal, Ana Mae vem dedicando sua vida a fazer isso: ativismo pela educação e pelo ensino/aprendizagem das artes.

A ideia original dos vídeos é de Jurema Sampaio e foram veiculados pelo Facebook de Ana Mae. Assista-os, pela primeira vez juntos.

















José Minerini
Editor AEOL