31 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 65: TERESA CRISTINA

Show completo. Divirta-se!


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 64: MARIA GADÚ

Como diria Caetano: Ah, essa Gaduzinha!



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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 63: PITTY

Poucos anos atrás estava no ateliê com meus alunos de 9º ano fazendo pintura mural e ouvindo rádio. Eis que começou a tocar uma música de Pitty por volta das 11h00 da manhã com um palavrão.

Enquanto pintavam começaram a cantar junto com tamanha empolgação que recusei-me a impedir tal felicidade. Naquele momento se eu não desligasse o rádio poderia ser questionado por permitir a presença de um palavrão em sala de aula.

Eles estavam tão felizes e não demonstraram nenhuma resistência moral sobre o que estava acontecendo que ao invés de desligar o rádio optei por sair da sala e ficar no corredor os observando. Voltei assim que a música terminou.

Questionamento AEOL: Minha atitude foi correta?

Antes de responder, veja abaixo o clipe feito para a música com o tal palavrão cantado por Pitty. Para minha geração a letra da música tem palavrão mas para meus alunos adolescentes talvez não. Moral, ética, educação e estética estavam em pauta e foram motivo para um debate muito interessante em aula posterior.


José Minerini
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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI

Últimos posts hoje: 20, 22 e 24h00.

Amanhã à noite será publicada uma breve análise sobre a série.

Não perca!

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30 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 62: MICHEL TELÓ

Não dá para negar que Teló é o grande fenômeno internacional da indústria fonográfica brasileira neste início de século XXI.

Questionamento AEOL: Seria tal repercussão próxima à atingida por Carmen Miranda, Tom Jobim e tant@s outr@s?

"Ai se eu te pego" em português:


Versão em inglês:


A mesma música com legenda em espanhol é encontrada aos montes na internet. Faça suas buscas.

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 61: CLAUDIA LEITTE

Daniela Mercury e Ivete Sangalo despontarem na cena axé na década de 1990. Claudinha - ex vocalista da banda "Babado Novo" - ascendeu em carreira solo no século XXI.

Mais novo clipe da artista:


Questionamento AEOL: Ela se diferencia na cena musical axé? Artistas têm obrigação de apresentar algum diferencial ou novidade? O que você acha?

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 60: FRESNO

Ouvimos constantemente que vivemos em uma época de grande diversidade linguística e estética.

Enquanto escrevo esse post tento imaginar-me vivendo em 1912, 1812, 1712 etc.... Com isso, comecei a pensar se alguém que viveu há 100, 200 ou 300 anos teve também a percepção de que o tempo presente é sempre diverso e repleto de rotulações.

Questionamento AEOL 01: O que você acha? Diversidade é um assunto exclusivo de nosso tempo?

Os integrantes da Banda Fresno têm posicionamentos interessantes sobre isso.

Alerta AEOL: Expressões ousadas.


Questionamento AEOL 02: A indústria cultural é um fenômeno que se estabeleceu com a vida moderna. Tal indústria determina o que é relevante na cena cultural ou não?

Confira o mais recente vídeo da Fresno. Trata-se de um curta metragem,  característica marcante na indústria cultural fonográfica/audiovisual recente que tem em "Triller" de Michael Jackson importante referencial histórico:


José Minerini
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VAN GOGH PARA COLORIR: OFICINA DE MEDIAÇÃO

Abertura oficial dos cursos AEP 2013.

Inscrições pelo e-mail contato@arteducacaoproducoes.com.br.

R$ 10,00

INSCRIÇÕES PRORROGADAS.

AINDA DÁ TEMPO.

INSCREVA-SE PELO E-MAIL ACIMA OU PELOS TELEFONES: (11) 3105 3948 OU (11) 3104 3140.

divulgação

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"VALENTINO" EM DVD

Filme de 1977 tem Rudolf Nureyev interpretando Rodolfo Valentino.

Confira o trailer:


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29 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 59: CRIOLO

Ex Criolo Doido, o músico do Grajaú/SP quase encerrou a carreira musical quando o álbum "Nó na orelha" arrebatou crítica e público.

Parafraseando (e ousadamente atualizando) Oswald de Andrade, tanto a música quanto o clipe abaixo são biscoitos finos fabricados por Criolo e sua equipe que a massa está comendo. Vale assistir até o final!


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 58: MALLU MAGALHÃES

A artista respondeu muito bem com a música "Velha louca" aos comentários populares que tratam-na como uma "jovem velha".

Confira:


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 57: JE REVÊ DE TOI

Projeto paranaense que em tradução literal significa "Eu sonho com você". O blog oficial informa que a dupla acabou em 2009.

Crianças adultificadas são a tônica do clipe abaixo. Confira:


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WALTER ZANINI (1925-2013)

O mundo da arte perdeu hoje o importantíssimo historiador, professor e curador.

Saiba tudo aqui.

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PRIMEIRA MÃO: NOVO MAC DETRAN ABRIRÁ EXPOSIÇÕES EM MARÇO

Está previsto para 09/03/2013 a abertura das exposições de Mauro Restife e de Carlito Carvalhosa no Novo MAC-DETRAN.

Tomara que com isso a tão esperada nova sede entre plenamente em atividade.

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28 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 56: LBFV

Las Bibas from Vizcaya: projeto queer de grande repercussão na noite gay de SP.

Alerta AEOL: Conteúdo irônico com palavrões.


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 55: PAULO SZOT

O cantor lírico faz enorme sucesso em NY. Confira:


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 54: DUDU NOBRE


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI

Última semana da série.

Posts todas as noites às 20, 22 e 24h00.

Acompanhe aqui no AEOL.

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CARNAVAL LIRA DA VILA 2013

Moa Simplício é um dos fundadores desse bloco.

Põe na agenda.

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Nos encontraremos lá!

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24 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 53: O TERNO


Amanhã será o aniversário de SP. Bom final de semana e até segunda-feira.

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 52: ANA CAÑAS


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 51: MONTAGE/DANIEL PEIXOTO

AEOL para dançar: Cultura nordestina + música eletrônica = Daniel Peixoto.

Confira:


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DESIGN DA PERIFERIA NO PAVILHÃO DAS CULTURAS BRASILEIRAS

Vamos?

Abertura amanhã, dia do aniversário de SP.

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CASA COR DA RUA

O projeto "Cor da Rua" é desenvolvido pela Organização de Auxílio Fraterno.

Criada em 1955, a organização vem desenvolvendo atividades com adultos e jovens moradores de rua ou pessoas excluídas socialmente.

A "Casa Cor da Rua" expõe design feito com materiais descartados. Veja um exemplo:

divulgação

Objetos tão incríveis quanto estes estão à venda. Eis uma iniciativa em arte, educação e inclusão que vale conhecer e apoiar.

Passa lá: Rua dos Estudantes, 483, Bairro da Liberdade/SP

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23 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 50: BLACK DRAWING CHALKS

Quinteto goiano.


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 49: MARIANA AYDAR


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 48: 3 NA MASSA

Participação especial de Thalma de Freitas.


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VOLTA ÀS AULAS MAM SP

Programação especial para professores.

Vamos?
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22 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 47: VANESSA DA MATA

Clipe com bonecos do teatro Giramundo.


Durma bem e até amanhã!

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 46: SEU JORGE


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 45: ROBERTA SÁ


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NOVO MAC/USP AINDA NÃO ESTÁ FUNCIONANDO PLENAMENTE

O diretor Tadeu Chiarelli informa que há problemas de segurança e enquanto isso não for resolvido o valioso acervo do museu não será transferido para o prédio do antigo Detran.

Saiba tudo aqui.

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21 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 44: PEQUENO CIDADÃO

Mais um post para as crianças: projeto de Taciana Barros, Edgar Scandurra e Antonio Pinto.

Participação de Arnaldo Antunes.




Até amanhã!

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 43: ADRIANA PARTIMPIM

Chama a garotada: projeto infantil de Adriana Calcanhoto.



O clipe abaixo é muito bonito. Confira:


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 42: PALAVRA CANTADA

Hoje a noite é só com músicas para os pequenos.

Embora o projeto de Sandra Peres e Paulo Tatit exista desde 1994, é um dos poucos trabalhos musicais consistentes para crianças que adentram o século XXI.




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18 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 41: ROMULO FRÓES

Romulo foi assistente de Nuno Ramos.

A música abaixo foi composta por ele e conta com participação especialíssima de Dona Inah.

Aprecie:


Semana que vem divulgaremos o que preparamos para inaugurar os encontros AEP/Casa Ranzini 2013 sobre arte, educação e mediação. O tema refere-se a um dos mais acessados posts do AEOL.

Do que se trata? Você só saberá na segunda-feira. Até lá!

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 40: LULINA

Vários músicos postados aqui integram o cast da Trama Virtual. Tamanha influência só foi percebida no decorrer da seleção e edição desta série AEOL e Lulina não é exceção.

Confira:


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 39: MATANZA

Rock carioca.


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 38: DIMITRI PELLZ


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 37: VICTOR & LÉO

Dupla mineira indicada por "Ralph O Cara" via e-mail arteducacaoonline@gmail.com.

Questionamento AEOL 01: Seria possível enquadrá-la na categoria sertanejo universitário tal qual Michel Teló, João Lucas e Marcelo, Luan Santana e afins?

Questionamento AEOL 02: Porque temos a necessidade de delimitar ou enquadrar algo?

Certamente Victor & Léo integram o panorama do Brasil Caipira indicado por Darcy Ribeiro.

Divirta-se!


Envie sua sugestão também.

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 36: BOSS IN DRAMA

Cultura queer.



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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 35: JUMBO ELEKTRO

Banda paulistana que canta em embromation.


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 34: CASUARINA

AEOL para sambar. Enjoy!


Para sambar "só no sapatinho". Devoção a Cartola? Ouça, assista e tire suas conclusões:


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 33: BANDA UÓ

AEOL para dançar: tecnobrega direto da cena musical goiana.

Alerta AEOL: Conteúdo sonoro impróprio para menores.



Tem clipe novo:


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 32: MOMBOJÓ



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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 31: COPACABANA CLUB

AEOL para dançar: o site da banda paranaense é curiosíssimo.

A música abaixo começa com "Lacrimosa", trecho de requiem de Mozart. Depois disso é só sair dançando. Confira:

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 30: CÉU


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MARATONA MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI

AEOL aproveitando os últimos dias das férias escolares.

É sexta-feira à noite e estamos aqui na editoria do AEOL empolgados postando em tempo real. A partir de agora postaremos a cada 15 minutos até meia noite.

Qual música não pode faltar nessa série? Quer sugerir?

Envie um link para arteducacaoonline@gmail.com e tenha sua sugestão publicada em seu nome ou nickname.

José Minerini
editor
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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 29: MAX DE CASTRO


"Samba Raro" é um dos grandes álbuns lançados bem no começo do século XXI. Ouça duas faixas:



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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 28: MEDULLA


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI

Sexta-feira, noite de festa.

Posts de hora em hora entre 20h00 e 00:00.

Acompanhe!

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IRAN DO ESPÍRITO SANTO NA CAPELA DO MORUMBI

Abertura amanhã.

Vamos?

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VAGAS PARA ESTAGIAR NO THEATRO MUNICIPAL DE SP

O AEP está selecionando estagiário(a)s para a equipe educativa do Theatro Municipal de SP.

Áreas de formação: História, Letras, Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança, Música (cursando preferencialmente licenciatura), Pedagogia ou Arquitetura.

Critérios
- Estar regularmente matriculado/a em Instituição de Ensino Superior;
- Ter disponibilidade para estagiar nos períodos manhã/tarde ou tarde/noite (indicar horário de preferência).

Corre: Envio de currículo até dia 18 de janeiro de 2013 pelo e-mail contato@arteducacaoproducoes.com.br

Título do e-mail: Estágio - TM 2013
Corpo do email: indicação de disponibilidade e currículo identificado com nome, telefones e endereço para contato.

Bolsa estágio: R$ 900,00 + auxílio transporte e alimentação.

Seleção e entrevista: 21 de janeiro de 2013

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DJANGO LIVRE ENTRA EM CARTAZ HOJE NO BRASIL

A essa altura você já sabe que o novo filme de Quentin Tarantino gerou polêmica sobre racismo com Spike Lee e que vem recebendo e sendo indicado a vários prêmios.

Já viu o trailer?



Questionamento AEOL: O que você acha de obras de arte que tocam em temas polêmicos tais quais racismo, sexualidade, diversidade cultural, alteridade, fé, ética etc.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais possuem um volume dedicado a Temas Transversais dentre os quais alguns destes assuntos - relevantes em nosso tempo - estão presentes. Certamente você já os analisou mas é sempre bom tê-los por perto. Clique aqui e salve o endereço em seu computador.

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17 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 27: CHELPA FERRO

Seria possível restringir os trabalho destes artistas à música? Confira:



Qual é a sua opinião?

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 26: CÉREBRO ELETRÔNICO


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 25: B NEGÃO E OS SELETORES DE FREQUÊNCIA

Não é a toda que B Negão participou do encerramento das Olimpíadas de Londres para anunciar os jogos no Rio de Janeiro em 2016.

Música ótima, clipe sensacional. Confira:


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI


Quer participar da série? Envie sua sugestão com um link para arteducacaoonline@gmail.com que publicaremos em seu nome ou nickname.

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16 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 24: MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJÚ

A música abaixo conta com participação especial de Leoni/Kid Abelha.



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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 23: TULIPA RUIZ

Será que tudo é efêmero mesmo?


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 22: FERNANDO & SOROCABA


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15 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 21: LUAN SANTANA


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 20: DEIZE TIGRONA

Alerta AEOL: Conteúdo sonoro impróprio para menores.

Funkeira de grande repercussão internacional que já participou de disco de M.I.A.


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 19: CSS

AEOL para dançar: trata-se da ex-banda Cansei de Ser Sexy.


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14 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 18: MC GUIMÊ

Funk paulista, dito Funk Ostentação.


Interessou? Saiba tudo no filme abaixo:


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 17: GABY AMARANTOS


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 16: MACACO BONG


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REVISTA EDUCATRIX

 Publicação da Editora Moderna, traz na 3ª edição uma seção dedicada ao ensino da arte.

issuu.com/ed_moderna/docs/educatrix3_digital (reprodução)

Leia aqui.

O que você achou? Comente!

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11 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 15: MIRANDA KASSIN & ANDRE FRATESCHI

Tem tudo a ver com o livro do Rodrigo Faour.

Alerta AEOL: Letra imprópria para menores.


Ótimo final de semana e até segunda-feira!

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 14: MART'NÁLIA


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 13: A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE

Pena o Cd de estreia não ter ficado tão bom quanto o clipe abaixo!



Tem novidade. Confira:


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EXPOSIÇÃO DE DESIGN E ARTE PARA CRIANÇA DO MOMA ESTÁ ONLINE

A exposição "Century of the Child: Growing by Design, 1900-2000" acabou em novembro do ano passado mas é possível vê-la aqui.

http://www.moma.org/interactives

I-M-P-E-R-D-Í-V-E-L!

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10 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 12: ALFREDO DEL-PENHO


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 11: VANGUART

A música é ótima e o clipe com o garoto adultificado gerou reações imediatistas (ok, na internet tudo é imediato) e polêmicas superficiais. Confira e tire as suas conclusões:


Questionamento AEOL: O que é ser criança hoje? Elas são respeitadas como tal ou são estimuladas a comportarem-se como adultos? Piaget está morto?

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 10: NINA BECKER


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MANIFESTO CONTRA A VIOLÊNCIA EM SP

Não somos filiados a nenhuma iniciativa política partidária. Entretanto, toda e qualquer forma de combate à violência, estímulo à educação e melhoria da vida deve ser veiculado.

Leia abaixo o manifesto que recebemos da Rede Nossa São Paulo, analise e tire suas conclusões.

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ELIMINAR A VIOLÊNCIA NA RAIZ DE SUAS CAUSAS!

A escalada da violência no município de São Paulo não é uma surpresa para quem acompanha a cidade e se debruça sobre seus indicadores.

Dos 96 distritos, cada um com uma população média de mais de 110 mil habitantes (maior que 95% das cidades brasileiras), 44 não têm nenhuma biblioteca pública,  56 não têm nenhum equipamento esportivo público,  38 não têm nenhum parque,  26 não têm nenhum hospital, 20 não têm nenhuma delegacia e 60 não têm nenhum centro cultural.  

Em todo o município, 1,3 milhões de pessoas vivem em favelas, enquanto 250 mil  jovens entre 15 e 19 anos estão fora da escola, 181 mil jovens de 15 a 24 anos estão desempregados e 98 mil crianças necessitam de vaga em creche pública. Para se deslocar na cidade, o paulistano passa em média 2 horas e 23 minutos por dia no trânsito (o equivalente a um mês por ano) e o transporte público, nos horários de pico, oferece condições sub-humanas. Para serem atendidas por um médico no posto de saúde público, as pessoas esperam em média 52 dias; para fazerem exames em laboratório, mais 65 dias; e, para procedimentos mais complexos, mais  146 dias.

Quantos não morrem pelo caminho?

Este é um cenário perfeito para que prospere a criminalidade e a violência: extremas carências, enorme desigualdade gerando frustração e revolta pela injustiça, ausência do poder público e falta de oportunidades de trabalho, educação, cultura e lazer para jovens de baixa renda, além de serviços públicos de educação, saúde e transporte de baixa qualidade (as pessoas de maior poder aquisitivo e até os responsáveis pelas políticas públicas pagam para usar serviços privados).

Para combater a violência, é claro que precisamos de uma polícia competente, amiga da comunidade, bem capacitada para exercer mais a prevenção do que a repressão, de policiais bem remunerados e honestos, de um sistema prisional que recupere as pessoas para o convívio social, de uma justiça ágil e honesta. No entanto, enquanto não mudarmos o quadro social e econômico dos paulistanos e pensarmos apenas em aumentar a repressão, enquanto não atacarmos as raízes dos problemas, estaremos apenas realimentando a espiral da violência.

É como querer curar um câncer com analgésicos.

Assim, conclamamos os governos federal, estadual e municipal a colocar o interesse público acima dos interesses partidários e corporativos, a estabelecer metas e a se empenhar para:

• Diminuir substancialmente a desigualdade social e econômica na cidade de São Paulo;

• Dotar cada distrito da cidade de todos os equipamentos e serviços públicos necessários para oferecer uma qualidade de vida digna para seus habitantes;

• Melhorar substancialmente a qualidade dos serviços públicos. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e, portanto, tem todas as condições de oferecer serviços públicos de qualidade;

• Transformar as favelas em bairros, oferecendo bons serviços e equipamentos públicos e condições dignas de moradia aos seus habitantes;

• Oferecer vagas em creches para todas as crianças que delas necessitarem;

• Promover com absoluta prioridade políticas de educação, cultura, lazer, esporte e trabalho para jovens de baixa renda.

 Estimular as empresas a cumprir a Lei do Aprendiz, que as obriga a contratar jovens de baixa renda como aprendizes e que está muito longe de ser cumprida na sua integralidade;

 Estabelecer uma legislação para a contratação de aprendizes no serviço público;

• Instituir nova política de segurança, focada na realidade de cada território (bairro, distrito etc.), integrada com políticas públicas que promovam a participação comunitária, a geração de oportunidades e a oferta de serviços e equipamentos públicos que assegurem condições dignas de vida aos seus moradores;

• Investir fortemente para que tenhamos uma polícia capacitada, bem remunerada, honesta e respeitadora de todos os cidadãos, independentemente de condição social e raça, que desenvolva principalmente ações preventivas contra a violência;

• Construir uma nova política em relação às drogas, com prioridade para ações de redução de danos, com muita informação e debate na sociedade;

• Incentivar a aplicação de penas alternativas à prisão e a descriminalização de condutas, de modo a romper com a lógica do encarceramento em massa e combater a superlotação prisional;

 Aprimorar a apuração da responsabilidade de agentes públicos acusados de praticar atos de violência e de violar direitos humanos. Investir no acesso à justiça, estimulando o fortalecimento e a autonomia da Defensoria Pública;

• Estimular a criação de espaços comunitários destinados ao fortalecimento de vínculos de solidariedade entre os membros da comunidade, bem como para a mediação e solução de conflitos interpessoais, com a participação dos serviços públicos essenciais.

Elencamos aqui medidas de curto, médio e longo prazo  a serem priorizadas tanto pela gestão municipal quanto pelos governos estadual e federal,  os quais  devem disponibilizar recursos, tomar medidas e realizar as mudanças e reformas necessárias para possibilitar a construção de um caminho que supere o atual quadro inaceitável de desigualdades e violência, comparável a países em situação de guerra.

Nesse sentido, ressaltamos que os três níveis de governo devem cooperar e tomar medidas urgentes para combater a atual situação de exacerbação da violência e o número diário e alarmante de assassinatos, focando esforços em combater as redes de criminalidade que envolvem não somente os setores marginais da sociedade, mas também a polícia e a política.

Desmontar redes de corrupção e criminalidade, identificar as lideranças dessas redes e combater a corrupção e os grupos de extermínio dentro das forças policiais são medidas de curto prazo que devem ser tomadas, levando-se em conta a situação de guerra civil que vivemos em São Paulo, a qual atinge principalmente a população mais pobre e vulnerável das periferias da cidade.

Conclamamos igualmente aos cidadãos e cidadãs, as entidades da sociedade civil, as empresas a empunhar estas bandeiras e se empenhar em colaborar dentro de suas possibilidades e de sua esfera de poder e de influência, ajudando São Paulo a tornar-se uma cidade de paz, justa e sustentável, uma cidade que ofereça qualidade de vida para todos os seus habitantes.

Rede Nossa São Paulo
Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Instituto São Paulo Contra a Violência
Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo

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O que você achou? Que apoiar este manifesto? Em caso afirmativo, clique aqui.

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Criolo problematiza:


Para cantar (ou lamentar) junto:

Não existe amor em SP
Um labirinto místico
Onde os grafites gritam
Não dá pra descrever
Numa linda frase
De um postal tão doce
Cuidado com doce
São Paulo é um buquê
Buquês são flores mortas
Num lindo arranjo
Arranjo lindo feito pra você

Não existe amor em SP
Os bares estão cheios de almas tão vazias
A ganância vibra, a vaidade excita
Devolva minha vida e morra afogada em seu próprio mar de fel
Aqui ninguém vai pro céu

Não precisa morrer pra ver Deus
Não precisa sofrer pra saber o que é melhor pra você
Encontro duas nuvens em cada escombro, em cada esquina
Me dê um gole de vida
Não precisa morrer pra ver Deus

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Faz pensar, né!

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COLEÇÃO DE ARTE INFANTIL DE RODHA KELLOG ESTÁ ONLINE

A psicóloga e educadora infantil americana colecionou entre 1948 e 1966 aproximadamente um milhão de desenhos feitos por crianças entre 2 e 8 anos com objetivo de analisar as primeiras expressões gráficas infantis.

O material está arquivado na Golden Gate Kindergarten Foundation de São Francisco. Uma parte está microfilmada e disponível online.

Leia aqui (em espanhol) resenha escrita por Alfredo Palacios, pesquisador e professor da Universidad de Alcalá/Madri e aqui (em inglês) as informações completas.

Os desenhos estão aqui.

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI


Quer participar? Envie sua sugestão com um link para arteducacaoonline@gmail.com que publicaremos em seu nome ou nickname.

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09 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 09: MARCELO JENECI


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 08: MARINA DE LA RIVA



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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 07: THIAGO PETHIT


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A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DESDE A INFÂNCIA

Informe publicado pela Fundación Botin na Espanha.


Leia-o aqui.

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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI


Nova série AEOL.

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08 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 06: TIÊ

Demora para começar, tá!


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 05: AVA




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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 04: ORQUESTRA IMPERIAL


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI

Nova série AEOL.

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Posts diários às 20, 22 e 24h.

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O SOM AO REDOR

Vamos assistir?

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme já ganhou vários prêmios, recebeu crítica na influente revista Artforum e é o atual filme-boca-a-boca.

Confira o trailer:


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07 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 03: STOP PLAY MOON


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 02: SILVA


Ouça todas as músicas do Cd de estreia. É só clicar sobre o título das faixas:


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI 01: DIOGO STRAUSZ


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MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI: BREVE E PROBLEMATIZADORA INTRODUÇÃO

Nada de novo no dial? Assim nos referíamos ao girar o marcador de frequência das emissoras de rádios na era pré-internet. Atualizando, talvez caiba: Nada de novo na web?

É fato que o discurso modernista da novidade não convence faz tempo, ao menos desde que - salvo o prematuro Mário Pedrosa já na década de 1930 - se passou a discutir o pós-modernismo em idos de 1970/80, debate ainda não assentado e muito menos assimilado, se é que se dispõe a isso.

Quanto à música, o início do século XXI está marcado pelo enfraquecimento do organismo industrial fonográfico de produção e veiculação sonora que foi e continua sendo colocado em xeque pela reprodução de músicas na internet, downloads (termo já retrógrado pois é possível ouvir tudo online sem baixar), transmissões via blue tuff, remixagens e afins que questionam e por vezes deslegitimam artistas e gravadoras.

Embora a Lei de Direitos Autorais no Brasil seja clara o assunto é picante e ainda não possui consenso entre artistas, indústria cultural, consumidores e provedores midiáticos mundo afora.

Sei que estou no país em que existem dois tipos de Lei: as que pegam e as que não pegam. Nesse caso o debate é mundial e isso me alivia pois há muito pensava que apenas países politicamente imaturos como o nosso estavam sujeitos a isso.

Questionamento AEOL: Seria uma "Lei que não pega" aquela distante dos anseios da sociedade? Eis um item que questiona a existência do que se entende por Estado.

Incluo nesse desassentamento - característica da arte desde ao menos o modernismo - a presença da música nas aulas de Arte. Não refiro-me aqui às aulas de música que são obrigatórias no Ensino Fundamental desde agosto de 2011 mas, enquanto indústria cultural e consumidores não cedem e nem chegam a lugares comuns vários educadores sequer têm ciência do problema dentro da escola.

Ano passado orientei uma atividade de stop motion com meus alunos de 7º ano. Criamos e construímos personagens nas mais diversas técnicas, definimos roteiros, montamos cenários em caixas de papelão e fotografamos. Na aula que precedeu a edição solicitei a todos que trouxessem as fotografias em pendrive e uma música para a edição sonora. Eis que uma pergunta complexa surgiu: Professor, posso baixar uma música na internet?

Que pergunta difícil! O que responder a ele e aos outros vinte e dois alunos da turma?

Tentei ganhar tempo com uma resposta vaga (Que pergunta difícil!) enquanto pensava rapidamente sobre os itens acima e como apresentar a ele contextos que não desrespeitassem nada nem ninguém, assim como oferecer-lhe uma formação ética/estética tanto respeitosa quanto libertária como me proponho a fazer.

Enquanto ganhava tempo (o que não deve ter passado de dez segundos) questionava-me sobre a liberdade que é tão cara à arte, à educação e a um Estado democrático. Resultado: Coloquei os problemas de direito autoral na internet e respeito ao trabalho dos artista versus downloads ilegais, sugerindo que se usasse alguma música disponível on line.

Ele de fato fez isso (usou uma música de Beethoven disponível no software que estávamos aplicando na edição). E só! Questionei e exigi que nos créditos finais fosse identificada a música utilizada, respeito não só aos artistas e à Lei mas também à formação de meus alunos, de modo que se demonstrasse que não houve má fé e que se respeitasse a liberdade de escolha e expressão de cada um.

Em reunião que aconteceu semanas depois entre professores e responsáveis pelos estudantes apresentei o ocorrido ao pai do referido aluno convidando-o a analisar a situação e avaliar se minha postura era pertinente ou não. Trata-se de um filósofo e professor (confesso que até então não sabia disso) que se engajou no debate e continuou a discutir o assunto com seu filho em casa, espaço cuja formação é tão ou mais importante quanto o escolar. Família parceira, entende!

E durma-se com um barulho desses.

Parafraseando Willian Faulkner: A vida é cheia de sons e fúrias!

Reflexão AEOL 01: Você sabia que tudo tem dono? Mesmo que em domínio público, uma música ou qualquer outro conteúdo tem dono, nesse caso, é dono quem detém o rótulo de domínio público.

Reflexão AEOL 02: Você tem receio de expor seus questionamentos e dúvidas a alunos, pais e comunidades nas quais está inserido?

Reflexão AEOL 03: Quem pode ser parceir@ da educação? Pais, famílias e comunidades são?

Embora a Lei exista, enquanto não se tem clareza sobre a prática de direitos autorias na internet é "o que se tem pra hoje", expressão reducionista que odeio tanto quanto "cada um com seus problemas" mas que infelizmente ainda estão em pauta. Neste caso, o que se tem pra hoje é este nosso problema.

Informação AEOL 01: Nunca postamos imagem, vídeo ou música que não estivessem previamente disponíveis na internet ou que recebemos via e-divulgação sem devidos créditos e continuaremos a fazer isso na séria MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI.

Informação AEOL 02: Esta série tem como único critério apresentar artistas musicais que emergiram no século XXI e não os agrupará por gênero, região, ritmo nem nada. Tal desterritorialização permite que se estabeleçam relações e instigue pesquisas a partir dos mais diversos interesses.

Convite AEOL: Quer participar da série MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI? Envie sua sugestão com link para arteducacaoonline@gmail.com que publicaremos em seu nome (se preferir nickname respeitaremos). O único critério é se enquadrar no perfil do AEOL e de seus leitores.

MÚSICA BRASIL NO SÉCULO XXI começa agora. Posts às 20, 22 e 24h apenas com músicas e videoclipes para alegrar as férias.

Divirta-se!

José Minerini
editor AEOL
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ESCULTURA DE HITLER EM VARSÓVIA CAUSA POLÊMICA

 A escultura "Hitler Rezando" feita por Maurizio Cattelan está exposta em Varsóvia e causou desconforto junto à comunidade judaica.

Confira:


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04 janeiro 2013

FIM DE SEMANA AEOL: TRACEY EMIN

A galeria britânica White Cube - uma das mais importantes no circuito internacional - tem filial em SP e está apresentando exposição de Tracey Emin.

Artista pós-feminista que realiza obras com teor sexual (neste contexto, erotismo é termo deveras sutil) que surgiu com a Young British Generation e participou de Sensation, exposição referencial para pensar arte e mercado na década de 1990.

Dá uma olhada:


Veja mais:


Ótimo final de semana e até segunda-feira com a Temporada de Férias AEOL e a nova série MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI.

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AEOL PARA DANÇAR: GRIMES

Já faz um tempo que amigos comentam comigo sobre essa cantora canadense de 24 anos.

imagem: http://www.grimesmusic.com/ (detalhe)


Ela é surpreendente e se destaca na cena pop pasteurizada que pontua nosso tempo por fazer associações discrepantes e esquisitas.

Confira e tire suas conclusões:


No site dela é possível fazer downloads das músicas pagando quanto você achar justo.

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03 janeiro 2013

MÚSICA BRASIL SÉCULO XXI

Nova série AEOL.

Após uma década e dois anos de século XXI é possível mapear quem vem se destacando na cena musical nacional.

A partir de 07/01.

Acompanhe!

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VERÃO COM TULIPA

Não se trata da flor e nem do copo mas sim da cantora Tulipa Ruiz que vem sendo aclamada como a mais importante musicista (compositora, intérprete, whatever...) que surgiu no Brasil neste início de século XXI.

Confira:


Saiba tudo sobre ela aqui.

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