30 novembro 2012

FIM DE SEMANA AEOL: MIKA

Alguns clipes enchem os olhos. Assista:





Até segunda-feira!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

ARTE EM FORMA DE AMOR

Exposição de arte beneficente.

Ana Amália - criadora do AEP - participará.

divulgação

Vamos?

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

29 novembro 2012

AEOL PARA DANÇAR: ICONA POP

Dupla sueca. Impressionante a quantidade de palavrões presentes nas músicas pop.

Confira:


Que tal?

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

CONSERVADO E RESTAURADOR JULIO MORAES COMENTA O INCÊNDIO QUE ATINGIU A RUA DAS NOIVAS

CRÔNICA DE UM INCÊNDIO ANUNCIADO

No sábado, 11 de novembro de 2012, o antigo Seminário Episcopal de São Paulo sofreu o maior e mais devastador dentre os vários incêndios que já o atingiram.

A quem interessar e tiver paciência, meu depoimento abaixo conta algumas preliminares deste desastre.

Entre 1998 e 2000 conheci este edifício, trabalhando na restauração da contígua Igreja de São Cristóvão, que primitivamente fora a capela do Seminário concluído em 1856 com grande orgulho da pequena cidade, e hoje é um dos raros da sua época e tipo remanescentes em São Paulo. O antigo Seminário já estava internamente isolado da igreja, sub-dividido e alugado a lojas que ocupavam as alas defronte à via pública; confecções de vestidos de noivas ocupavam a grande ala interna e o pavimento superior. Estes estabelecimentos se ampliavam descontroladamente pelo antigo pátio, invadindo-o com "puxados" e improvisando instalações elétricas que por várias vezes haviam originado incêndios, alguns mais graves, outr os menos.

Em 2000 colaborei com o saudoso arqto. Paulo Bastos numa proposta de restauro do edifício, que compatibilizava o resgate da estabilidade física e das características arquitetônicas primitivas com o uso que ele já tinha - e que está incorporado à tradição do bairro - dotando-o de condições de segurança e conforto modernos. A proposta foi recusada pelos responsáveis pela administração do antigo seminário, por motivos que não cheguei a conhecer. 

Entre 2000 e 2008 sugeri e auxiliei a direção do Museu de Arte Sacra de São Paulo numa proposta de restauro completo e adaptação do pavimento superior para acomodar algumas instalações suas, deixando o térreo para as lojas e confecções. Tampouco esta proposta foi adiante, novamente por motivos que desconheço.

Em 2008, participando na formação do Curso de Graduação em Conservação e Restauro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, mais uma vez propus uma parceria com a entidade proprietária do antigo seminário, retomando a proposta básica de restauro de Paulo Bastos, mas instalando ateliês e salas de aula no pavimento superior, deixando as lojas e confecções no térreo, e enfim provendo o restauro arquitetônico. Desta vez, os arquitetos da PUC fizeram vários levantamentos, constatando goteiras, as eternas instalações elétricas improvisadas e a intensa reinfestação da igreja pelos cupins; Paulo Bastos chegou a preparar um anteprojeto, a PUC conseguiu um grande galpão próximo para acomodar as confecções, e a reitora até anunciou oficialmente a abertura do curso com um coquetel no prédio. Pouco mais tarde, um lacônico telefonema da igreja me informou que estava tudo cancelado por ordem superior.

Como milhões de outros paulistanos, continuei a passar diante do prédio, sem ver as ampliações ilegais e instalações perigosas por trás da fachada que apenas decaía. Só me diferenciava o fato de saber do risco e preocupar-me com isso, sem nada poder fazer.

Ontem, enfim a televisão mostrou ao vivo o incêndio de grandes proporções que, sem ter bola de cristal, eu e outros tantas vezes anunciamos. Perdemos mais um patrimônio, nesta cidade tão carente deles.

No domingo, o "Estadão" noticiou que uma primeira fase de restauro estava em conclusão. Infelizmente chegou tarde demais, resta-me juntar minha solidariedade aos colegas que ali trabalhavam.

Aos 35 anos de exercício da profissão de conservador-restaurador, canso-me e quase desanimo ao ver repetirem-se estas histórias, e reincidirem as mesmas situações de risco. Apenas como exemplo, e numa provavelmente inútil tentativa de aviso, recordo ao menos outras duas edificações religiosas tombadas e restauradas no centro de São Paulo, em que até agora a história tem-se repetido de forma semelhante: a igreja de Santo Antônio (que já sofreu dois grandes incêndios), em que, contra todas as nossas recomendações, instalações elétricas improvisadas foram teimosamente refeitas logo de pois que terminamos o restauro dos altares e forro; e a igreja da Ordem Terceira do Carmo, em que nem a ampla intervenção de restauro de centenas de metros quadrados de pinturas sacras, integralmente paga pelo IPHAN, pareceu suficiente para ajudar os responsáveis pela igreja a enfim fazerem algo de efetivo pelas goteiras e instalações precárias do edifício.

Sem mais comentários,
Julio Moraes 
Conservador-restaurador de bens culturais

 http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
----------------------------------------------------

28 novembro 2012

A EDUCAÇÃO PROIBIDA

Indicado por Rosely Sayão aqui.

Aproveite a noite para assistir.


Dá o que pensar (e falar)!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

"JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO" VAI VIRAR "JACK, O MATADOR DE GIGANTES"

Veja o que nos esperará nos cinemas.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

AS AVENTURAS DE PI

Um garoto e um tigre à deriva. Esse é o mote para o novo filme dirigido por Ang Lee que promete um espetáculo visual 3D.

Assista ao trailer. Emocionante!


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

ANA MAE INFORMA: CARTA DE NEIVA

Confira a carta que resultou do encontro do Conselho Latinoamericano para Educação pela Arte que aconteceu entre 13 e 16 de novembro em Neiva na Colômbia.

reprodução

CARTA DE NEIVA

El Seminario/Taller “Escuela afuera: un imaginario cultural en expansión” llevado a cabo en la Universidad  Surcolombiana, del 13 al 16 de noviembre del 2012, ha resultado ser un espacio privilegiado para analizar el estado de nuestra organización, la revisión de sus objetivos y programas para el próximo  periodo,   tomando en cuenta la magnitud de los cambios habidos en las últimas décadas  a nivel civilizatorio en el mundo,  pero especialmente en Latinoamérica y el Caribe. A su vez,  la realización de nuestro seminario en un ámbito educativo de formación docente en educación artística ha manifestado una vez más su pertinencia, por lo que significa de retroalimentación enriquecedora de vivencia directa con docentes, y discentes activos, pasionales y comprometidos.

Estos  cambios antes aludidos han puesto en disputa los paradigmas que guiaron  el periodo modernista y que generaron todas las estructuras de la sociedad, incluyendo  la escuela, el arte y su rol educativo.  Los nuevos conocimientos y las tecnologías que los ponen en acción han generado nuevas preguntas, nuevos modos de abordaje, nuevos caminos a ser recorridos, nuevas experiencias, que requieren ser analizadas en profundidad.

Nuestro continente cuenta con experiencias históricas legendarias en el campo del arte en la educación desde la primera década del pasado siglo. Esos contextos de cambio del pasado nos hacen pensar desde los complejos contextos del presente, cuánto hay que modificar de raíz la educación, reconocer la amplitud de sus ámbitos y el discurso que le asiste y qué lecciones aprender de todo ello.

A través de  los procesos que han conducido al estado actual  de la Región y el de cada país en particular, vislumbramos que estamos, los latinoamericanos,  ante una oportunidad histórica de alcanzar una pluralidad de miradas para identificarnos y desarrollar nuestras posibilidades y capacidades, sin dejar de tomar en cuenta los obstáculos de todo tipo que se nos anteponen.

Del propio programa de desarrollo de nuestro Seminario/Taller y del tema que lo convoca “Escuela afuera: un imaginario cultural en expansión”, hemos podido derivar importantes facetas relativas a la proyección de nuestro trabajo:

·         Reafirmar la  validez y actualidad de nuestros conceptos teóricos e instrumentales: modos de problematizarlos y de socializarlos en prácticas culturales concretas.
·         Aprobar un plan de acción del CLEA a corto y mediano plazo centrado en: la realización de eventos académicos y el portal CLEA.
·         Ampliar la relación del CLEA con otros organismos e instituciones de ascendencia  en los aspectos educativos, culturales, artísticos y las comunicaciones.
·         Repensar la estructura organizativa del CLEA en el contexto de hoy, a partir de reconocer la urgencia de satisfacer las múltiples y variadas necesidades y modalidades en que cristalizan las prácticas culturales y educativas en América Latina.

El Seminario/Taller nos ha servido para revisitar nuestra trayectoria de vida de casi tres décadas y proyectar hacia dónde vamos; para reconocer una vez más  experiencias de nuestro pasado, aún vigentes, y las razones de una necesaria identidad en tránsito: abierta, dinámica y constituyente.

En consonancia con esto se reflexionó acerca de la obligada relación entre el discurso del arte contemporáneo y la educación por el arte: qué papel le asignamos a las artes contemporáneas, a los nuevos medios y a la imagen audiovisual en el discurso del arte en la educación; qué juego de poderes se instauran dentro del capital simbólico contemporáneo entre las industrias culturales, los medios de comunicación y las artes en nuestra multívoca realidad latinoamericana; que responsabilidades se desgajan de esto para la búsqueda de transformaciones en los sistemas formativos de docentes.

Esto quedó reflejado en las reflexiones acerca de los currículos: cómo se encuentran planeados los discursos educativos del arte en la escuela, realidades e incongruencias (las políticas educativas); las distancias entre currículo ideal, currículo real y currículo oculto; la plural y cambiante realidad donde se contextualizan.

El CLEA demostró su historial de publicaciones periódicas de décadas, donde se ha pensado y difundido nuestro ideario plural, abierto, inclusivo con todo lo que convoque a la reflexión crítica, al registro de experiencias valiosas, a la asunción de nuevas miradas investigativas; la urgencia de ampliar el concepto de educación por el arte hacia todas las artes y prácticas culturales significativas.

En fin, rebasar los límites de la escuela actual para hacerla espacio protagónico de una cultura infantil y juvenil en expansión de modo crítico y lúcido y, en consonancia, con la hora que vive nuestra América y el mundo y repensar las infinitas modalidades en que se manifiestan más allá de ella.

Confirmamos una vez más que tenemos una rica tradición para respaldar el proceso que encaramos; logros que exhibir y vacíos importantes a cubrir; una tarea de envergadura que requerirá de nosotros no solo capacidad para comprender los procesos en desarrollo, sino también capacidad de trabajo individual y colectivo y voluntad para superar aunada y solidariamente los escollos.

CONSEJO LATINOAMERICANO DE EDUCACIÓN POR EL ARTE
NEIVA, COLOMBIA
NOVIEMBRE 16 DE 2012

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
--------------------------------------------------------

27 novembro 2012

ANA MAE INFORMA: CLEA - CONSELHO LATINOAMERICANO DE EDUCAÇÃO PELA ARTE

O último encontro aconteceu em Neiva na Colômbia entre 13 e 16 de novembro.

Confira relato enviado por Ana Mae Barbosa ao AEOL:

reprodução

CLEA

Em 1984 no Congresso Mundial da International Society of Education through Art ,INSEA, realizado no Rio de Janeiro, pela mulher do então Governador do Rio de Janeiro, muitos conflitos surgiram mas algo de sólido foi criado para que a busca pela integração latino americana se fizesse em outras bases, não por força militar, por ditaduras das quais começávamos a nos ver livres ou governos autoritários.

Este algo sólido foi o CLEA. Não sei de quem foi a ideia, mas uma tarde quase no  fim do Congresso Bryan Alisson, então Presidente da INSEA, prestes a passar o cargo para Marie Françoise Chavanne da França, me procurou e disse que precisava de minha presença numa reunião para criar a representação da INSEA na América Latina. Eu andava por lá muito raivosa pois a Presidente do Congresso havia impedido o lançamento de meu livro Arte/Educação:conflitos e acertos no recinto do Congresso.

Lancei-o em uma Galeria da UERJ ao lado do prédio onde o Congresso acontecia porque Sol Garçon, coordenadora de educação artística, resolveu desafiar a mulher do governador. Ela acreditou na autonomia universitária e me disse que a presidente do Congresso só tinha poder sobre o prédio cedido a ela, mas que nem ela, nem o governador seu marido mandavam na universidade cuja autoridade máxima  era o reitor.
Entrei na sala meio assustada e lá estavam Victor Kon da Argentina; Dora Aguila e Luís Errazuriz do Chile; Myriam Nemes de Montiel e Manuel Pantigoso do Peru; Salomon Azar do Uruguai e Olga Blinder do Paraguai. Deste grupo criador do CLEA somente uma pessoa, muito querida não está mais entre nós: Olga Blinder, artista, professora e um ser humano inolvidável. Para ela minhas homenagens e minhas saudades.

A intenção desde o início era ampliar o grupo e incluir todos os países Latino Americanos. Com o passar do tempo tivemos José Gonzalez Peres representando a Venezuela, depois representada por Hilda Guerra Arias, que aos poucos foram se desligando. Logo depois fizemos duas conquistas importantíssimas para o CLEA, Olga Lucia Olaia da Colômbia e Ramon Cabrera de Cuba.

Por último, mas com força total chegaram ao CLEA Lúcia Pimentel e Fabio Rodrigues do Brasil que havia sido representado no passado no Brasil por Ivone Richter e Laís Aderne.
Os Congressos organizados por Dora Aguila em Santiago; Salomon Azar em Montevideu; Victor Kon em Buenos Aires;  Jose González Peres em Caracas; Manuel Pantigoso em Lima; Olga Blinder em Assunção; Olga Olaia em  Bogotá e Medelin e o seminário de Amanda Pacotti em Rosario, Argentina foram ocasiões de expansão e de integração. Saímos do Congresso do CLEA organizado em 2009 na UFMG por Lucia Pimentel  com um CLEA mais amplo e do Seminário/Oficina em Neiva em novembro de 2012 maiores ainda. É nosso sonho que o CLEA  abarque todos os países da América Latina e que se amplie também o número de membros do CLEA nos países em que já está implantado. 

Em Neiva a FAEB do Brasil foi representada no CLEA por Fabio Rodrigues, Lucia Pimentel estando presente Ana Mae Barbosa membro vitalício como o são os criadores de 84. Incorporaram-se ao CLEA, a Guatemala representada por Ethel  Batres, o México representado por Mario Mendez e Benjamin Sierra e mais um membro da Colômbia, Rocio  Polania que com  Ramon Cabrera na liderança organizou o evento de maneira exemplar. Agora que temos a Bienal do Mercosul e a OEI empenhadas na ampliação do alcance social da educação artística, arte/educação ou educação pela Arte, o CLEA por ser composto de realizadores ou militantes de Associações Nacionais e não de representantes governamentais, muito poderá fazer pelo desenvolvimento da consciência artística,  estética, cultural e social de nossa América Latina.

A união Latino Americana  já era o desejo dos reformadores de nossa educação nas décadas de 20 e 30, mas foram atropelados pela ditadura do Estado Novo. Fernando de Azevedo entre 1927e 1930, como Diretor da Instrução Pública do Distrito Federal, o equivalente a Ministro da Educação, estabeleceu com a ajuda de Cecília Meireles em sua página sobre Educação no Diário de Notícias, uma política de integração Latino Americana jamais vista no Brasil. Às escolas que inaugurava e foram muitas, dava nome de países Latino Americanos, convidava seus presidentes para a inauguração e estabelecia  contínuo intercambio. A melhor avaliação da Reforma Fernando de Azevedo foi feita em jornais europeus por Gerardo Seguell, chileno, poeta do grupo de Neruda, professor de Desenho, e autor de um livro sobre Desenho Infantil. A exemplo de nossos antepassados de 80 anos atrás precisamos nos conhecer melhor e nos estimularmos  uns aos outros.

P.S.: Leia amanhã aqui no AEOL a "Carta de Neiva" que resultou desse encontro.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
--------------------------------------------------

26 novembro 2012

GOOGLE NAS ESTRELAS

Depois do Google Earth, do Google Street View e do Google Art Project agora tem também o Google 100.000 Stars.

É possível visitar estrelas com descrições detalhadas sobre cada uma das 119.617 captadas pelo Google.

http://workshop.chromeexperiments.com/stars// reprodução

Visite-as aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

RHIANNA FEZ LINDA PERFORMANCE NO THE X FACTOR UK

De fato os diretores artísticos das cantoras pop são muito competentes.

Confira Rhianna cantando na chuva:


O que você achou?

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

PENSAMENTOS E AÇÕES - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CULTURA E FORMAÇÃO

Acontecerá no Itaú Cultural de 28 a 30/11 entre 16h30 e 22h00.

Confira a programação completa aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

BOM DIA: ARNALDO ANTUNES

Para começar o dia com muita beleza.

Participação da Cia. Trucks de bonecos.


Assistiu até o final? Lindo, né!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
--------------------------------------------------

23 novembro 2012

FIM DE SEMANA AEOL PRA SONHAR: MARCELO JENECI

Clipe colaborativo com imagens de casamentos reais feitos em diversos lugares do Brasil.


Jeneci lançará a versão em vinil do álbum "Feito pra acabar" neste final de Semana no Auditório Ibirapuera. Ingressos esgotados.

Até segunda!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

A ECO E A TECNOCIÊNCIA NA ARTE DE JOSÉ WAGNER GARCIA

Vamos? Lançamento amanhã.

divulgação

Conhece a obra do artista e arquiteto? Clique aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

22 novembro 2012

DEZEMBRO DA FORTUNA

Em um mesmo mês:
- cinco sábados
- cinco domingos
- cinco segundas-feiras

Essa informação chegou-me via aquelas intermináveis correntes na internet mas chama atenção pela cultura popular: fenômeno que aconteceu há 824 anos que lendariamente traz fortuna.

Tomara!

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
--------------------------------------------------

21 novembro 2012

CLEMENTINA DE JESUS, A RAINHA QUELÉ

Pena ter estreado em pleno feriado prolongado. Trata-se de documentário sobre esta monumental intérprete que entrou em cartaz nas salas de cinema no último dia 16.

Assista ao trailer oficial:
 

Já ouviu Clementina de Jesus cantando? Ah, que voz!

Confira:


José Minerini

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

14 novembro 2012

LABORATÓRIO DE MATERIAL EDUCATIVO DA 30ª BIENAL DE SP RECEBEU VÁRIOS EDUCADORES

Devido ao feriado super prolongado, muita gente optou por viajar e a cidade de São Paulo está se esvaziando.

Mesmo assim o  Laboratório de Material Educativo da 30ª Bienal conduzido por Stela Barbieri e Mariza Szpiegel que acabou agora há pouco contou com a presença maciça de educadores, dentre eles o consagrado professor e crítico de arte Antonio Santoro e o fotógrafo e educador André Douek do Museu da Cidade de SP.

A presença de Santoro foi anunciada por Stela, vários de seus ex-alunos estavam presentes e ficaram visivelmente emocionados ao se encontrarem com ele que - além de ser professor do Centro Universitário Belas Artes há aproximadamente 40 anos - também foi responsável pelo Setor Pedagógico da Bienal nos anos 1970.

O laboratório se encerrou mais cedo devido ao toque de recolher imposto em algumas regiões da cidade.

José Minerini
---------------------------------------------------

26º PRÊMIO DESIGN MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Põe na agenda: 22/11/2012 às 19h30.

divulgação

Saiba tudo aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

13 novembro 2012

FOCO E PENSAMENTO

Curso que começará amanhã.

Veja que interessante:

divulgação

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

STELA BARBIERI LANÇA "SIMBÁ O MARUJO"

A curadora educativa da Bienal de SP lança livro em parceria com Fernando Vilela.

Vamos? Será hoje à noite.

divulgação

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

12 novembro 2012

LABORATÓRIO DE MATERIAL EDUCATIVO NA 30ª BIENAL DE SP

Leia o convite que recebemos:

Não vai viajar no feriado?

Que tal aproveitar sua quarta-feira à noite para conversar sobre arte e educação com a curadora do Educativo Stela Barbieri e trocar experiências com a pesquisadora Mariza Szpigel?

Neste encontro, as palestrantes abordam conceitos relacionados à arte contemporânea e apresentam o Material Educativo, que é dirigido a professores, educadores sociais e culturais. Desenvolvido pela equipe do Educativo Bienal para ser trabalhado com adultos, jovens e crianças a partir de seis anos, tem como proposta a criação de constelações a partir de imagens de obras de artistas presentes na mostra e textos de apoio. 

O objetivo deste Laboratório é refletir sobre o ensino de arte na escola e explorar o Material Educativo da 30ª Bienal – A iminência das poéticas  criando diferentes estratégias para seu uso em sala de aula.

Clique AQUI para fazer sua inscrição.

Se você ainda não possui o Material Educativo da 30ª Bienal, aproveite esta última oportunidade para garantir seu exemplar! Se já tem, venha descobrir novas possibilidades de diálogo com o Material e não se esqueça de trazê-lo.

Serviço:
14 de novembro
das 19h30 as 22hAuditório lounge Bienal - Parque do Ibirapuera - Portão 3
Lotação: 250 pessoas
Entrada gratuita
Informações:  +55 11 5576-7611
educativo@bienal.org.br


Nos encontraremos lá!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------------

09 novembro 2012

250 FILMES + 53 EM TRÊS MINUTOS

Veja quantos você consegue identificar:


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

ANA MAE INFORMA: É COMOVENTE A RESISTÊNCIA DO MUNDO DA ARTE EM NY APÓS O FURACÃO SANDY


A persistência e resistência do mundo da Arte em NY depois da recente catástrofe "Sandy" é comovente.
A artista brasileira Cecilia Andre organizou um tour pelos museus e galerias do Lower East Side de Manhattan. Confira o que ela relata sobre a situação atual de alguns espaços institucionais da arte em Nova Yorque e o que programou:


Queridos amigos da arte,

Espero que estejam bem após o impacto do Furacão Sandy.

Infelizmente, várias galerias no Chelsea foram severamente danificadas e algumas sequer poderão ser recuperadas. Em vários sites de museus está uma nota informando que “Estamos funcionando” ou “Estamos abertos mas sem prestar nossos serviços”.

Houve repercussão do mundo da arte no último final de semana pois vários maratonistas deixaram a corrida de Nova Yorque para dar atenção a obras de arte.

Sinto-me feliz por ser uma pequena parte dessa recuperação ao retomar minhas ART TOURS nesta semana. Juntem-se a mim para visitarmos o Lower East Side de Manhattan. O início será no New Museum aonde se destaca a exposição de Rosemarie Trockel, artista alemã aclamada internacionalmente. Considero esta exposição de grande generosidade pois Trockel divide sua retrospectiva com artistas pouco conhecidos. Trata-se de um ato bastante subversivo em um mundo faminto por celebridades, o que enriquece o trabalho da artista.

Depois caminharemos por três galerias que estão ao redor do museu. A primeira, Salon 94, é adjacente ao museu e tem uma grande projeção de vídeo na calçada. Dois cachorros parecem se comunicar trocando olhares entre si. É tão legal e tão singular! Dentro da galeria, está expondo o pintor “jazzy” Jules de Balincourt.  Metade do bloco norte do impressionante edifício desta galeria foi projetado por Norman Foster, o arquiteto da Torre Hearst (também em Nova Yorque).

Na Sperone Westwater Gallery visitaremos uma exposição retrospectiva de Mario Merz, artista fundador da arte póvera, movimento artístico do Pós-guerra na Itália. As fachadas destes dois prédios tornaram-se relevantes no deslocamento da arte para este bairro.

O New Museum tem um programa para subsidiar e financiar esculturas para sua fachada. Incluí um item neste tour para apresentar como as pessoas associadas contribuíram para a primeira intervenção escultórica na fachada: as palavras “Hell Yes!”.

Finalizaremos na Lehmann Maupin Gallery cujo destaque atual é Mickalene Thomas, artista que está com uma exposição fantástica no Brooklyn Museum. O título da exposição é tão ousado e provocante quanto as coloridas obras da artista: “How to Organize a Room Around a Striking Piece of Art" (“Como organizar uma sala ao redor de uma admirável obra de arte”)  

Serviço:
Caso você esteja em NY ou tem amigos da arte lá, anote ou indique.
Local de encontro: em frente ao New Museum, 235 Bowery St (Prince St.)
Metrô linhas B, D ou F para Broadway-Lafayette
Metrô linhas N ou R para Prince St.
Metrô linha 6 para Spring St. Walk East

RSVP

Aguardo vocês! 
Informações adicionais: ++ 917 892 6705
Esperando que possam se juntar a mim,
Cecilia

---------------------------------------------------

06 novembro 2012

SIMPÓSIO 30ª BIENAL DE SP

Acontecerá entre hoje a partir das 15h00 e quinta-feira no SESC Belenzinho.

Confira a programação aqui.

Caso você não consiga ir será possível acompanhar ao vivo aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

05 novembro 2012

SIMPÓSIO 30ª BIENAL

A partir de amanhã no SESC Belenzinho.

Já se inscreveu? Corre aqui que ainda dá tempo.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

PAULO HERKENHOFF VISITOU A 30ª BIENAL

O curador circulou pelas lotadas salas do Pavilhão da Bienal na última sexta-feira.

Paulo Herkenhoff

Em pleno feriado, foi pena a 30ª Bienal ter se encerrado às 19h00 pois muita gente que lá estava sai reclamando que - por se tratar de feriado/final de semana prolongado - poderia ter ampliado o horário de visitação.

José Minerini Neto
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

VITÓRIA AMARAL É A NOVA PRESIDENTE/A DA FAEB

Na última quinta-feira Ana Mae Barbosa ofereceu um agradável jantar em seu apartamento para convidados do XXII CONFAEB, marcando o término da presidência de Arão Paranaguá de Santana.

No dia seguinte, Vitória Amaral foi eleita presidente/presidenta da FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil.

Vitória Amaral

Vitória: Sucesso em sua gestão.

Você é filiad@ da FAEB? Caso não seja associe-se aqui e participe da federação que discute arte e educação no Brasil.

Programe-se: O XXIII CONFAEB acontecerá em Recife no decorrer de 2013. Até lá!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

02 novembro 2012

FIM DE SEMANA AEOL: THE XX

Depois de semana intensa no CONFAEB vamos ao merecido descanso.

Para relaxar, "The xx", banda inglesa cujo recente álbum vem recebendo intermináveis elogios da crítica.

Enjoy!





Bom descanso a todos! Quem veio a São Paulo para participar do CONFAEB, ótimo retorno!

Até segunda-feira.
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

XXII CONFAEB ACABOU COMO COMEÇOU: ACALORADO

O congresso não foi acalorado apenas pelas altas temperaturas que estão acometendo a cidade de São Paulo.

Após palestras, mesas, comunicações, e-pôsters e muita (mas muita) discussão, o XXII CONFAEB organizado por Rejane Coutinho em São Paulo/UNESP em concordância com Arão Paranaguá de Santana - presidente da FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil - se encerrou hoje à tarde com visita à 30ª Bienal de São Paulo.

Conforme previsto, Stela Barbieri recebeu aos congressistas no Pavilhão da Bienal, encerrando assim mais um Congresso da FAEB.


Até o XXIII CONFAEB, o maior espaço dedicado a trocas, críticas, proposições, oposições e construções entre nós, arte educadores ativos na educação e na arte feita no Brasil.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------

01 novembro 2012

XXII CONFAEB ESTÁ LEVANTANDO TENDÊNCIAS NA ARTE/EDUCAÇÃO

Além da compilação de tendências sobre ensino e aprendizagem da arte que foram apresentadas nas seções de comunicação, mesas e palestras, hoje se destacou a fala sobre metodologia artística proferida por Ricardo Marín-Viadel da Universidade de Granada.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
---------------------------------------------------